header-blog-UCPel

Blog do EAD UCPel

Vantagens e desvantagens do EAD: conheça todas elas!

Postado em 5 de dez de 2018

O número de matrículas na educação a distância cresceu 600% em dez anos no Brasil. A maioria das pessoas que busca essa modalidade de ensino já trabalha e deseja uma formação superior para ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Se você está pensando em fazer uma faculdade a distância, é importante conhecer o funcionamento dessa modalidade de ensino. Mas, além disso, é preciso saber também quais são as vantagens e desvantagens do EAD.

Foi por esse motivo que elaboramos este post. Siga conosco!

Vantagens do EAD

A seguir, você pode conferir as vantagens do EAD, que fazem cada vez mais pessoas procurarem por esse modelo, e as desvantagens do EAD em comparação com os cursos presenciais.

Flexibilidade de horários e localização

Algumas das maiores questões que se destacam entre as vantagens e desvantagens do EAD é a flexibilidade, tanto de tempo, como de local para assistir às aulas.

Na faculdade a distância, os professores expõem os conteúdos ao vivo em determinado horário e esse material é gravado e disponibilizado para que os alunos possam acessar em outros horários.

Dessa forma, cada aluno pode assistir às aulas no momento e no local que forem mais adequados para si. Isso é uma grande vantagem para pessoas que precisam conciliar os estudos com outras responsabilidade, como um emprego.

Mensalidades mais em conta

Em grande parte das faculdades a distância, as mensalidades costumam ser mais baratas que nos cursos presenciais. Isso acontece porque, nesse caso, as instituições de ensino conseguem eliminar alguns custos por não precisarem ter uma estrutura física que comporte as aulas e repassam a economia aos alunos, além de terem a oportunidade de escalar a quantidade de alunos.

Mesma qualidade do curso presencial

Uma dúvida que pode surgir para quem deseja saber as vantagens e desvantagens do EAD é sobre a qualidade da graduação a distância. Esses cursos têm a mesma validade das faculdades presenciais. Isso é garantido pelo MEC (Ministério da Educação) por meio de portarias, leis e decretos que visam assegurar a eficácia da formação a distância.

Desvantagens do EAD

Necessidade de gestão do tempo

Uma questão que deve ser considerada na hora de analisar as vantagens e desvantagens do EAD envolve as competências que o aluno precisa desenvolver para ter um bom desempenho nessa modalidade de ensino.

No EAD, como é o aluno quem decide quando assistir às aulas e quando realizar as atividades, ele precisa ter habilidade para organizar sua rotina e conciliar os prazos dos estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais.

Não interagir presencialmente com colegas e professores

Outra questão que poderia ser considerada como desvantagem do ensino a distância é a falta de interação presencial com os colegas e professores. Igualmente, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) proporciona ambientes de interação, como os fóruns, no sentido de aproximar os participantes.

Conclusão

Hoje você conferiu algumas das vantagens e desvantagens do EAD. Entre os benefícios do ensino a distância, estão a flexibilidade de horários e localização, as mensalidades mais baratas e a qualidade que é mesma de um curso presencial. Por outro lado, a interação com colegas e professores é diferente e é preciso saber se organizar para cumprir as responsabilidades.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais informações sobre a modalidade, cursos e formação!

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!