Upskilling e reskilling: entenda a diferença e o impacto na carreira

Postado em 28 de jan de 2021
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As transformações no mercado de trabalho estão acontecendo de maneira acelerada e, cada vez mais, ser protagonista do seu crescimento profissional se torna essencial.

Por isso, apostar no upskilling e reskilling pode ser uma boa ideia.

A ideia de reskilling e upskilling vêm de um problema comum encontrado em uma sociedade que avança tecnologicamente tão rápido quanto a nossa.

Trabalhos estão sendo extintos por conta de automações e opções digitais, então o que fazer se uma função tem risco de desaparecer? Ou, então, o que fazer se você quer crescer na carreira, mas não sabe muito bem por onde começar?

A resposta para as duas suposição são o upskilling e reskilling.

Pensando em esclarecer esses conceitos para ajudar você a utilizar essas práticas em sua carreira que trouxemos este texto. Aqui você vai descobrir o que significa reskilling, qual é a diferença entre upskilling e reskilling, e como, quando e onde começar a aplicar na sua carreira.

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O que é reskilling?

A palavra “reskilling” vem do inglês e pode ser traduzida como “requalificação”. Porém, a ideia do reskilling no contexto do mundo atual significa mais do que isso.

O conceito de se recolocar na carreira em um mercado permeado pela transformação digital é de desenvolver a capacidade de atualizar suas competências e habilidades e de estar em constante evolução para se adaptar às necessidades da era digital.

Dentro desse contexto, reskilling é aprender algo novo, que está fora da sua área de atuação.

Poderia ser uma nova habilidade comportamental ou uma nova habilidade técnica, mas seria algo que acrescentaria ao seu conhecimento e ajudaria a enfrentar uma mudança de cargo ou área do conhecimento.

Aplicar o reskilling na sua carreira, então, poderia significar uma mudança de cargo dentro da empresa que você já atua, mas também uma mudança total de carreira.

E o upskilling, o que é?

Como você viu, o reskilling traz a ideia de se recapacitar a partir da busca por um novo conhecimento. Significa aprender algo novo para se recolocar em uma carreira ou cargo.

Já o upskilling tem um caráter mais voltado para o crescimento de um profissional dentro de uma mesma área do conhecimento ou cargo.

Aplicar o upskilling, então, significa aprender mais coisas dentro do que você já faz com um objetivo de domínio sobre determinado assunto. Por exemplo, você pode se tornar um especialista dentro da sua área com o upskilling.

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Qual é a diferença entre upskilling e reskilling?

A principal diferença, então, como você já deve ter percebido, é onde se aplica o desenvolvimento de habilidades em cada um dos casos.

No reskilling, a busca é por um conhecimento novo em busca de mudar de área ou se recolocar dentro da sua atual área de atuação.

Por exemplo, se você trabalha como vendedor de loja, mas quer trabalhar com logística, pode começar seu reskilling ao se matricular em uma faculdade de Logística.

Nesse caso, você estará mudando de área. Mas também existe o caso de você precisar fazer o reskilling porque precisa se atualizar. Para usar o mesmo caso do vendedor de loja, imagine que você é convidado a deixar de ser vendedor de loja física para ser consultor no e-commerce.

O reskilling, nessa situação, está em aprender toda uma nova abordagem sobre o que você já fazia, dessa vez usando novas ferramentas e atuando de outra forma.

No caso do upskilling, a ideia é continuar na mesma área, mas aprofundar seu conhecimento sobre ela. Nesse caso, se você é o vendedor de uma loja, mas deseja se tornar gerente, teria que aplicar o upskilling.

Você continuaria trabalhando no comércio, mas assumindo um papel mais estratégico. Também poderia ser o caso se você não desejar ser um líder, mas um especialista em vendas.

Então, o upskilling seria aplicado na forma de uma graduação em Gestão Comercial, por exemplo, ou uma especialização em vendas.

E o accountability, onde entra nessa relação?

Se essa não é sua primeira vez pesquisando sobre upskilling e reskilling, você provavelmente já se deparou com o termo “accountability”.

Sem uma tradução exata para o português, o termo "accountability" está ligado à ideia de "responsabilização", de ter autonomia para realizar suas atividades, assumindo a responsabilidade por elas, sejam positivas ou negativas.

Ele é definido pelos consultores Craig Hickman, Roger Connors e Tom Smith, autores de "O Princípio de OZ: Como usar o accountability pra atingir resultados excepcionais", como:

Accountability é ter um senso (individual ou coletivo) de responsabilidade por resultados.

Desde a popularização do trabalho remoto no Brasil, temos percebido um movimento das organizações mais voltado à flexibilidade do trabalho e a adoção do teletrabalho.

E para que essa flexibilização funcione como deve, é necessário que haja accountability por parte dos profissionais. Agir com accountability significa ter predisposição para assumir responsabilidades individuais, ser proativo e ter compromisso.

Aliás, estes são os três fatores nos quais a accountability está ancorada:

  • Compromisso individual;
  • Iniciativa baseada em proatividade;
  • Responsabilidade pessoal.

A relação entre reskilling, upskilling e accountability se baseia muito no fato de que o profissional precisa ser o responsável, e o principal interessado, no seu crescimento de carreira. Portanto, é preciso ter responsabilidade sobre o próprio crescimento.

 

 

 

O futuro do trabalho e a importância do reskilling e upskilling

Falar em reskilling e upskilling também é falar sobre o desaparecimento de uma série de profissões, como você viu na introdução. Mas por que elas deixariam de existir?

Podemos citar o caso de um robô garçom. O modelo Penny, da Bear Robotics, recebeu um investimento de US$ 32 milhões em 2020 para produzir o dispositivo em larga escala. Se adotado, tirará do mercado um alto número de profissionais.

E este é apenas um exemplo de trabalho que pode deixar de ser feito por humanos.

A OCDE estima que 14% dos trabalhos atuais já poderiam ser completamente automatizados, enquanto 32% têm grandes chances de mudar radicalmente.

Ou seja, o número de atividades que são feitas por seres humanos hoje diminuirá consideravelmente nos próximos anos, especialmente as mecânicas e repetitivas. O que está acontecendo é o surgimento de novas profissões, que substituirão as que ficarão obsoletas.

Muitas destas funções estão relacionadas com as novas tecnologias. É só reparar como aumentou a demanda por profissionais de TI nos últimos anos.

No entanto, seis entre dez adultos não dominam as habilidades necessárias para trabalhar com computadores e demais ferramentas digitais. Esse grupo de pessoas precisa entrar em um processo de reskilling para ocupar as novas posições que estão surgindo no mercado.

Quando começar a apostar no reskilling?

Embora muitos profissionais busquem o reskilling quando perdem seus empregos, a verdade é que a posta na requalificação não precisa de um motivo externo.

Estar sempre aprimorando seus conhecimentos é um requisito para se tornar um profissional do futuro, por isso a ideia de dominar um tema é interessante.

Mas para entender quando o momento de começar o reskilling chegou para você, existem algumas dicas que podemos dar:

  • Você precisa entender qual é o cenário no qual você está inserido, seja dentro da empresa em que você está trabalhando ou no mercado em si.
  • Identifique o que você ainda precisa aprender e desenvolver, para isso é necessário identificar quais competências técnicas e comportamentais você já possui.
  • Busque boas fontes de conhecimento, ou seja, instituições nas quais você confia, conselhos de bons profissionais e pessoas que você admira.
  • Seja protagonista do seu crescimento, sabendo por qual motivo você está aprimorando seus conhecimentos e como você vai utilizá-los.

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Por onde começar o processo de reskilling?

O processo de reskilling, e também de upskilling, passa por aprimorar suas habilidades técnicas, mas também as habilidades socioemocionais. Ou seja, além de começar um curso para ter novos conhecimentos sobre uma função diferente, você também precisa desenvolver soft skills.

Entre as mais desejadas estão:

E embora você não precise aprender a programar se não quiser, é essencial que você entenda como utilizar algumas ferramentas e pensamentos mais técnicos para se desenvolver como profissional. E algumas das habilidades técnicas importantes no processo de reskilling são:

  • Design thinking;
  • Inovação;
  • Pensamento computacional;
  • Colaboração virtual;
  • Inteligência artificial;
  • Marketing digital;
  • Análise de dados;
  • Finanças;
  • Robótica;
  • Search Engine Optimization (SEO); 
  • Gerenciamento de projetos.

Tenha em mente que o reskilling (e também o upskilling) é um processo, ou seja, você não precisa desenvolver todas estas habilidades de uma só vez, da noite para o dia.

É preciso ter paciência e se aprimorar aos poucos. Você vai ver que, concentrando-se em uma habilidade por vez, indiretamente acabará desenvolvendo as outras.

O mais importante é ter mente que todo profissional deve atender a três critérios para se adaptar ao futuro do trabalho, independentemente de sua área de atuação:

  • Agregar valor além do que pode ser feito por automatização e Inteligência Artificial.
  • Saber operar em um ambiente digital.
  • Conseguir se adaptar continuamente a novas formas de trabalho e novas ocupações.

E então, o que você achou dos conceitos de upskilling e reskilling? Se essa é a sua necessidade no momento, não deixe de ir atrás do desenvolvimento das suas skills.

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.