EAD

Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

Postado em 27 de out de 2020

Sim, quem faz faculdade EAD consegue emprego até um ano após a colação de grau, em especial aqueles que cursaram uma graduação na área de tecnologia. A remuneração média é equivalente ao dos egressos dos cursos presenciais quando se exclui os cursos de Medicina e de Engenharia: R$ 3.800,00.

Essas constatações são de um levantamento feito em 2022 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e pela Symplicity, empresa de empregabilidade e engajamento estudantil.

Entenda a seguir por que quem faz faculdade EAD consegue emprego da mesma forma que profissionais graduados em cursos presenciais:

A qualidade de ensino das faculdades EAD

A ideia de que a graduação presencial é melhor que a modalidade EAD em termos de qualidade de ensino é um mito que vem sendo gradativamente desconstruído.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) editou a Portaria Normativa nº 11, atualizando a regulamentação e prezando ainda mais pela qualidade das faculdades EAD. Ainda, cursos de graduação a distância passam pelo mesmo processo rigoroso de avaliação que os presenciais.

Em ambas as modalidades, o MEC avalia periodicamente os seguintes pontos para autorizar o funcionamento e reconhecer a graduação:

• Projeto pedagógico do curso, que reúne informações sobre número de vagas, turnos, carga horária, grade curricular, metodologias de ensino e recursos tecnológicos;
  • Relação de docentes e tutores;
  • Infraestrutura disponibilizada pela instituição de Ensino Superior, o que inclui os polos EAD.

As vantagens da graduação EAD

Não há dúvidas de que um dos principais atrativos de uma faculdade a distância é a flexibilidade de horários. Para quem já está no mercado de trabalho, o tempo é uma questão fundamental na hora de definir a graduação, sendo viável até mesmo a escolha por uma faculdade semipresencial, também chamada de graduação híbrida.

As mensalidades mais acessíveis também são uma vantagem da modalidade. Em tempos de crise, a oportunidade de estudar em instituições de qualidade e pagar menos por isso não deve ser desconsiderada por aqueles que buscam o diploma como forma de crescer profissionalmente.

🔵Leia também: Conheça todas as vantagens e desvantagens do EAD

Não há diferença entre o diploma EAD e o presencial

Não há qualquer diferença entre o diploma de uma faculdade presencial e o de uma faculdade EAD. O MEC não informa no documento a modalidade na qual a graduação foi feita.

Portanto, você não precisa se preocupar em sofrer discriminação na hora de conquistar a sua tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Prestígio da instituição de ensino pesa mais no currículo do que modalidade

Não é necessário informar no currículo se a graduação foi feita a distância ou não. O que costuma se destacar aos olhos dos recrutadores é o nome da instituição de Ensino Superior em que o curso foi feito.

Mais importante do que se preocupar com a modalidade é escolher uma universidade ou centro universitário que sejam reconhecidos pelo MEC, com altos índices nas avaliações da pasta. Também é preciso pesquisar o que profissionais que já têm uma carreira consolidada pensam sobre as instituições: elas formam pessoas capazes de atuar na área de formação? Como os estagiários dessas instituições se saem no trabalho? Quais habilidades técnicas e socioemocionais os recém-formados adquirem no decorrer do curso?

Abaixo você encontra uma lista de universidades e centros universitários que são referência em qualidade de ensino nos estados em que estão localizados:

Experiência é mais valorizada no mercado de trabalho

Em processos de contratação, os recrutadores das empresas não costumam perguntar aos candidatos se eles fizeram uma graduação EAD ou presencial. Eles estão mais preocupados em saber sobre as experiências profissionais anteriores e se há um fit cultural com a organização.

Além disso, quem faz faculdade EAD desenvolve habilidades socioemocionais altamente valorizadas no mercado de trabalho: independência, organização, proatividade, gestão de tempo e foco.

Outro ponto a considerar é que grande parte dos estudantes do ensino EAD já trabalham, o que também potencializa suas chances de se manter no mercado.

O EAD já está consolidado no Brasil

As regras do ensino a distância encontram-se no Decreto nº 5.622/2005. Segundo essa norma, ensino a distância é aquele em que o processo de ensino e aprendizagem é mediado por tecnologias de informação e comunicação.

Assim, as atividades desenvolvidas na metodologia EAD não exigem que alunos e professores estejam reunidos em um mesmo local.

Entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos de graduação EAD aumento 474%, enquanto o número de matriculados em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Em 2020, foram realizadas mais matrículas em graduações a distância do que em faculdades presenciais, tanto na rede pública quanto na privada. Os dados são do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).