Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

Postado em 24 de out de 2022
Loading...

Se você já fez o Enem, ou está prestes a fazer a prova, tenho certeza de que a dúvida sobre qual nota precisa para entrar na faculdade já passou pela sua cabeça.

A pontuação do Enem permite que você concorra a bolsas de estudos em instituições privadas ou a uma vaga nas universidades públicas. 

E isso acontece através da convergência entre a instituição escolhida, o curso que você deseja fazer e a sua nota do Enem. Se a nota for suficiente, você consegue a vaga.

O problema é que essa equação não é tão simples assim.

A nota de corte de cada instituição e curso, ou seja, o mínimo que você precisa alcançar para concorrer, vai depender da nota dos inscritos naquela instituição e curso naquele ano, o que dificulta conseguir uma resposta exata sobre qual pontuação precisa para entrar na faculdade. 

Porém, é possível ter uma estimativa. E é sobre isso que vamos conversar neste artigo. 

Aqui, vamos ver o que é e como funciona a pontuação do Enem, se existe uma nota ideal e como usar sua nota para entrar na faculdade.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é a pontuação do Enem? 

A pontuação do Enem é a quantidade de pontos que você faz em uma edição da prova. 

Ela é a média entre os seus acertos nas questões objetivas e seu desempenho na redação. Ou seja, a pontuação do Enem é a mesma coisa que a nota que você tira na prova. 

Isso significa que se alguém teve uma nota 725 no Enem, esse alguém atingiu 725 pontos.

Como a nota do Enem é calculada

Essa é uma informação importante de se ter por que a nota do Enem não é uma conta simples. 

Ao contrário de outras avaliações, você não consegue ter uma noção de quanto tirou, se ficou na média ou se tirou uma nota alta, a partir do gabarito. 

As questões objetivas do Enem são corrigidas por um algoritmo que consegue entender o seu padrão de respostas e saber se você acertou uma questão porque chutou ou sabia a alternativa. 

A partir disso, pontos diferentes são atribuídos às questões e as suas respostas, dificultando saber sua nota apenas tendo a informação de quantas questões acertou. 

E como a pontuação do Enem também depende da redação, e a redação é corrigida de forma manual por uma banca avaliadora, você também não consegue saber quanto tirou antes do resultado oficial sair na Página do Participante.

Como saber a nota do Enem

Para descobrir a sua nota do Enem, você precisa acessar a Página do Participante no período indicado pelo Inep. Normalmente, a nota é disponibilizada alguns meses após a realização da prova. 

A Página do Participante é um portal bastante importante onde você encontra diversas informações envolvendo o Enem, desde a inscrição e perguntas frequentes até o boletim de desempenho.

🔵 Leia também: Veja como acessar a Página do Participante do Enem

O que é uma boa nota no Enem? 

Essa é uma pergunta bastante frequente, mas que não tem uma resposta exata. Isso porque uma boa nota vai depender do seu objetivo para ela. 

Ou seja, para saber o que é uma boa nota do Enem, você precisa saber qual é o mínimo necessário para conseguir uma vaga na sua instituição e curso de escolha. 

Porém, a grande verdade é que: em se tratando de Enem, quanto maior a sua nota, melhor. 

Isso significa que quanto mais perto da nota máxima sua pontuação do Enem chegar, mais chances você terá de conseguir uma vaga no curso e na instituição que deseja.

Quantos pontos precisa para passar no Enem? 

Como você já deve ter percebido a essa altura, o Enem não é uma prova na qual você passa. 

Ele é uma prova que proporciona uma pontuação que pode ser utilizada em programas de acesso ao ensino superior, como o Prouni e o Sisu. 

Se você for aprovado em um destes programas, pode dizer que passou, mas a nota necessária para isso dependerá dos fatores que explicamos acima.

🔵 Leia também: Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

Qual a pontuação para cada curso? 

Como dito na introdução, não é possível ter uma resposta exata para a nota que você precisa para entrar no curso desejado na próxima seleção. Porém, é possível ter uma estimativa. 

Para se ter uma ideia, você pode levar em consideração as notas de corte da edição anterior.

Confira abaixo uma seleção dos cursos mais procurados do Brasil e suas notas de corte em 2023 no Prouni:

🔵 Leia também: Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

Como entrar na faculdade com a pontuação do Enem

E agora que você já entendeu tudo o que envolve a pontuação do Enem, vamos conversar sobre as formas de ingresso que existem e como você pode utilizar sua nota em cada uma delas. 

Atualmente, existem quatro formas de utilizar sua nota do Enem para entrar na faculdade. Abaixo, falamos um pouco sobre cada uma. Confira: 

Prouni 

O Programa Universidade para Todos foi o primeiro programa de ingresso no ensino superior criado pelo Ministério da Educação (MEC) através da nota do Enem. 

O Prouni entrou em vigor em 2004 e concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. 

Para participar do Prouni, o candidato precisa ter diploma de ensino médio e ter feito o Enem no ano anterior à seleção.

É exigido, também, que o candidato tenha média superior a 450 pontos no Enem e que não tenha zerado a redação. 

Existem mais algumas exigências para quem deseja concorrer a uma vaga pelo Prouni, mas uma das principais é que o candidato precisa preencher um questionário socioeconômico e, a partir disso, entende se poderá conseguir uma bolsa de 100% (integral) ou de 50% (parcial).

Sisu 

Por sua vez, o Sistema de Ingresso Unificado, o Sisu, criado em 2010, é o programa que concede vagas em instituições públicas a partir da nota do Enem. 

Para participar do Sisu, o candidato também precisa ter o diploma de ensino médio e participado da edição mais recente do Enem. 

O sistema não exige uma nota média mínima, mas não permite a inscrição de pessoas que tenham zerado a redação. 

Fies 

Diferente do Prouni e do Sisu, o Fies não é um programa de ingresso no ensino superior, ele é um programa de financiamento estudantil. 

Ou seja, através dele, o estudante pode financiar sua graduação em uma instituição de ensino superior privada com taxas de juros mais acessíveis. 

Além disso, a quitação começa apenas depois que o estudante conclui o curso. 

Para participar do programa, é preciso ter tirado uma média mínima de 450 pontos e também não ter zerado a redação. 

Bolsas de estudos 

Por fim, além dos programas criados pelo MEC, também existem programas de bolsas de estudo desenvolvidos pelas próprias instituições de ensino superior privadas. 

Nesse caso, o candidato precisa ter feito o Enem em algum momento a partir de uma data específica (a maiorias das instituições aceita notas a partir de 2014) e de acordo com a nota tirada, consegue bolsas de até 100% de desconto no primeiro semestre e descontos diferenciados ao longo do curso. 

Confira o site da sua instituição de interesse para saber se ela disponibiliza essa oportunidade. 

Como escolher uma faculdade EAD

E então, você conhecia todos estes aspectos da pontuação do Enem?

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.