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As vantagens do Smarketing para os negócios

Por Redação   | 

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Por muito tempo, os times de vendas e marketing foram vistos como opostos dentro de uma empresa – e não é raro que essas equipes entrem em conflito.

Quando elas passam a trabalhar de maneira integrada, os resultados são muito melhores. O SMarketing está aí para provar que isso é verdade.

Uma pesquisa da Wheelhouse Advisors constatou que alinhar os setores de vendas e marketing pode gerar até mais 208% de receita para o seu negócio.

Quer saber como alcançar um resultado semelhante? Continue a leitura:

  1. O que é SMarketing
  2. Os benefícios de adotar o SMarketing
  3. Como os times de marketing e vendas podem trabalhar lado a lado
    3.1 Defina os objetivos em comum
    3.2 Estabeleça os SLA
    3.3 Promova a comunicação entre os departamentos
  4. É preciso conhecimento para implementar o SMarketing na sua empresa

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O que é SMarketing

O SMarketing é uma estratégia que alinha as áreas de vendas e de marketing para obter resultados cada vez melhores e escaláveis. Isso acontece por meio de uma comunicação constante e do compartilhamento de objetivos.

O seu nome se dá pela junção de:

Sales (vendas) + Marketing = SMarketing

Quando o SMarketing funciona, ambas as equipes conseguem elevar os resultados de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

Esse alinhamento, vale ressaltar, não é uma tarefa fácil, mas quando os envolvidos descobrem o caminho correto, a organização consegue colher bons frutos.

Por esse motivo, compreender esse conceito e trabalhar para desenvolvê-lo em uma empresa é importantíssimo. A níveis de estatísticas, a HubSpot concluiu que as instituições que têm seus times de marketing e vendas bem alinhados conseguem atingir uma média de aproximadamente 20% de crescimento anual.

Os benefícios de adotar o SMarketing

Existem diversos benefícios que o SMarketing pode entregar para uma empresa. Confira, a seguir, alguns deles.

1. As decisões são mais assertivas

Um dos maiores problemas em empresas que não conhecem o SMarketing é a tomada de decisões, que sempre acontece de maneira ineficaz ou sem nenhuma assertividade por algum dos dois setores.

Quando um não conhece a realidade do outro, é comum que o que quer que seja decidido beneficie apenas um dos lados e afete negativamente o andamento das tarefas do outro.

Com o SMarketing, esse cenário muda. As decisões são tomadas de maneira coletiva e, assim, conseguem direcionar os esforços na mesma direção.

Isso contribui diretamente para resultados muito mais alinhados e assertivos que condizem com o propósito de vendas da empresa.

2. Os processos são mais equilibrados

Os processos mais equilibrados e funcionais são verdadeiros sonhos para os gestores de vendas.

Em muitos casos, porém, o desalinhamento entre os setores e o desconhecimento sobre o SMarketing podem fazer com que a rotina seja cheia de retrabalhos e se sujeite a perdas de oportunidades — o que deixa as equipes muito mais insatisfeitas.

Em uma equipe desalinhada, por exemplo, o time de marketing não consegue acompanhar o andamento das vendas e, como consequência, não tem como saber como estão os processos de conversão.

Se a equipe de vendas estiver sobrecarregada é ainda pior, já que vai receber cada vez mais leads do marketing e esse processo não será produtivo, mesmo que todos esses leads estejam bem trabalhados.

O ideal é manter tanto o fluxo de processos alinhados quanto a comunicação ativa entre os setores. Assim, o marketing pode acompanhar as etapas do trabalho do time de vendas e consegue entender o momento ideal de reabastecer a base de leads. Com o SMarketing, isso é totalmente possível.

3. A colaboração se torna uma constante

O trabalho em equipe e a colaboração são dois pontos extremamente importantes para que um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador seja criado.

Uma prova disso é a pesquisa da Queens University of Charlotte, que informa que 75% dos profissionais consideram que a colaboração e o trabalho em equipe são essenciais na rotina de uma empresa.

Agora, imagine que, se a colaboração é importante sob um aspecto mais macro dentro das organizações, o quão transformador pode ser um bom trabalho em equipe realizado por setores que tem diversas afinidades, como o de vendas e de marketing. É algo para ser levado em consideração.

Como os times de marketing e vendas podem trabalhar lado a lado

Agora que você já sabe o que é SMarketing e quais benefícios ele oferece às empresas, precisa entender como os times podem trabalhar lado a lado para alcançar melhores resultados.

Confira, a seguir, algumas maneiras mais comuns.

1. Defina os objetivos em comum

Tanto a equipe de marketing quanto a de vendas precisam saber quais são os resultados que precisam ser alcançados. Quanto os objetivos e as metas se tornam divergentes, uma das equipes pode prejudicar — e muito — o desempenho da outra.

Isso significa que não adianta, por exemplo, determinar que o marketing gere uma gigantesca quantidade de leads se o objetivo do setor de vendas daquele mês especificamente é o de fidelizar os clientes atuais e reconquistar os inativos.

Além das metas específicas para cada departamento, objetivos em comuns precisam ser traçados, como o aumento da taxa de conversão ou qualquer outro que faça sentido.

2. Estabeleça os SLA

SLA significa “Service Level Agreement” (ou “Acordo de Nível de Serviço”, em livre tradução). É um acordo sobre o que cada uma das equipes precisa fazer para que os objetivos definidos sejam alcançados.

É o SLA que mantém todos os envolvidos alinhados às metas em comum e evita que um setor fique mais sobrecarregado do que o outro. Ou seja, tanto Marketing quanto Vendas ficam cientes de todas as suas obrigações e sabem exatamente o que um pode esperar (e até cobrar) do outro.

3. Promova a comunicação entre os departamentos

A comunicação constante, como já era de se esperar, é fundamental para que o trabalho do SMarketing flua melhor. As equipes precisam ter um diálogo mútuo para que ambas tenham conhecimento completo sobre o andamento das atividades dos projetos.

Com isso, será mais fácil propor ajustes ou atualizações que contribuam para o alcance dos resultados esperados. Nesse caso, as ferramentas de comunicação interna e um bom sistema de CRM podem colaborar para que esse objetivo seja alcançado.

É preciso conhecimento para implementar o SMarketing na sua empresa

Na teoria, pode parecer muito simples implementar o SMarketing na sua empresa. Na prática, esse processo demande um pouco mais de atenção.

Uma maneira muito simples de resolver esse impasse é investir em conhecimento — que nunca é demais, não é mesmo?

Uma boa solução é procurar por uma pós-graduação em marketing e optar por cursos como os da Pós +Carreira EAD UCPel. São cursos em diversas áreas do conhecimento e alguns deles são voltados especificamente para as áreas de vendas e marketing, como:

O melhor desses cursos de pós-graduação é a possibilidade de conquistar um certificado a cada 3 meses. Ou seja, você conquista um total de 5 certificados e adiciona novas qualificações ao seu currículo. Vale a pena conferir!


Como você pôde perceber, o SMarketing é uma estratégia fundamental para que as empresas alcancem bons resultados de uma maneira geral no faturamento.

Para implementá-lo, porém, é preciso que algumas mudanças sejam feitas na rotina do negócio e é sempre importante que os colaboradores envolvidos invistam em conhecimento para conseguirem acompanhar esse movimento.

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