Trabalha com vendas? Faça faculdade de gestão comercial!

Postado em 2 de jan de 2023
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Já trabalha no varejo, mas quer desenvolver ainda mais suas habilidades? A faculdade de Gestão Comercial é uma ótima solução!

Além de ser um curso de ensino superior de apenas dois anos de duração, ela oferece todo o conhecimento necessário para gerenciar um comércio, criar estratégias de divulgação e comandar uma equipe de vendas.

Tem interesse? Então confira tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de Gestão Comercial a seguir:

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O que é Gestão Comercial?

A gestão comercial é a área de vendas responsável pelo gerenciamento de todos os recursos que fazem parte da atividade comercial de uma empresa ou organização.

A área comercial é um setor de alta importância para uma organização. Ela será a responsável pelo crescimento, pelos lucros, pela competitividade e até mesmo pela existência e pela continuidade da empresa.

Dessa forma, os diretores estão dispostos a investir diversos recursos para manter a área comercial em pleno funcionamento, mantendo a saúde financeira da organização em constante crescimento.

Dentre esses recursos, podemos citar mão de obra qualificada, software de vendas e mensuração, verbas para captação de novos clientes potenciais, entre muitos outros.

E vai ser responsabilidade do Gestor Comercial o gerenciamento desse setor, estipulando metas, redigindo relatórios e garantindo o melhor uso possível de todos os recursos com o maior retorno possível para a empresa.

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O que faz um gestor comercial?

O gestor comercial deve acompanhar e analisar a capacidade de produção de uma empresa, em geral. Isso envolve, portanto, a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, com análise de custos, ganhos, definição de métricas e estratégias.

Além disso, o gestor comercial é um profissional requisitado em micro, pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, há diferentes níveis hierárquicos que podem ser ocupados por um profissional da área, como:

  • Diretor;
  • Gerente;
  • Líder de equipe;
  • Analista;
  • Consultor.

Perfil do profissional de Gestão Comercial

Apesar de ser uma área em expansão, com muita expectativa de crescimento e cargos com altos salários, ainda estamos falando também de uma área extremamente competitiva.

Por isso, para conseguir uma carreira de sucesso nessa área, é necessário aprimoramento constante, se manter sempre atualizado no mercado e aprimorar todas as suas habilidades e competências.

Algumas dessas habilidades mais buscadas em profissionais da área são a boa comunicação, habilidades em matemática, espírito de liderança, boa tomada de decisões, ética profissional, flexibilidade, relacionamento interpessoal, e uma alta carga de responsabilidade para lidar com um dos setores mais importantes de uma organização.

Todas essas competências podem e devem ser desenvolvidas durante o curso e logo nos primeiros anos de experiência profissional, inclusive o espírito de liderança.

Essa habilidade não se trata de dar ordens, e sim buscar motivar todos ao seu redor, independentemente de qual cargo você ocupa.

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Mercado de trabalho para o gestor comercial

Todas as empresas, independente do porte ou ramo de atuação, precisam de uma gestão comercial eficiente para garantir a venda de seus produtos e serviços, principalmente no contexto de consumo atual.

Por isso, a atuação dos profissionais de Gestão Comercial é ampla e bastante diversificada. Ter um profissional qualificado na área de Gestão Comercial é uma vantagem competitiva para as empresas na atualidade.

Nesse sentido, o setor varejista é uma das áreas mais repleta de oportunidades para esse profissional. Seja em pequenos, médios ou grandes negócios, o gestor comercial tem uma ampla gama de opções para ingressar nesse meio.

Atacados e empresas B2B e B2C de qualquer setor também oferecem boas oportunidades para os profissionais de Gestão Comercial.

Na indústria, os gestores comerciais também encontram possibilidades de trabalho, cuidando de processos de negociação, gerenciamento de custos e preços, contato com fornecedores, logísticas de entrega e gestão de estoque.

Ou seja, cada setor irá explorar de forma diferente as habilidades do profissional de Gestão Comercial, mas as oportunidades de atuação são múltiplas, o que faz com que os diplomados na área encontrem um mercado de trabalho aquecido e em plena expansão.

Onde um gestor comercial pode atuar

Processos comerciais são muito abrangentes e demandam uma abordagem multidisciplinar.

A especialidade engloba uma série de atividades coordenadas, nas quais o gestor precisa dominar diversas competências para trabalhar em sinergia com outros setores. Confira abaixo quais são essas áreas e o que te espera na carreira:

1. Análise de resultados

A exemplo de outros campos de atuação profissional, a gestão comercial também deve ser orientada por dados. Nesse sentido, cabe ao especialista tomar decisões com base em dados estruturados, coletados conforme o conceito de Big Data e tratados por ferramentas de analytics.

2. Supervisão de vendas

A atividade comercial é, por essência, ligada às vendas. Portanto, uma das funções do gestor comercial é gerir e supervisionar o andamento de todas as operações nesse espectro, desde o estoque até o relacionamento com o consumidor no pós-venda.

3. Representação comercial

Vender é negociar. Quando se faz necessária a presença de uma figura capaz de falar em nome da empresa e defender seus interesses nos negócios, cabe ao gestor comercial representá-la.

Por isso, essa função exige disponibilidade para deslocamentos. Via de regra, o especialista está sempre viajando e em contato com pessoas de outras cidades, estados e até países.

4. Gestão de vendas

Por sua vez, o gerenciamento das vendas deve ser realizado por meio de indicadores chave de performance (KPI), medidos com auxílio de ferramentas de análise de dados. Tanto a operação quanto o treinamento de pessoas são atribuições do especialista em gestão comercial.

5. Gestão do relacionamento com o cliente

O mesmo se aplica às ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), indispensáveis para gerir o relacionamento com o cliente, cuja operação e treinamento de usuários fica a cargo do gestor comercial.

6. Pesquisa de mercado

Instrumento fundamental para mapear o comportamento do consumidor e orientar estratégias, a pesquisa de mercado é uma das ferramentas de trabalho em gestão comercial. Gestores devem saber conduzi-la e estruturar os dados levantados para servir aos propósitos da empresa.

7. Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing

Paralelamente às vendas, o profissional de gestão comercial também deve se articular com o setor de marketing e desenvolver estratégias de atração e retenção de leads e clientes.

8. Gestão de relações comerciais

Além do relacionamento com o consumidor, o gestor comercial deve zelar pela relação com os parceiros de negócios da empresa em que trabalha. Isso inclui fornecedores, representantes da cadeia logística e até organizações do mesmo segmento.

9. Planejamento de investimentos

Bons resultados em vendas também dependem de investimentos, afinal, há toda uma carga de impostos, contratações, comissões e outras despesas inerentes. Essa é uma outra função da gestão comercial, que trata de estimar gastos e de avaliar o ROI (Return on Investiment).

10. Gestão financeira e tributária

Toda atividade produtiva é tributada, e com as vendas não é diferente. Dessa forma, o gestor deve antecipar os impactos dos impostos nas receitas, considerando as esferas de tributação municipal, estadual e federal.

11. Consultoria de negócios

Para ser um gestor de verdade, é preciso ter visão estratégica. Não por acaso, é esperado que esse profissional também atue como um consultor, diagnosticando problemas em processos e apontando soluções.

Quanto ganha um gestor comercial?

Segundo levantamento do site Salario.com.br, o salário médio de um gerente comercial é de R$ R$ 4.477,33, com uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. O teto é de R$ 12.121,47.

O levantamento reuniu dados de mais de 79 mil contratações feitas entre junho de 2022 e junho de 2023, das plataformas Novo Caged, eSocial e Empregador Web.

 

 

 

Por que cursar Gestão Comercial se já trabalho com vendas?

A área de Gestão Comercial possui uma boa média salarial, o que faz a área ser competitiva. Por isso, uma boa formação é um diferencial para quem quer construir uma carreira na área de gestão, em geral, e na de Gestão Comercial, em específico.

Essa formação pode ser obtida por meio de uma graduação tecnológica ou mesmo por uma especialização. O importante é ter em mente que as diversas ferramentas e o repertório necessário para trabalhar na área exigem uma formação qualificada.

É essa formação, oferecida por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que aumenta as suas chances de concorrer a cargos mais altos, como o de gerente comercial, analista de operações comerciais e supervisor de vendas, por exemplo.

Para quem tem a própria empresa, a faculdade de Gestão Comercial possibilita atualizar e otimizar o seu modelo de negócios.

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Como funciona a faculdade de Gestão Comercial

A formação em Gestão Comercial é oferecida nos níveis de graduação, na modalidade tecnológica, com duração média de 2 anos, e de pós-graduação.

Falando especificamente da graduação, a faculdade de Gestão Comercial tem duração média de 2 anos e deve oferecer uma carga horária mínima de 1.600 horas.

As disciplinas oferecidas pelo curso variam conforme a instituição de ensino. Ainda assim, há conteúdos obrigatórios que devem ser ensinados ao estudante ao longo da formação para que o MEC reconheça o curso.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, alguns dos conteúdos são:

  • Comércio Eletrônico e Mídias Digitais;
  • Comunicação e Expressão;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Custos e Formação de Preços;
  • Direito Aplicado ao Comércio;
  • Economia e Mercado;
  • Empreendedorismo;
  • Estrutura Organizacional e Gestão de Processos;
  • Ferramentas de Relacionamento com Clientes;
  • Finanças e Orçamento;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Pessoas e Equipes;
  • Gestão de Vendas;
  • Gestão Estratégica;
  • Gestão Mercadológica e Comportamento do Consumidor;
  • Matemática Financeira;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Sistemas de Informação Gerencial.

O curso de Gestão Comercial é montado de forma que o aluno já saia com conhecimento completo de toda área de vendas, tanto interna quanto externamente.

Ele deve estar pronto para gerenciar os recursos e processos que levarão a empresa a prosperarem. Devido a essa grande importância desse profissional, a grade curricular deve ser o mais completa possível.

Com duração de 2 anos, na maior parte das instituições, a grade horária e curricular tem a missão de preparar para todos os desafios da carreira.

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Vantagens de cursar a faculdade em Gestão Comercial EAD

Optando pela faculdade de Gestão Comercial EAD, você tem muitas vantagens.

O formato a distância oferece uma maior praticidade do que os formatos presenciais. Assim, o aluno pode equilibrar o trabalho junto com a graduação, podendo também ingressar no mercado de trabalho durante o curso, principalmente em uma área tão fértil e vasta como a Comercial.

Além disso, o formato EAD tem uma relação custo-benefício melhor do que os cursos ofertados no formato presencial. Essa economia facilita o acesso ao ensino superior, possibilitando que mais pessoas possam estudar e conciliar com emprego e família.

O ensino a distância oferece também economia de tempo, evitando que o aluno precise se deslocar para estudar, e flexibilidade, fazendo com que ele estude onde quiser e onde puder.

Dessa forma, é possível criar as próprias rotinas de estudo, fazendo com que a faculdade se adapte à sua vida, e não ao contrário, como é o caso da graduação presencial.

Onde fazer faculdade de Gestão Comercial EAD com bolsa de estudos

Confira uma lista de instituições de Ensino Superior que oferecem a faculdade em Gestão Comercial e contam com programas de bolsa de estudos:

Em todas as instituições de ensino listadas acima, o curso é reconhecido pelo MEC e tem altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta.

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Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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