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Muita gente fala sobre estudar à distância, mas será que é um bom investimento? Você pode ser um publicitário de destaque no mercado se a sua formação em Publicidade e Propaganda for EAD?

Transmitir uma mensagem com responsabilidade é um trabalho mais complexo do que se imagina. Não basta apenas replicar a informação, é preciso dados e fontes confiáveis, adaptar a linguagem para o público e entregar uma comunicação sem ruídos com criatividade, estudo e técnica.

O post de hoje ajudará você que tem interesse na área de comunicação a entender um pouco mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda a distância.

reuniao marketing 2

Como é o curso de Publicidade e Propaganda EAD?

Assim como na modalidade presencial, o estudante de Publicidade e Propaganda EAD, aprende como construir uma marca, criar campanhas para anunciar produtos, serviços, causas e personalidades dos mais variados segmentos do mercado. Algumas instituições ainda oferecem o ensino semipresencial, com aulas periódicas no campus ou polo educacional mais próximo de você.

A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda EAD explora teorias da comunicação, comportamentos do consumidor, métricas, sensações do público, dados, técnicas de criatividade e senso crítico. O estudante aprende sobre linguagem, redação, direção de arte, mídias tradicionais e digitais, planejamento e relacionamento com o consumidor.

Assim, depois de formado, o publicitário é o profissional responsável por dar a voz as organizações, é ele quem sabe o quê, como, quando e para quem falar. Ele transforma a proposta do serviço, produto, causa ou personalidade em algo que possa ser comunicado, atingindo diversas pessoas e convencendo-as a executar determinada ação que beneficie a organização em questão.

Como é estudar a distância?

Quando falamos de ensino a distância é preciso pensar em acesso à tecnologia: computadores, tablets, celulares e internet. Poucos sabem, mas o primeiro registro desse formato de ensino aconteceu em 1728, após o jornal Gazeta de Boston divulgar o curso de taquigrafia por correspondência.

Hoje em dia, temos a internet, um recurso muito mais rápido que o envio de cartas. Essa conexão tornou a troca de conhecimento dinâmica, democrática e flexível.

Assim, na modalidade EAD, a instituição de ensino disponibiliza um login e uma senha para que o aluno tenha acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Por ele, é possível assistir às videoaulas, consultar materiais de apoio e livros da biblioteca online. Também existem formas de comunicação com tutores e outros alunos, como os fóruns e chats.

Algumas faculdades EAD oferecem o curso de Publicidade e Propaganda no modelo semipresencial, ou seja, o aluno estuda a teoria em casa e aplica o que aprendeu em aulas presenciais na instituição, laboratórios de fotografia, rádio e TV disponíveis no campus. É o momento também para tirar dúvidas com os professores e rever os colegas de curso. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), por exemplo, esses encontros são quinzenais.

Com valores atrativos e horários flexíveis, a procura por cursos de graduação e pós-graduação EAD cresceu muito nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), aponta que em 2023, o Brasil terá mais alunos matriculados no ensino a distância que no presencial.

Vale a pena fazer estudar Publicidade e Propaganda EAD?

O ensino a distância oferece muitas vantagens ao aluno e uma delas é poder criar a própria rotina de estudos, opção ideal para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Também é uma boa oportunidade para quem tem vontade de cursar o ensino superior, mas não pode comparecer todos os dias nos horários que o presencial exige, seja por conflito com o horário de trabalho ou com a rotina familiar, por exemplo.

Dessa forma, o curso de Publicidade e Propaganda EAD é uma possibilidade real. A mensalidade cabe no bolso e você ainda não tem gastos diários com transporte, alimentação ou moradia, caso tivesse que morar em outra cidade para estudar.

A plataforma de ensino permite que o estudante de Publicidade e Propaganda acesse apostilas, videoaulas, chat, fóruns e o suporte do tutor. Tudo isso de qualquer lugar que tenha conexão com internet, seja em casa ou até mesmo durante uma pausa no trabalho. Para o EAD, o importante é ser participativo e organizado, cumprir com os prazos de entrega dos trabalhos e comparecer ao campus quando necessário.

Uma rápida pesquisa, é o suficiente para encontrar o curso de Publicidade e Propaganda EAD em diversas universidades espalhadas pelo Brasil. No entanto, antes de se inscrever consulte se a instituição de ensino e o curso são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). É ele quem avalia o EAD seguindo os mesmos critérios do ensino presencial. A importância disso é a garantia que os diplomas tenham a mesma validade e peso.

estudante marketing

Quais as áreas que um publicitário pode trabalhar?

A publicidade vai muito além das propagandas na televisão ou no Youtube. Para ser um bom profissional é preciso criatividade, estratégia, técnica e estar sempre atualizado com o que acontece no mundo. O mercado muda o tempo todo, novas necessidades e mídias surgem a cada dia e cabe ao publicitário se adaptar a essas novas ferramentas e tecnologias para conquistar, e o mais difícil, manter a atenção do público.

Os profissionais da área têm um bom campo de atuação, podem trabalhar em departamentos de comunicação de empresas e organizações de todos os portes e ramos, meios de comunicação - revistas, jornais, TV e redes sociais -, e por último, mas não menos importante, nas agências de publicidade.

As agências funcionam em ritmo acelerado para atender as demandas do mercado, executando as ideias planejadas e garantindo todas as entregas. É preciso uma equipe dinâmica, comprometida, criativa e participativa.

Como é nas agências que estão o maior número de vagas, vamos falar dos principais cargos nestas empresas que o publicitário pode atuar.

Atendimento publicitário

É a linha de frente. É quem faz o elo entre agência e cliente, organiza informações para a criação, controla os prazos de entregas, execução de planejamento, confere materiais e está sempre em contato com o cliente e o departamento criativo.

É uma área agitada e cheia de compromissos. O atendimento precisa saber defender o cliente, mas também defender as ideias e campanhas propostas pela agência. Ou seja, é ideal para quem gosta de se comunicar, fazer apresentações e tem um estilo mais comercial.

Planejamento

Nesta função, você será responsável pela estratégia e cronograma de um projeto. Seu trabalho é de sugerir meios para otimizar performances e investimentos, ou seja, indica onde investir e a quantidade. O publicitário do planejamento analisa concorrência, o mercado e as necessidades do cliente para fazer tais indicações.

Assim, é preciso gostar de analisar dados, pesquisas, estatísticas e enteder muito bem o funcionamento e eficácia de cada mídia, seja impressa, televisiva ou digital.

Criação

Se você é criativo, talvez esta seja a área que mais lhe interesse. A criação é o coração da agência. O departamento é dividido em redatores e diretores de arte: o primeiro fica responsável pelos textos, tudo que será escrito. O segundo pensa na parte visual, o design.

Essas duplas criativas fazem as campanhas, constroem identidades de marcas, podem propor ações em ponto de venda e em redes sociais. Produzem conteúdo para a internet e variados formatos de anúncios impressos e digitais.

Mas, não pense que para esse serviço basta ser criativo: é preciso técnica e muito conhecimento teórico e científico sobre comportamento do consumidor. Até mesmo a cor de determinado design, por exemplo, influencia na impressão que o público tem em determinada propaganda.

Mídia

O publicitário que trabalha com Mídia é o profissional que faz a ligação entre as empresas de mídia e a agência. Ele está sempre em contato com os veículos de comunicação: rádio, TV, jornal, revistas, painéis, entre outros. E com base em pesquisas de segmentação, audiência das mídias, valor para investimento e objetivo da campanha, que o publicitário responsável pela mídia sugere ao cliente qual o melhor lugar aparecer. É uma área que exige muitas negociações e cálculos.

Produção

É quem dá vida ao que foi desenvolvido pela agência e aprovado pelo cliente. Seja comunicação impressa, ações específicas em lojas ou marketing de guerrilha, o profissional de produção pesquisa por preços, formas de executar um projeto, aprova orçamentos e sugere ao cliente a melhor opção para produzir um material.

Direção de criação

É a maior autoridade dentro da agência, é ele quem garante a assertividade dos projetos desenvolvidos pela equipe. Em geral, essa posição é ocupada por quem já tem anos de experiência no mercado e olhar crítico apurado. Uma função de grande responsabilidade.

 

Como está o mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda?

 

Aquela frase “Quem é visto não lembrado” é um dos clichês que são verdadeiros. O mercado não perdoa empresa que não divulga, ainda mais quando o produto ou serviço oferecido não é essencial na vida do consumidor. Nos dias atuais, publicidade é um diferencial entre sucesso e o fracasso de uma empresa.

O Brasil tem o maior mercado publicitário da América Latina, um espaço que emprega milhares de profissionais e movimenta bilhões de reais. Em 2018, segundo o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), o investimento em publicidade no país foi de mais de R$ 16 bilhões.

Já o Linkedin divulgou um levantamento que mostra as 15 profissões que estarão em alta em 2020. Publicidade e propaganda está relacionada com 4 das 15 áreas que aparecem na lista. São elas: Gestor de mídias sociais, Especialista em sucesso do cliente, Assistente de mídias sociais e Representante de vendas.

Ou seja, o mercado é promissor mesmo sendo muito competitivo, afinal, existem diversas áreas disponíveis para atuação.

 

Quanto é o salário de um publicitário?

A remuneração de um profissional de publicidade varia de acordo com o porte da empresa, cidade, cargo ocupado e experiência profissional. Com uma pesquisa no Trabalha Brasil, um classificado online de vagas, é possível saber a média salarial do publicitário de trainee a master, nas empresas de pequeno, médio e grande porte. Conforme os dados, os valores variam de R$ 1.294,43 a mais de R$ 5.000,00.

Existe também salário diferente entre cargos e áreas, um atendimento tem remuneração diferente de um diretor de arte, por exemplo. É importante considerar essa informação quando for escolher a sua especialidade.

Dessa forma, no site Salários.com, a pesquisa aponta que um diretor de arte e um redator, por exemplo, podem ganhar mais de R$ 8.000,00. Já o Diretor de Criação, ou seja, o supervisor desses profissionais, pode ter ganhos que superam os R$ 30 mil mensais. Ou seja: há uma grande variação e a sua experiência e qualificação serão primordiais nessa conta.

Como a internet ajuda os profissionais de publicidade?

A internet mudou o comportamento de compra, consumo de conteúdo e entretenimento do público. As pessoas estão conectadas e até quem era contra, se rendeu aos benefícios dessa tecnologia. A pesquisa da TIC Domicílios revelou que 70% da população brasileira está conectada. E se existe compra e venda de produtos e serviços pela internet, é porque tem uma equipe de publicitários fazendo essas negociações acontecerem.

O Cenp apurou que, em 2019, foram investidos mais de R$ 3 bilhões em mídias para a internet. Anúncios para o digital alcançam mais pessoas, estreita relacionamento de marca com o cliente e aparece na tela do seu celular, enquanto você acompanha os acontecimentos da sua rede social preferida.

Outra oportunidade que a internet trouxe foram os influenciadores digitais. Eles são figuras populares nas redes sociais e que representam algum segmento específico do mercado. As divulgações acontecem em perfil de instagram, twitter e outras redes. Para o publicitário, a oportunidade está na visibilidade que esse influencer tem e na necessidade que ele tem de gerir o interesse das marcas em associarem-se.

Ou seja, essas pessoas têm contratado publicitários para gerenciar os anúncios que serão feitos com a imagem do influenciador. Um exemplo é a parceria de sucesso da marca Verídica It e Rafa Kalimann, a ex-BBB e influenciadora digital. Ela apareceu usando um batom da marca no reality show e em divulgações em suas redes sociais. Resultado, o batom esgotou em 20 minutos no site da loja.

 

Onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda EAD?

Antes de se inscrever para o curso de Publicidade e Propaganda EAD, pesquise sobre a instituição que está oferecendo a graduação. Atualmente existem muitas opções disponíveis no mercado e definir onde começar seus estudos é uma decisão muito importante. Atente-se aos 3 pontos a seguir.

Consulte se o curso é credenciado pelo MEC

O diploma EAD tem validade em todo o território nacional, mas para isso o curso precisa ser credenciado pelo MEC e a consulta pode ser feita pela internet. Para saber se a universidade atende aos requisitos do Ministério da Educação no ponto de vista pedagógico, verifique a nota de avaliação que o curso recebeu nos anos anteriores, essa informação é válida e pode ser decisiva na sua escolha.

Conheça a instituição

Saiba mais sobre a instituição em que pretende iniciar seus estudos e dê preferência às universidades com campus ou polo de atendimento mais próximo. Se for possível, visite a estrutura física antes de se inscrever, conheça a biblioteca, sala de aula e laboratórios de TV, rádio e fotografia, que são estruturas muito importantes na formação em Publicidade e Propaganda EAD.

Outro ponto importante é conhecer as plataformas de ensino. Elas são a sua sala de aula, portanto, é preciso que sejam intuitivas e organizadas. Por elas, você terá acesso a materiais, notas, suporte com tutor, chat e boletos para pagamento das mensalidades.

Escolha a melhor localização da IES para as aulas presenciais:

Comparecer às aulas presenciais é investir não só em seu aprendizado, mas também na relação com colegas de turma e professores. No ensino a distância, podem acontecer encontros semanais ou a cada quinze dias, portanto, escolha o campus ou polo de atendimento mais próximo do seu endereço, assim o deslocamento fica mais fácil, barato e seguro.

Agora que você já sabe que o curso de Publicidade e Propaganda EAD tem a mesma validade e grade curricular que o ensino presencial fica mais fácil responder a pergunta que começamos: “Você pode ser um publicitário de destaque no mercado se a sua formação em Publicidade e Propaganda for EAD?”, e a resposta é um grande SIM! Para isso é preciso criatividade, esforço, compromisso e trabalho em equipe para entregar bons trabalhos para competir no mercado.

Quer conhecer mais sobre outras opções de graduações dentro da área de comunicação? Acesse nosso blog e conheça as principais diferenças entre o curso de jornalismo, publicidade e relações públicas.

 

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