UCPEL-header-home-compressor

Blog do EAD UCPel

Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Postado em 29 de nov de 2018

Se ingressar no ensino superior é um de seus objetivos, além de escolher o curso de graduação, você também deve se perguntar quais faculdades existem e quais tipos de faculdade é possível cursar.

Caso você esteja vivendo este momento, continue lendo este post. A seguir, apresentamos os tipos de cursos de faculdade existentes e as características de cada um deles. Também damos algumas dicas para saber qual deles escolher. Acompanhe!

Faculdade presencial

Esse é um dos tipos de faculdade mais conhecidos. Isso porque é o mais tradicional deles, ou seja, o que existe há mais tempo. Nesse modelo, alunos e professores se encontram presencialmente em sala de aula tanto para a exposição dos conteúdos quanto para a realização das avaliações.

No ensino presencial, os horários e datas das aulas e das atividades avaliativas são pré-determinados pelas instituições de ensino. O mesmo vale para os locais nos quais os encontros devem acontecer. Na faculdade presencial, o comparecimento em sala é contabilizado para garantir a frequência necessária para conseguir o diploma.

Faculdade semipresencial

O semipresencial é outro dos tipos de faculdade existentes e se divide em dois formatos.

No primeiro caso, existem os cursos semipresenciais cuja carga horária presencial é maior do que a virtual. Assim, mantém-se maior contato com os colegas enquanto se tem flexibilidade em algumas matérias. Geralmente são cursos que têm uma ou duas aulas presenciais por semana.

No segundo tipo de curso semipresencial, a maioria das atividades acontece em ambientes virtuais de aprendizagem. Os encontros presenciais são feitos uma vez por mês ou a cada trimestre, por exemplo. Nesses momentos, são feitas as provas, que devem sempre ser presenciais, segundo o MEC - Ministério da Educação.

Faculdade EAD

O Ensino a Distância é um dos tipos de faculdade que mais tem crescido nos últimos anos. Nessa modalidade, aulas e atividades são realizadas por meio de ambiente virtual e apenas as provas são feitas presencialmente. Esse tipo de faculdade é ideal para quem não tem disponibilidade de horários livres para se dedicar à faculdade.

As aulas podem ser assistidas quando o aluno determina e as atividades também possuem prazos diferenciados para serem realizadas. Além disso, não é preciso se deslocar para assistir às aulas, que podem ser vistas a partir de qualquer lugar por meio de computador e internet.

Neste post, você conheceu os tipos de faculdade e as características de cada um deles. Na hora de decidir entre quais tipos de faculdades para fazer, é preciso considerar sua rotina e suas características pessoais para saber quais delas se adaptam melhor às suas necessidades.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem esse assunto!

 

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!