Técnico de contabilidade ou Ciências Contábeis: qual escolher?

Postado em 7 de ago de 2021

Você já deve saber que a contabilidade é uma das áreas com mais vagas de emprego nos últimos anos. Mas você sabe qual é a melhor forma de se capacitar para trabalhar na área?

Nesse artigo, você vai ver as diferenças entre o curso técnico de contabilidade e a graduação em Ciências Contábeis, a legislação profissional, os salários, o mercado e muito mais.

Confira:

Diferença entre o Técnico em Contabilidade e a graduação em Ciências Contábeis

Para entender quais são as diferenças entre o técnico em contabilidade e a graduação em Ciências Contábeis, precisamos analisar primeiro a grade curricular de cada uma das formações.

O que estudam? Quais são as semelhanças? E as diferenças? Entenda tudo a seguir!

1. Técnico em Contabilidade

O curso técnico em contabilidade é voltado a pessoas que acabaram de terminar o ensino médio e desejam ingressar direto no mercado de trabalho, sem a necessidade de fazer uma graduação.

Por isso, é preciso apenas alguns meses para concluir esse curso, pois a média de duração é de 1 ano e meio a 2 anos. No técnico em contabilidade, algumas disciplinas são comuns.

Confira algumas delas a seguir:

• Economia;
  • Noções básicas em Direito;
  • Estatística;
  • Matemática financeira;
  • Noções de gestão;
  • Contabilidade básica;
  • Ética profissional.

Ao se formar no curso, o profissional recebe certificação de Técnico em Contabilidade.

2. Graduação em Ciências Contábeis

Já a graduação em Ciências Contábeis tem cerca de 4 anos de duração e engloba diversos conhecimentos, incluindo matemática, estatística, legislação e gestão.

Confira a seguir algumas das disciplinas encontradas no curso de Ciências Contábeis:

• Antropologia;
  • Comunicação;
  • Fundamentos de Direito;
  • Fundamentos de Administração;
  • Economia;
  • Contabilidade aplicada;
  • Estatística;
  • Administração Estratégica;
  • Auditoria;
  • Controladoria;
  • Perícia;
  • Questões Orçamentárias;
  • Gestão da Informação;
  • Questões Trabalhistas;
  • Terceiro Setor.

Já que o tempo de estudo na graduação é maior, o conhecimento dos graduados é mais aprofundado do que o dos estudantes de nível técnico. É por esse motivo que algumas das funções mais importantes da contabilidade só podem ser exercidas por graduados.

Quem se forma nessa faculdade recebe diploma de Bacharelado em Ciências Contábeis.

🔵 Leia também: Ciências Contábeis: tire suas dúvidas sobre o curso e a profissão

O que o CFC diz sobre o técnico de contabilidade

O técnico de contabilidade tende a ser contratado como um auxiliar ou um assistente de contabilidade. Já o graduado em Ciências Contábeis é quem pode ser chamado de contador.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os técnicos em contabilidade exercem mais funções técnicas do que analíticas. Ou seja, eles têm atividades mais simples e diretas. Alguns exemplos de atividades dos técnicos em contabilidade:

• Apoio à equipe financeira;
  • Organização de documentos da empresa;
  • Preenchimento de guias;
  • Emissão de notas de venda e de transferência;
  • Revisão prática de contas e gastos.

Devido a isso, o maior problema encontrado pelos profissionais técnicos no mercado é a falta de possibilidades de crescimento. Dessa forma, a graduação em Ciências Contábeis é buscada por esses profissionais para alcançar maiores patamares.

Para o Conselho Federal de Contabilidade, os trabalhos de análise de balanço, auditoria, perícia e quaisquer outros mais analíticos são exclusivos dos contadores graduados. Para ter uma ideia, veja estes exemplos de atividades exclusivas dos graduados em Ciências Contábeis:

• Avaliação de fundos comerciais;
  • Auditorias internas e externas;
  • Assistência e/ou participação em conselhos de administração;
  • Apuração de valores patrimoniais;
  • Regulações judiciais.

Nesse caso, a remuneração pode variar muito dependendo da sua formação, já que contadores são mais requisitados pelo mercado.

🔵 Leia também: Gestão Financeira: o que é, faculdade e mercado de trabalho

Quanto ganha um técnico em contabilidade e um contador

É claro que a remuneração de um profissional depende de muitos fatores, incluindo sua senioridade e empresa onde atua. Porém, um dos principais diferenciais para a remuneração de um profissional é a sua formação.

O técnico em contabilidade tem uma média salarial de R$ 3.488,78. De acordo com os principais dados do setor, seu salário pode variar de R$ 3.000,00 até o teto de R$ 7.226,88.

Já a média salarial de um contador graduado é maior, chegando aos R$ 4.759,69. Assim, o salário pode variar entre R$ 3.672,00 a mais de R$ 10.780,29 por mês.

🔵 Leia também: Ciências Exatas: o que é, quais são os cursos e profissões

O que considerar para escolher entre a graduação e o técnico em contabilidade?

Agora que você já entendeu os principais fatores envolvidos nessa escolha, é importante se questionar sobre o que você prefere.

Se você estiver entrando no mercado de trabalho e quer se profissionalizar rapidamente, pode começar com um técnico em contabilidade. Mas se deseja ter mais chances de crescer na carreira, almejar uma remuneração mais alta e ter mais desafios, a graduação em Ciências Contábeis pode ser a melhor opção.

E então, qual das duas funciona melhor para você?