header-blog-UCPel

Blog do EAD UCPel

O que faz e quanto ganha um profissional de Gestão de Pessoas?

Postado em 16 de jan de 2019

A gestão de pessoas deixou de ser baseada em atividades burocráticas, tais como cálculo da folha de pagamento e controle de ponto, e passou para ações estratégicas, como people analytics e contratações por competências.

Essa mudança de cenário exige profissionais com formação completa e multidisciplinar, que é oferecida nos cursos superiores de tecnologia em recursos humanos, assim como nas inúmeras especializações na área.

Entenda agora porque essa profissão tem ganhado destaque no mercado e saiba como se tornar um gestor de pessoas de sucesso!

 

O que faz um profissional de gestão de pessoas?

Dentre as várias atribuições de um gestor de pessoas, destacamos seu papel essencial no recrutamento e seleção de profissionais com perfil alinhado aos objetivos da empresa na qual ele trabalha. Uma contratação bem feita poupa recursos em treinamentos e também evita a alta rotatividade de funcionários.

Além de contratar as pessoas certas, o gestor de recursos humanos tem a responsabilidade de gerenciá-las no dia a dia, identificando habilidades e ajudando a desenvolver outras competências necessárias para o trabalho. Isso é feito por meio de programas de treinamento e desenvolvimento.

A gestão de pessoas também é responsável por mediar as relações no trabalho, buscando sempre que empresa e funcionários atinjam seus objetivos. Isso requer habilidades de negociação e gestão de conflitos.

Por ser a área que gerencia o capital humano da empresa, a gestão de pessoas deve estar sempre alinhada com os objetivos estratégicos da organização e equilibrar produtividade e qualidade de vida, promovendo um ambiente de trabalho saudável e focado em resultados.

Onde estão as oportunidades para quem se forma em gestão de pessoas?

Empresas de todos os portes e segmentos precisam de profissionais qualificados para atuar na gestão de pessoas. Isso significa que, ao fazer uma faculdade de RH, você pode trabalhar tanto no segmento de serviços, quanto no comércio ou indústria.

Quem prefere atuar como autônomo pode escolher o ramo da consultoria em gestão de pessoas ou então prestar serviços como headhunter (caçador de talentos). Há oportunidades, também, para aqueles que desejam abrir uma empresa de recrutamento e seleção ou então prestar serviços em treinamento e desenvolvimento, por exemplo.

Justamente pelo perfil estratégico, o profissional de gestão de pessoas tem uma remuneração bastante atrativa. De acordo com o Guia Salarial Robert Half 2019, um analista de recursos humanos de uma pequena ou média empresa tem uma média salarial de R$ 4.000,00. Já um diretor de recursos humanos de uma grande empresa pode chegar a uma remuneração de R$ 55.000,00.

Como se tornar um gestor de pessoas?

O primeiro passo para uma carreira bem-sucedida em gestão de pessoas é iniciar uma faculdade na área. Há quem faça a graduação em Administração e depois procure por uma especialização em gestão de pessoas, porém, para quem quer se inserir rápido no mercado de trabalho, existe o Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos.

Durante a faculdade de Recursos Humanos, você entra em contato com todos os conhecimentos necessários para liderar um setor de gestão de pessoas ou, então, assumir uma posição de especialista em determinada área, como cargos e salários ou gestão de benefícios.

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos tem foco prático e habilita o estudante para o mercado de trabalho em apenas dois anos.

Saiba mais sobre o curso e tenha uma visão de mercado clara, prática e real neste vídeo da Beduka

 

Quer saber mais sobre essa profissão que tem interessado a cada vez mais pessoas? Conheça nosso curso de graduação em Recursos Humanos!

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!