publicidade propaganda ead curso mercado onde fazer

Pensando se vale a pena fazer um curso de Publicidade e Propaganda EAD?

Já podemos adiantar logo de cara que a resposta é “sim”. 

A formação a distância, além de ter a mesma qualidade da graduação presencial, possui ainda vantagens exclusivas.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então, acompanhe o artigo até o final!

O que é Publicidade e Propaganda EAD?

Publicidade e Propaganda EAD é uma graduação que estimula e ensina os alunos a usarem a criatividade para atrair e conquistar os clientes de uma marca, produto ou serviço.

Durante o curso, os estudantes aprendem a planejar, produzir, viabilizar e gerenciar a comunicação publicitária, e também a lidar com ações promocionais de diversos tipos, eventos e marketing

O EAD significa que a formação é feita a distância.

Por que fazer o curso de Publicidade e Propaganda EAD?

Se você é apaixonado pelo mundo da publicidade, este, por si só, é um bom motivo para fazer o curso de Publicidade e Propaganda EAD.

Também é uma excelente alternativa para quem busca uma formação versátil.

E, para quem precisa de flexibilidade, o ensino a distância é ideal. 

Quais são as vantagens de cursar Publicidade e Propaganda a distância?

Dizemos que o EAD é perfeito para quem procura flexibilidade porque a modalidade permite estudar em qualquer lugar e horário desde que o aluno tenha um dispositivo conectado à internet.

Além dessa vantagem, o EAD tem outros grandes benefícios, como investimento menor.

As mensalidades são mais acessíveis porque o curso é feito online.

E isso não quer dizer que a qualidade seja inferior. 

Normalmente, o corpo docente é o mesmo do curso realizado presencialmente.

O diploma também tem o mesmo peso no mercado de trabalho.

Inclusive, ele é idêntico ao do curso presencial, e nenhum deles discrimina em que modalidade a formação foi concluída.

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda EAD?

publicidade propaganda ead como e faculdade

A faculdade de Publicidade e Propaganda EAD integra a área de Comunicação Social. 

Dessa forma, os estudantes desenvolvem capacidades relacionadas à comunicação, além de aspectos mais específicos de acordo com a habilitação em Publicidade e Propaganda.

As aulas e conteúdos são ministrados online e, normalmente, há encontros presenciais para as atividades práticas, apresentação de trabalhos e realização de provas.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda EAD une teoria e prática.

Na UCPel, os alunos têm as seguintes disciplinas:

1º semestre

Módulo 1:

  • Estudos Teóricos e Aspectos Atuais da Comunicação
  • Teoria da Imagem

Módulo 2:

  • Antropologia Teológica e Direitos Humanos
  • Comunicação e Expressão

2º semestre

Módulo 3:

  • Marketing
  • Comportamento do Consumidor

Módulo 4:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Criatividade e Inovação

3º semestre

Módulo 5:

  • Concepções Teóricas da Propaganda
  • Semiótica e Linguagem

Módulo 6:

  • Empreendedorismo
  • Planejamento Publicitário

4º semestre

Módulo 7:

  • Redação Publicitária
  • Produção de Imagem na Propaganda

Módulo 8:

  • Responsabilidade Social Empresarial
  • Comunicação e Psicologia

5º semestre

Módulo 9:

  • Legislação Aplicada à Comunicação Social
  • Metodologia e o uso na Comunicação Social

Módulo 10:

  • Eventos em Comunicação
  • Produção de Rádio, TV e Web

6º semestre

Módulo 11:

  • Comunicação e Realidade Sócio-Cultural 
  • Comunicação Comunitária e Cidadania

Módulo 12:

  • Pesquisa e Opinião Pública
  • Estudos Culturais para Comunicação

7º semestre

Módulo 13:

  • Comunicação Mercadológica
  • Novas Tecnologias em Publicidade e Propaganda

Módulo 14:

  • Crítica da Mídia

8º semestre

Módulo 15:

  • Tópicos Contemporâneos da Comunicação Social 

Além de todas essas matérias, os estudantes têm ainda uma disciplina optativa, projetos integradores em quase todos os módulos e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a obtenção do diploma. 

Duração

A faculdade de Publicidade e Propaganda EAD é mais comum no formato de bacharelado.

Neste tipo de titulação, formado por disciplinas práticas e teóricas, a duração média é de quatro anos.

Na UCPel, como vimos, os quatro anos são divididos por semestres, e em cada semestre há dois módulos disciplinares.

Há ainda instituições de ensino que disponibilizam o curso como tecnólogo.

Neste caso, a duração média é de dois anos, e as disciplina são majoritariamente práticas.

Qual o perfil do estudante do curso?

O estudante de Publicidade e Propaganda EAD é criativo, dinâmico e comunicativo.

Também é importante ter espírito inovador, capacidade analítica e ser organizado e flexível.

Disciplina e comprometimento são ainda duas características importantes do aluno EAD, já que ele precisa saber lidar de maneira positiva com a autonomia que a modalidade a distância propicia. 

Qual o valor do curso de Publicidade e Propaganda EAD?

Como mencionamos, o curso EAD costuma ter mensalidades mais baixas do que o curso presencial.

Na UCPel, a graduação em Publicidade e Propaganda EAD tem valor mensal de R$ 289,00.

Quais são as áreas de atuação em Publicidade e Propaganda?

publicidade propaganda ead quais sao areas atuacao

Quem se forma em Publicidade e Propaganda encontra pela frente três principais áreas de atuação.

São elas:

Produção e direção de arte

O profissional que atua neste ramo é responsável pelo conceito criativo atrelado ao design.

Ou seja, é o diretor de arte quem cria o layout das peças.

Também é papel dele acompanhar a produção da arte final para garantir que ela tenha a qualidade esperada.

Produção de eventos

Outra área grande da publicidade é a de eventos. 

Nela, o profissional é encarregado de toda a organização. 

A definição do público, do lugar, da data, das atrações e tudo mais é dever do produtor de eventos.

Planejamento, criação e atendimento

Planejamento é o processo usado na publicidade para garantir que o resultado final atenda às expectativas do cliente.

Para isso, o profissional estabelece o orçamento necessário, cria um cronograma e acompanha o projeto do início ao fim para ter uma entrega qualificada.

O atendimento, por sua vez, é o profissional que faz a ponte entre o cliente e a agência.

Ele participa de reuniões, entende as necessidades e viabiliza as entregas com todo o time envolvido.

Já a criação é a equipe que desenvolve o conceito criativo.

O diretor de arte, como vimos, fica encarregado do layout.

Mas há também outros profissionais no meio, como o redator.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Publicidade e Propaganda EAD?

publicidade propaganda ead como mercado de trabalho para quem se forma

O mercado de trabalho para o profissional formado em Publicidade e Propaganda EAD oferece várias oportunidades.

Com o avanço da digitalização, o publicitário tem ainda mais canais para atuar. 

Além da publicidade offline, que envolve TV e rádio, por exemplo, o profissional também pode seguir carreira na publicidade online.

Onde o profissional pode trabalhar?

Os principais lugares que contratam publicitários são as agências de publicidade.

No entanto, os profissionais também podem trabalhar em empresas do setor público e privado.

Neste caso, costumam compor o quadro de empregados dos departamentos de Comunicação e Marketing.

Como é a rotina do profissional que se forma em Publicidade e Propaganda?

A rotina do publicitário varia de acordo com a área de atuação e o cargo ocupado.

Um profissional de atendimento, por exemplo, passa mais tempo em reuniões com os clientes e com as equipes de trabalho.

O criativo, por sua vez, tem a rotina mais dinâmica.

Cada dia pode ser diferente do outro.

Isso porque o trabalho dele depende bastante do escopo do projeto.

Qual é a média salarial para a especialidade de Publicidade e Propaganda EAD?

publicidade propaganda ead qual media salarial para especialidade

Além de descobrir todas as possibilidades de trabalho, vale ficar por dentro também da média salarial para a carreira.

Embora a remuneração seja compatível com o nível de experiência do profissional e do lugar onde ele trabalho, é possível tirar a média dos salários registrados em sites de vagas e emprego.

Técnico

Segundo o site Trabalha Brasil, um técnico em Publicidade e Propaganda no início da carreira, que atua em uma empresa pequena, ganha em torno de R$ 1.000,00. 

Já um técnico mais experiente, empregado de uma empresa de grande porte, recebe cerca de R$ 2.600,00 por mês. 

Profissional em formação

Quem ainda está fazendo o curso de Publicidade e Propaganda pode buscar uma oportunidade de estágio.

Neste caso, o salário médio do estagiário na área é de R$ 1.000,00, segundo o Vagas

Profissional formado

Profissionais formados, por sua vez, têm salários mais altos.

Conforme as informações do site Trabalha Brasil, a remuneração pode variar entre R$ 1.300,00 e R$ 5.500,00.

Onde fazer faculdade de Publicidade e Propaganda EAD?

Agora que você sabe tudo sobre a carreira em Publicidade e Propaganda e a formação necessária, é hora de descobrir onde estudar.

Na verdade, você já deve imaginar o local.

Afinal, fizemos menção à universidade em alguns tópicos deste artigo.

A UCPel é referência em qualidade.

São mais de 60 anos de experiência formando profissionais competentes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Acesse a página da graduação em Publicidade e Propaganda EAD e confira todas as informações sobre o curso!

Conclusão

Após ler este artigo, não restam dúvidas de que o curso de Publicidade e Propaganda EAD é uma excelente alternativa, não é mesmo?

O importante agora é você refletir se essa é a formação que você tanto busca.

Se sim, já sabe onde estudar.

Caso queira conhecer outras opções de cursos, você pode navegar pelo site da UCPel.

São várias graduações disponíveis para você fazer a distância.

Gostou do artigo? Então, que tal escrever a sua opinião aqui embaixo nos comentários?

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT