header-blog-UCPel

Blog do EAD UCPel

Sou mãe. Qual faculdade devo fazer?

Postado em 11 de dez de 2018

A estas alturas já sabemos que ser mãe não é mais impedimento para estudar: todos já tivemos alguma colega – ou alguma conhecida, pelo menos – que engravidou e levou adiante os estudos.

Trabalhar, então, nem se fala, porque muitas mulheres cuidam dos filhos e investem na carreira ao mesmo tempo. E, às vezes, até somam outras atividades ou adversidades, como é o caso das divorciadas e viúvas, só para dar um exemplo.

Mas aí, um dia, você se depara nessa situação. E o que parecia comum, torna-se algo heroico! Se é “mãe de primeira viagem” ou está ainda no princípio da maternidade, provavelmente se perguntará: como elas fazem?

Sim, elas podem. E, se você tem vontade de se juntar a esse grupo de mulheres, que um dia disseram “quero fazer faculdade” e tiver determinação, também poderá. Você não está sozinha, e aqui trataremos sobre várias questões relacionadas, como qual faculdade você deve fazer, e como. Confira!

Organize-se

Já não há desculpas para desistir, não é mesmo? Isso decidido, avançamos para o passo seguinte. Organizar-se!

Antes da pergunta sobre qual faculdade deve fazer, e mesmo antes de entrar numa faculdade, é necessário dedicar-se aos estudos para passar no vestibular. Essa é uma boa oportunidade para organizar a rotina para estudar.

Identifique os melhores dias da semana para dedicar aos estudos e crie um cronograma. Use aplicativos de gestão do tempo para não deixar nada importante fora da sua rotina.

Depois de tudo planejado, volte à pergunta: qual faculdade você deve fazer?

Escolha o curso e vá à luta!

Fazer uma faculdade não deve comprometer a maternidade. Então, “qual curso devo fazer?” é uma questão básica para as mamães candidatas ao ensino superior.

Há várias profissões que permitem o home office (trabalhar ou estudar em casa) e será estratégico escolher algum curso levando em consideração esse aspecto. Jornalista, escritora, tradutora, contadora, revisora de textos, analista de sistemas e softwares são só algumas opções de carreiras que possibilitam o trabalho em casa.

Assim, você poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu filho, sem perder momentos únicos. E, quando surgir a pergunta “qual faculdade devo fazer?”, isso vale também para a modalidade do curso, porque a educação a distância (EAD) pode ser a escolha mais adequada, já que dá mais flexibilidade de horários e poupa os deslocamentos e ausências.

Na hora de se perguntar “qual faculdade devo fazer?”, também é importante conhecer as exigências de cada curso. Alguns têm estágios obrigatórios, como os da área de saúde. Nesses casos, é importante se preparar para dispor de tempo para cumprir com esses requisitos e obter o seu diploma.

Concilie as atividades

Se seu filho ainda é bebê, pode aproveitar os momentos em que ele dorme ou contar com a ajuda de alguém que possa ficar com ele algumas horas. Se ele já é crescidinho, pode usar o tempo em que ele está na creche ou na escola, aos cuidados do pai, ou alguém da família.

Contar com o apoio de todos é a chave para que você conquiste o seu sonho de cursar uma graduação. Portanto, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse. Estamos aqui para te ajudar a chegar lá!

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!