Como ser tutor EAD: Veja o que é preciso

Postado em 12 de jun de 2022
Loading...

Se você chegou até aqui é porque está interessado em entender qual é o papel do tutor no ensino a distância e como se tornar um.

Devido à popularização do ensino a distância, especialmente nos últimos três anos, o processo de ensino-aprendizagem precisou se reinventar.

Novas dinâmicas surgiram, novas maneiras de pensar o ensino e a aprendizagem se fizeram necessários, novas ferramentas vieram para auxiliar e novos personagens surgiram no processo. O tutor EAD é um destes novos personagens.

Enquanto o professor tem a função de planejar os conteúdos e ministrar as aulas, o tutor EAD tem um papel de intermédio, sendo ele o responsável por engajar e tirar as dúvidas de estudantes.

Neste artigo, vamos falar sobre o que significa ter esse papel, qual é o perfil de quem ingressa nessa profissão, quanto ganha e como ser tutor EAD.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O cenário atual do ensino remoto no Brasil

O ensino remoto é uma modalidade que existe há muito tempo.

É possível traçar as origens do ensino a distância no século XVIII, porém ele se tornou mais popular na segunda metade do século XX por conta dos cursos por correspondência.

No Brasil, em 1996, devido à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino remoto se tornou reconhecido. E com o avanço da tecnologia, começou a se popularizar.

Durante os anos 2000 e 2010, pudemos acompanhar o aparecimento e crescimento de instituições de ensino especializadas em ensino a distância, mas também de cursos EAD sendo oferecidos por instituições já consagradas.

E embora o crescimento neste período seja notável, nada se compara à valorização que o ensino remoto teve nos últimos anos.

No ano de 2020, de forma inédita, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), as matrículas em cursos EAD superaram as presenciais.

Ou seja, de todos os estudantes matriculados em cursos de graduação em 2020, 53,4% optaram pelo ensino a distância, enquanto 46,6% escolheram cursos presenciais.

A pandemia de Covid-19 foi uma das maiores responsáveis por esse dado impressionante.

Porém, se olharmos para o crescimento do número de matrículas em cursos EAD na última década, veremos que as políticas de distanciamento social apenas aceleraram o processo.

Por exemplo, ainda segundo a ABMES, nos últimos dez anos, o número de matrículas em cursos EAD teve um crescimento de 428,2%.

Este dado nos mostra que, cada vez mais, o ensino remoto está sendo valorizado e visto como uma maneira econômica e acessível de conquistar um diploma de graduação.

Para o diretor presidente da AMBES, existem dois fatores que levaram a essa mudança: a melhor aceitação da sociedade quanto ao EAD e o investimento em qualidade de conteúdo e tecnologia.

E dentro deste esforço de investimento em conteúdo e tecnologia está o tutor EAD.

🔵 Leia também: História do EAD: como a modalidade surgiu e o que mudou até hoje?

O que faz um tutor EAD?

No dicionário, um tutor é definido como alguém que zela, protege e ampara.

E na sala de aula, ele é a figura que funciona como uma ponte entre o professor e os estudantes, tirando dúvidas, aplicando atividades externas e incentivando a participação.

Embora possa aparecer também no ensino presencial, é muito mais comum vermos a figura do tutor no ensino remoto. Isso porque o ambiente tem um perfil diferente de estudante, muito mais autônomo e que segue seu próprio ritmo de estudos.

Também há de se considerar que nem todos os estudantes estão acostumados a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem. E isso tudo abre a necessidade de ter alguém disponível para tirar dúvidas e orientar. E quem faz isso é o tutor EAD.

É importante dizer que o tutor não substitui o professor, ele atua em um papel muito mais de suporte e garantia da aprendizagem.

Por isso, entre suas funções principais, segundo o Censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), estão:

  • manter o estudante motivado e promover discussões;
  • tirar dúvidas de conteúdo e promover situações de aprendizagem.

Diferença entre professor e tutor

Como dissemos acima, o tutor não substitui o professor.

Quando falamos do meio digital, a figura do professor como conhecemos não muda. Ele continua sendo fundamental para a educação porque planeja, elabora conteúdos e ministra aulas.

A diferença é que no ambiente virtual de aprendizagem, o professor pode contar com a ajuda do tutor, que acompanha o progresso dos alunos, atua como suporte e tira dúvidas.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Perfil do tutor EAD

O primeiro passo de como ser tutor EAD é entender que você será a figura a quem os estudantes recorrerão em caso de dúvida e assistência.

Você será uma figura de referência, então é preciso ter um perfil:

  • Organizado;
  • Planejado;
  • Didático;
  • Criativo;
  • Comunicativo.

Além disso, é essencial ter domínio sobre o tema lecionado (mesmo que você tenha um perfil mais generalista) e conhecimentos sobre as ferramentas digitais que serão utilizadas.

🔵 Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Quanto ganha um tutor EAD?

A resposta para esta pergunta vai variar especialmente de acordo com a instituição de ensino na qual o tutor EAD atua e sua senioridade.

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um tutor EAD no Brasil é de R$ 2.271,00.

Porém, o site também lista remunerações de R$10.000,00 e 14.000,00 mensais, dependendo da instituição e do que é requerido do profissional.

Como ser tutor EAD

Para se tornar um tutor EAD, você precisa ter o perfil que citamos acima e se candidatar para vagas em sites especializados como o Vagas e o LinkedIn.

Também é bom você entender quais são os requisitos das vagas e se você os atende.

A maioria desses requisitos são atividades que você pode aprender, especialmente se fizer uma especialização para se tornar um tutor EAD. Nossa indicação é a Pós-Graduação em Educação a Distância: Gestão e Tutoria EAD para se certificar como tutor de disciplinas EAD.

Esta é uma especialização que objetiva capacitar profissionais para criar, compreender, atuar e acompanhar os processos que envolvem o estudante no ensino a distância.

Nela, você tem a expansão de conhecimentos pedagógicos e didáticos, o que abrange aprendizados sobre gestão e tutoria, que são essenciais no EAD.

Esta é uma pós que faz muito sentido para profissionais que são formados na área da educação e já trabalham com isso. Porém, se você quer ser um tutor EAD e não tem formação anterior em áreas da educação, não se preocupe, o curso prepara você para atuação neste tipo de ensino.

Escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha nota máxima na avaliação de qualidade da pasta. Não deixe de considerar aquelas que oferecem bolsas de estudos e benefícios para os ingressantes.

Caso queira nos confiar sua formação, deixe seus dados abaixo!

 

 

Boa sorte na sua jornada!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.