Você já pensou nos benefícios que uma pós-graduação em gestão de pessoas pode acrescentar na sua carreira? É sobre isso que vamos falar hoje. 

Quando pensamos em gestão de pessoas é comum associarmos essa responsabilidade com o setor de RH, já que ela é um conjunto de técnicas que nasceu nessa área.

Porém, a gestão de pessoas é algo que deveria estar na mente de todo líder. 

Saber como gerir pessoas e lidar com elas ajuda o profissional a desenvolver sua liderança, a entender como promover o equilíbrio entre colaboradores e garantir que a experiência deles será a melhor possível.

New call-to-action

E para descobrir como fazer isso da melhor forma, uma pós-graduação em gestão de pessoas pode ser o caminho mais indicado. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é a gestão de pessoas, como uma pós nessa área faz diferença para o profissional e como você pode descobrir a melhor pós-graduação em gestão de pessoas para a sua carreira. 

Você vai conferir:

Qual é a função da gestão de pessoas?
O que é a pós em gestão de pessoas?
Como uma pós-graduação em gestão de pessoas pode alavancar a sua carreira?
Quem pode fazer uma pós-graduação em gestão de pessoas?
Quanto tempo dura a pós-graduação em gestão de pessoas? 
O que você vai aprender na pós-graduação em gestão de pessoas?
Qual é a melhor pós-graduação em gestão de pessoas para a sua carreira?
Conclusão

Qual é a função da gestão de pessoas? 

Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que objetiva desenvolver o capital humano das empresas. Isso significa que a gestão de pessoas é uma prática que foca em melhorar o desempenho de colaboradores e sua experiência dentro da organização. 

Aplicar essas técnicas ajuda a fazer com que os colaboradores trabalhem de forma mais satisfatória e se sintam mais engajados, o que impacta de forma positiva a organização. 

É uma relação com ganho para ambos os lados. Por isso, a gestão de pessoas é essencial quando uma empresa quer crescer, aproveitar os talentos contratados e garantir melhores resultados. 

Qual é a relação da gestão de pessoas com o coaching? 

Enquanto a gestão de pessoas é um processo que visa desenvolver os talentos de uma organização se valendo de treinamento e avaliação, o coaching trabalha para levar um indivíduo da insatisfação para um estado desejado usando ferramentas próprias. 

A gestão de pessoas costuma ter um olhar mais sistêmico, observar e analisar o que a empresa pode oferecer para cada colaborador, enquanto pensa em como desenvolvê-lo. Já o coaching ajuda a trabalhar o colaborador individualmente.

Isso não significa que as duas metodologias não possam ser aplicadas ao mesmo tempo. Na verdade, elas podem trabalhar muito bem juntas.

Isso porque enquanto a gestão de pessoas promove um ambiente que facilita o desenvolvimento do colaborador, o coaching pode ser aplicado para alinhar as expectativas dele com a cultura da empresa e despertar a vontade de crescer junto com a organização.

pós graduação em gestão de pessoas - pessoas em reunião

O que é a pós em gestão de pessoas? 

A pós-graduação em gestão de pessoas prepara o profissional para atuar como líder de performance dentro das organizações. 

As aulas promovem um ambiente que ajuda a desenvolver as habilidades e competências do profissional ligadas ao poder de reflexão, argumentação e persuasão. 

O foco dessa pós-graduação é capacitar os profissionais para desempenhar uma gestão de pessoas alinhada com os objetivos da organização, permitindo eficiência e eficácia na tomada de decisão. 

Como uma pós-graduação em gestão de pessoas pode alavancar a sua carreira? 

Uma pós-graduação em gestão de pessoas oferece vantagens como nenhuma outra. 

Isso porque, com ela, você desenvolve habilidades que poderão beneficiar todas as áreas de uma organização. Assim, todo líder e gestor pode elevar sua carreira a um novo nível. 

É uma maneira de aprender a gerenciar equipes, treinar competências interpessoais e mais. Abaixo, falamos um pouco sobre as principais vantagens de fazer uma pós em gestão de pessoas: 

1. Melhora seu currículo 

Por si só, uma especialização já coloca o seu currículo em evidência. 

Uma especialização em gestão de pessoas, então, mostra que você é um profissional que tem vontade de ser um líder e crescer para cargos mais altos.

E isso pode acabar atraindo oportunidades melhores até você. 

2. Traz conhecimentos essenciais para sua própria carreira

Por oferecer uma grade curricular diversificada, uma pós em gestão de pessoas foca no crescimento profissional.

Você aprenderá como motivar equipes, organizar um time para máximo rendimento e aspectos técnicos da gestão de pessoas. 

Além de aplicar esses conhecimentos em times quando tiver a oportunidade, você também pode aplicá-los na sua própria carreira.

3. Ajuda a alcançar o salário de pós-graduado 

Ter uma pós-graduação demonstra que você está investindo no seu próprio futuro e que tem comprometimento com sua atuação profissional.

Logo, empresas podem se sentir mais seguras em investir em você, ajudando-o a chegar em um salário maior. Hoje, por exemplo, a média salarial de um especialista em gestão de pessoas no país é de R$ 6.130,00.

4. Oportuniza crescimento na sua área

Além de poder ajudar a aumentar o seu salário, uma pós em gestão de pessoas também ajuda a aumentar as oportunidades.

Isso acontece porque esse é um conhecimento muito valorizado dentro das empresas por conta das vantagens que traz e de seu impacto direto no faturamento da organização.

5. Traz aprendizados úteis para todas as áreas

Os conhecimentos que você adquire em uma pós em gestão de pessoas podem ser aplicados em todas as áreas de uma organização e em diversos segmentos de mercado.

Para qualquer área que tenha um líder ativo, essa especialização é recomendada. Por isso, ela é uma escolha inclusive para quem está pensando em reskilling ou upskliing.

pós graduação em gestão de pessoas - Como uma pós-graduação em gestão de pessoas pode alavancar a sua carreira

Quem pode fazer uma pós-graduação em gestão de pessoas?

Praticamente pessoas de qualquer formação podem buscar uma pós-graduação em gestão de pessoas. Isso porque essa especialização ajuda a desenvolver habilidades que aprimoram toda área do conhecimento. 

Por isso, a pós-graduação em gestão de pessoas é para quem deseja se capacitar para agir com mais segurança na hora de desenvolver o capital humano de uma empresa, seja no momento de montar seu time ou entender como mantê-lo produtivo e satisfeito. 

Quanto tempo dura a pós-graduação em gestão de pessoas? 

Normalmente, uma pós-graduação tem duração de 160h.

Ou seja, cerca de 4 semestres, o que equivale a 2 anos de curso. E na maior parte das pós-graduações, o diploma é emitido apenas depois desse período. 

Aqui na UCPel, nós oferecemos a Pós +Carreira EAD, onde você conquista um certificado intermediário a cada 3 meses e, assim, consegue adicionar qualificações ao seu currículo e acelerar sua carreira antes mesmo de finalizar o curso. 

O que você vai aprender na pós-graduação em gestão de pessoas 

Como dissemos acima, uma pós-graduação em gestão de pessoas vai preparar o profissional para pensar sistematicamente em seu time e se tornar um líder, prezando pelo desenvolvimento de talentos e sua colaboração com a organização. 

Por isso, muitos dos assuntos estudados falam sobre gestão estratégica, tecnologias, aspectos culturais e comportamentais e o que faz uma liderança de alto desempenho.

Veja alguns exemplos de disciplinas de uma pós em gestão de pessoas: 

  • Aspectos introdutórios em gestão de pessoas; 
  • Políticas e práticas de gestão de pessoas; 
  • Gestão estratégica de pessoas; 
  • Desenvolvimento humanos; 
  • Organizações contemporâneas; 
  • Transformações do trabalho; 
  • Psicologia positiva e coaching; 
  • Coaching e gestão de carreira; 
  • Liderança, motivação e desenvolvimento de equipes.

pós graduação em gestão de pessoas - Qual é a melhor pós-graduação em gestão de pessoas para a sua carreira?

Qual é a melhor pós-graduação em gestão de pessoas para a sua carreira? 

São várias as instituições que oferecem o curso de pós-graduação em gestão de pessoas, porém você precisa escolher aquele que mais se encaixa na sua necessidade e realidade. 

Também é interessante avaliar a importância que essa pós vai ter nos próximos meses da sua profissão.

Por isso, se você quer acelerar sua carreira, convidamos você a conhecer a Pós +Carreira EAD da UCpel e o nosso curso de especialização em Coaching e Gestão de pessoas. 

Como explicamos acima, você recebe um certificado a cada 3 meses do curso, sempre que finalizar um dos eixos de ensino, além de receber acompanhamento de carreira para acelerar os seus próximos passos profissionais. 

Veja a grade curricular, valores e outros detalhes da nossa pós-graduação em gestão de pessoas EAD neste link. 

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que tenha ficado claro o que é a pós em gestão de pessoas, o que ela acrescenta na sua vida profissional e por que você deveria considerar se especializar na área.

Leia também:

10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Quem pode fazer pós em marketing e quais são as melhores especializações

Networking: o que é, para que serve, como fazer e importância

 

 

 

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT