Tag: Dicas

Não é surpresa para ninguém que o hábito de leitura traz inúmeros benefícios para a mente e até mesmo para o corpo. Há quem prefira a velha tradição de folhear um livro, sentir sua textura e até mesmo seu cheiro, não é mesmo? Mas hoje em dia já é possível desfrutar de ótimas leituras a um clique – ou, melhor, há um download de distância. Isso mesmo: você pode baixar livros grátis e criar a sua própria biblioteca virtual. Quer saber como?

Com a facilidade de acesso que temos disponível no meio digital, o ato de ler se tornou mais simples e descomplicado. O vasto mundo da internet que estamos acostumados a explorar também serve como um empurrão para tornar a leitura um hábito na sua vida. E o melhor: sem que você precise gastar nada além com isso. 

Há diversos sites, aplicativos e bibliotecas digitais recheadas de obras clássicas, biografias, histórias, conteúdos didáticos e muita literatura fantástica espalhados por aí. As obras de domínio público, por exemplo, estão disponíveis de maneira gratuita online, e abrangem desde grandes autores nacionais – como Machado de Assis e José de Alencar – até clássicos da literatura investigativa, como o simpático detetive fictício Sherlock Holmes.

Mas enfim, por onde começar? Quais os melhores sites para baixar livros grátis? Quais os melhores aplicativos para ler pelo celular e pelo computador? Quais os diferentes formatos de livros digitais? 

Neste texto, vamos detalhar tudo que você precisa saber para renovar sua estante virtual e fomentar sua criatividade por meio de muitas viagens imaginativas que só o mundo dos livros é capaz de proporcionar. Venha com a gente descobrir a melhor maneira de baixar livros grátis e enriquecer ainda mais seus conhecimentos.

Onde baixar livros grátis?  

A pergunta que todos querem saber é: afinal, qual o melhor site para baixar livros grátis? Antes de fazer o download das suas obras preferidas, é preciso ter em mente quais os gêneros e as áreas que você mais quer explorar. 

Se o intuito é aprofundar os estudos, por exemplo, comece sua pesquisa em sites de universidades públicas e privadas que possuem acervos virtuais. Mas se a vontade é ler um ebook de romance clássico, saiba que há várias livrarias nacionais que disponibilizam conteúdos gratuitos em suas plataformas.

Também é possível baixar livros grátis de contos infantis, ficção científica, crimes investigativos e muito mais. Vamos a alguns exemplos?

Domínio Público: Um dos sites com maior acervo digital, o Domínio Público é uma biblioteca online criada pelo Ministério da Educação com mais de 200 mil títulos entre livros, vídeos, imagens e áudios disponíveis para download gratuito.

Biblioteca Brasiliana: A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), possui mais de 4 mil livros disponibilizados de maneira digital. Há manuscritos, obras clássicas e imagens de acervo histórico. Você ainda pode acessar documentos, mapas e revistas históricas para complementar seus estudos. 

Acervo de Obras Raras: Também parte da biblioteca digital da USP, essa ala fica mais reservada para livros de séculos anteriores de várias partes do mundo. O site é mais voltado para pesquisadores.

Open Library: Considerado um dos maiores arquivos de conteúdo da internet, o site Open Library tem como projeto catalogar todos os livros já publicados no mundo! Há livros sobre arte, cinema, música, teatro e outros temas abrangentes

Blog Mídia8: Ideal para quem quer se atualizar sobre marketing digital, comunicação e redes sociais, o blog do Midia8 possui mais de 285 títulos sobre o tema. 

e-Livros: Um dos sites mais conhecidos para quem busca romances policiais, dramas e literatura clássica, o e-Livros divide seu conteúdo por categorias e tem uma interface simples para baixar livros grátis. 

Casa de José de Alencar: Um dos maiores autores da história do romance brasileiro também tem seu acervo próprio. Você pode ler, de forma totalmente gratuita, várias obras do cearense José de Alencar, além de peças de teatro e manuscritos antigos.

Machado de Assis: Falando em grandes nomes da literatura brasileira, que tal se aprofundar nas obras de Machado de Assis? O site do autor, criado pelo Ministério da Cultura, disponibiliza a obra completa do escritor carioca. São contos, poesias, crônicas, peças de teatro e muito mais. 

Amazon: A gigante americana é hoje uma das mais procuradas quando o assunto é renovar a prateleira. Mas você sabia que ela também disponibiliza livros grátis para ler online? O acervo é atualizado todos os dias com promoções relâmpago e novidades. Basta fazer um cadastro e ficar por dentro para baixar o que preferir. 

Google Books: O buscador número um da internet também é uma mão na roda para quem quer manter a leitura em dia. O Google Books permite que o usuário acesse livros gratuitos de diversas áreas, sejam eles nacionais, sejam eles internacionais. Mesmo os livros que não possuem domínio público podem ser acessados de maneira prévia. 

Lê Livros: Mais um conhecido para quem gosta de ebooks, o Lê Livros disponibiliza obras de ficção, romance, fantasia e muito mais – basta fazer um cadastro para facilitar o download. Há também uma versão premium para quem quer baixar obras mais recentes que possuam direitos autorais.

Livraria Cultura: Outra conhecida do ramo de vendas pela internet, a Livraria Cultura também disponibiliza obras literárias de maneira gratuita para serem lidas online. O site é atualizado diariamente com promoções de livros clássicos para você ler sem pagar nada. 

Outros Quadrinhos: Está a fim de ler uma boa história em quadrinhos? Esse site brasileiro é uma mão na roda para quem ama o gênero, e conta com publicações nacionais e internacionais. 

Digital Comic Museum: Que tal treinar o inglês lendo HQs? O Digital Comic Museum disponibiliza mais de 100 mil histórias em quadrinhos, de todas as épocas e lugares possíveis! Tem clássicos da Marvel, da DC e muito mais. Um verdadeiro paraíso para os amantes das HQs.

Virtual Books: Mais um site nacional atualizado diariamente para quem busca contos clássicos, romances e histórias infantis. A plataforma do Virtual Books é intuitiva e de fácil compreensão.

livros para baixar gratis

Baixar livros em PDF ou ePUB? 

Agora que você já tem várias opções para baixar livros grátis e montar sua biblioteca digital da melhor maneira, vamos conversar sobre o formato ideal para cada mídia. Você sabe a diferença entre PDF e ePUB? 

De forma resumida, podemos dizer que o PDF é o formato ideal para quem lê pelo computador, já que sua prioridade é focar no design da obra. É um formato ótimo para quem quer ler HQs, por exemplo. 

Já o ePUB foi desenvolvido para se ajustar a todos os tipos de telas e tamanhos, o chamado reflow. E o que isso significa? Que a prioridade aqui é o texto. Portanto, não importa onde você ler o seu livro – computador, celular, tablet, e-readers, notebook –, o texto se ajustará automaticamente conforme o tamanho da tela. 

Esse formato também é o mais comumente adotado pelas gigantes do setor tecnológico, como a Apple, com o iBooks, e a Amazon, com o Kindle.

 

Como baixar livros gratuitamente? 

Renovar a sua estante virtual de maneira digital ficou mais fácil depois do surgimento da internet. Mas você sabe qual é a melhor forma de baixar livros grátis para o seu dispositivo? Primeiro, é preciso definir de qual plataforma você pretende acessar o conteúdo, seja por meio do computador, seja por meio de dispositivos móveis e tablets. 

No computador

Quando a intenção é baixar para ler do computador, o processo se torna mais simples. Os sites geralmente disponibilizam um botão de download específico para você clicar. Em seguida, basta escolher uma pasta para compilar todos os arquivos que deseja baixar. 

É comum que os sites peçam um cadastro prévio, mas nada complexo. O e-Livros, por exemplo, disponibiliza um tutorial em seu site que explica a melhor forma de você baixar livros grátis e armazenar no computador. 

 

Acesse o livro desejado, clique no botão “download” e salve no computador. Depois, basta ler sempre que quiser. É simples e prático.

No celular

Já se a intenção é baixar livros grátis para ler do celular, o processo se torna um pouco diferente. Uma dica valiosa que te damos é: ao invés de salvar em uma pasta específica do seu computador, salve na nuvem, que é o Google Drive, Dropbox, OneDrive ou iCloud. 

Se você usa Android, o site mais frequentemente utilizado para guardar seus arquivos será o Google Drive. Já para os usuários de iOS, o sistema de nuvem funciona por meio do iCloud. 

Ao armazenar seus livros digitais no celular, você consegue acessá-los de onde e quando quiser, facilitando ainda mais o processo para tornar a leitura um hábito. Afinal, é um meio mais flexível e pode ser carregado de e para qualquer lugar. 

O processo para baixar direto do celular é semelhante ao do computador, mas além de todos os sites mencionados, você pode buscar por livros também na na loja de Aplicativos do seu smartphone. Diretamente na Play Store, por exemplo, você pode baixar livros grátis de diversos gêneros. 

 

Quais aplicativos usar para ler e-books? 

Ao definir a melhor maneira de baixar e armazenar seus livros grátis, chegou a hora de baixar um aplicativo que os leia de forma otimizada e agradável. Há diversos disponíveis – tanto para Android como para iOS – que facilitam a leitura.

 Alguns até mesmo disponibilizam funções que incentivam uma leitura mais divertida: você pode marcar sua frequência diária de leitura, criar metas para publicação, escrever reviews e muito mais. Vamos conhecer alguns desses aplicativos?

Google Play e iBooks

Para os usuários de Android a opção de fábrica mais comum utilizada é por meio da plataforma Google Play, que disponibiliza diversas obras para serem lidas pelo dispositivo. Basta acessar a aba "Livros" e em seguida a opção "Principais Gratuitos". 

Já o iBooks é a opção de fábrica dos usuários de iOS, ideal para quem tem iPhone e/ou iPad.

Aldiko

Um dos aplicativos mais famosos de leitura, o Aldiko pode ser acessado tanto de um Android como de um iOS – por smartphone ou tablet. Uma das vantagens desse app é que ele suporta diferentes formatos de ebook, incluindo ePUB e PDF. Ele organiza seus livros de maneira inteligente e possui recursos como marca-texto, dicionário e anotações. 

Marvin

Neste aplicativo com interface simples o leitor pode personalizar tamanho de fonte, cor do plano de fundo e o brilho da tela. Tudo para que a leitura seja agradável independentemente do horário. Ele ainda permite que sejam feitas buscas por palavras-chaves ou termos específicos dentro da publicação.

Cabeceira

Que tal ir além? Esse app especificamente não serve como um leitor de epub, mas será uma mão na roda para organizar e incentivar sua leitura. Com ele, você consegue calcular uma média de tempo para finalizar determinado livro, marcar a evolução da leitura e também criar reviews ao final de cada obra. Você também ganha recompensas a cada página avançada ou se cumprir a meta diária de leitura. 

livros gratis baixar

Quais tipos de livros devo baixar para começar? 

Não sabe por onde começar para adquirir o hábito de leitura que tanto sonha? Existem diversas dicas internet afora para você seguir. Mas a verdade mesmo é que o jeito mais fácil de pegar gosto por leitura é simples: comece pelo tipo de história que mais te agrada. 

Romance? Ficção científica? Fantasia? Contos clássicos? Investigações policiais? Comédia? Desenvolvimento pessoal? Autoajuda? Há um vasto universo pronto para ser explorado dentro da sua imaginação. Por isso, escolha uma obra que vá de encontro com aquilo que você mais acredita e gosta de acompanhar.

 

Outra dica é começar pelos clássicos, aqueles livros sobre os quais todo mundo já está acostumado e que despertam diferentes interpretações e pontos de vista. São leituras geralmente gostosas de acompanhar, recheadas de reviravoltas, personagens cativantes e enredos que, muitas vezes tratados como ficção, lembram bem a realidade.

Autores como Machado de Assis (nacional), Agatha Christie (romance policial), Jane Austin (romance clássico), George Orwell (ficção e política) e J. R. R. Tolkien (fantasia) são ótimas pedidas para quem está começando a montar sua biblioteca digital.

 

Por que eu deveria ler mais? 

Os benefícios de se iniciar um hábito de leitura afeta positivamente todos os campos da nossa vida. Quem lê geralmente tem mais facilidade para compreender o meio em que vive, tornando-se uma pessoa de pensamento mais aguçado e analítico. 

O leitor consegue desenvolver melhor sua comunicação como um todo, já que o hábito incentiva a concentração e o aprendizado. A leitura nos leva a universos muitas vezes possíveis só na imaginação, despertando o campo da criatividade. 

Sem contar que tirar um momento para ler em um lugar tranquilo ainda nos ajuda a combater o estresse, nos tornando mais calmos e reflexivos. É ou não é um motivo excelente para começar a ler agora mesmo? Então vamos lá: faça uma avaliação de quais gêneros mais te agrada, procure sites confiáveis e baixe livros grátis para começar o desafio ainda hoje.

Agora que você já sabe como baixar livros grátis para transformar a leitura em rotina,  que tal descobrir a melhor forma de gerir seu tempo e não deixar a produtividade cair? Confira nosso texto: O que fazer quando sua produtividade pessoal cai?



Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT