Afinal, o que é networking e para que serve?

Postado em 13 de ago de 2020
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É verdade que a faculdade nos proporciona uma base sólida de aprendizado teórico para enriquecer nossas habilidades, mas há também o lado da troca humana entre alunos e professores. E é nesse momento que o networking faz toda a diferença. Mas afinal, você sabe o que significa essa palavrinha em inglês? O que é networking e para que serve?

Engana-se quem pensa que networking existe apenas no ambiente corporativo. A construção de uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações começa ainda na faculdade, por meio da troca entre colegas de turma e professores.

Participar de grupos de estudo, eventos da área e cursos rápidos são uma excelente maneira de aprimorar seus conhecimentos. E o mais importante: abre muitas portas para o mercado de trabalho. Se você trabalha com vendas, provavelmente já sabe que manter uma rede de contatos é fundamental para o seu negócio. Mas não é só o profissional de vendas que se dá bem com o networking: ele é imprescindível para todas as profissões.

Pensando nisso, preparamos este texto para trazer até você as principais características do networking, a importância dessa ferramenta para o seu crescimento profissional – e pessoal! –, além de dicas práticas para criar uma rede de contatos que agregam no seu currículo.

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O que é e para que serve o networking?

O networking nada mais é do que uma rede de contatos criada com o objetivo de cultivar relações profissionais que beneficiem diversas partes.

e maneira prática, pense o seguinte: você consegue imaginar um mercado de trabalho sobrevivendo sem uma troca diária de ideias e experiências entre seus colaboradores?

É difícil imaginar um profissional crescendo por conta própria, ainda mais em um mercado tão competitivo. Para se atentar às tendências do mercado, muitas vezes precisamos estar em contato com concorrentes, marcas de sucesso e até mesmo a população em geral.

Ora, se bons relacionamentos são fundamentais para a nossa vida pessoal, por que não seriam para a vida profissional, não é mesmo?

Aumentar a sua rede de contatos profissionais propicia ideias e caminhos diferentes que podem ser tomados, e colocam seu negócio na mesma trilha que muitos outros que alcançaram o sucesso. Por isso, cultivar boas relações de trabalho são fundamentais para quem quer alcançar bons resultados profissionais.

A importância do networking no ambiente de trabalho

Se perguntarmos a colegas ou familiares mais antigos sobre como era a relação de trabalho em outras gerações, muitos vão responder que não era algo tão valorizado em suas carreiras. Afinal, até pouco tempo atrás era comum a figura do profissional que trabalhava quase que a vida inteira em uma mesma instituição. Com o foco mais voltado para a produção, a interação entre as pessoas no ambiente de trabalho não era prioridade.

Mas os tempos mudaram e o mercado de trabalho se tornou mais dinâmico, competitivo e moderno. Surgiram inúmeras áreas para serem exploradas, inclusive as do comércio digital, das tecnologias de informação e até mesmo empregos flexíveis que não exigem vínculo fixo com determinada empresa. Com essa dinâmica mais flexível, as relações interpessoais se tornaram um importante recurso para quem deseja crescer nos negócios.

Quer um exemplo na prática de como o networking é peça fundamental para o mercado de trabalho?

Imagine que você trabalha em uma loja de departamento. Independentemente da sua posição – vendedor, gerente, sócio, distribuidor – é necessário estar em sintonia com todos os setores da sua loja e mesmo fora dela.

Uma boa comunicação entre os funcionários da empresa é essencial, mas manter uma rede de contatos com fornecedores, consultores e terceirizados é ainda mais importante para o bom fluxo do comércio.

Fomentar uma comunicação alinhada entre todos os colaboradores é o que traz resultados positivos no final do mês. Quando todos trabalham com expectativas e objetivos em comum, seu negócio se torna mais forte.

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Networking serve para todas as profissões?

Quando falamos em rede de contatos, é comum imaginarmos que essa seja uma tática mais implementada no alto escalão corporativo ou mesmo entre empresários em geral. Mas você já percebeu neste texto que o networking é uma ferramenta eficaz para qualquer ambiente de trabalho, não é mesmo? Afinal, manter um bom círculo profissional faz toda a diferença para qualquer negócio.

O networking não só serve para todas as profissões, como também funciona para além do mercado de trabalho. E mais do que isso: ele pode começar a ser implementado ainda na época da faculdade.

Quer época melhor para aprender com os mais experientes e formar uma rede de contatos segura para trocar ideias e experiências? O período da graduação pode ser um excelente laboratório para você melhorar suas habilidades de comunicação e negociação.

Portanto, não importa se você trabalha em uma loja pequena ou em uma empresa multinacional, o networking é importante para todas as etapas do negócio. E o principal: ele fortalece a sua imagem profissional.

 

Quais os benefícios do networking?

Agora que você já sabe o que significa e qual a importância do networking para a sua carreira profissional, chegou a hora de conhecer todos os benefícios dessa prática. Manter uma boa relação com colegas de trabalho e demais colaboradores fortalece não apenas o seu círculo de contatos, mas também as oportunidades futuras.

Impulsiona sua carreira

A principal vantagem ao fomentar o networking está justamente nos ganhos para a sua carreira. Afinal, construir uma rede de contatos de qualidade ajuda não apenas a desenvolver suas habilidades na profissão e melhorar a produtividade no emprego, mas também para abrir portas para possíveis promoções ou até mesmo para uma troca de carreira.

Aumenta sua visibilidade

Expandir seus contatos é um dos melhores caminhos para desenvolver maior crescimento pessoal ou simplesmente adquirir novos conhecimentos. Estar mais próximo dos colegas e gestores ajuda a aumentar seu alcance na hora de buscar uma nova oportunidade.

Sabe aquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar? Que tal se aproximar de funcionários que trabalhem ou já passaram por lá? O networking ajuda você a se colocar na rota de vagas disponíveis que surgirem no futuro.

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Troca de informações

Quais as tendências do mercado? Como o setor tem reagido frente às crises e oportunidades? O networking é a ferramenta mais importante para quem deseja trocar informações e aperfeiçoar as técnicas da profissão. Uma ampla rede de contatos te deixa a par do que está acontecendo no mercado e oferece conselhos e dicas valiosas para a sua carreira.

Estimula a sair da zona de conforto

É ótimo ter um emprego seguro e estável, mas é bem verdade que também é ótimo se manter atualizado ou até mesmo abordar novas habilidades para enriquecer o currículo. Por isso, estar cercado de colegas de trabalho e colaboradores mais experientes te ajudam a sair da zona de conforto e a explorar novas áreas no mercado de trabalho.

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Como criar e manter um networking?

Existem diversas maneiras de construir uma relação sólida no ambiente de trabalho, e elas podem ser aplicadas em qualquer tipo de setor ou profissão. Separamos algumas dicas básicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo e desenvolver seu networking com os colegas:

Frequente eventos da sua área

Prestar um bom trabalho é tarefa fundamental na construção de um portfólio de sucesso. Mas não basta ser eficiente, é preciso construir uma rede de contatos com outros profissionais da área. Por isso, frequentar cursos e eventos relacionados à sua área fazem uma diferença enorme na hora de conquistar espaço no mercado de trabalho.

Tão importante quanto prestar um bom serviço é saber utilizar as melhores técnicas de negociação ao seu alcance. Investir em uma boa oratória abre portas para o mercado, e nada melhor que treinar a sua interagindo com outros profissionais.

Mantenha uma boa relação com os colegas e superiores

Independentemente do tempo que você permanecerá na empresa, é a imagem que fica que faz toda a diferença. Manter uma relação sólida com supervisores e demais colaboradores te coloca num lugar de destaque no mercado de trabalho.

Ninguém gosta de receber a notícia de que será desligado de um cargo. Mas você pode tornar o momento de demissão menos traumático caso tenha um bom histórico com a empresa. O networking beneficia na hora de procurar um novo emprego, afinal você terá uma rede de contatos sólida para buscar alternativas. E as empresas sempre dão prioridade para profissionais que saibam demonstrar comprometimento com o trabalho.

Caso decida mudar de empresa ou mesmo tenha que lidar com uma demissão indesejada, manter uma boa relação com seus pares o fará ter boas recomendações e maiores chances de conquistar uma nova oportunidade no mercado. Divulgar as suas habilidades também será mais fácil por meio do networking, afinal é por meio da troca de experiências que muitos profissionais conquistam lugares de destaque.

Saiba jogar de acordo com a ocasião e se comunicar com diferentes grupos de colaboradores.

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Coloque-se à disposição das pessoas

Sabe aquele dia de trabalho em que estamos mais tranquilos? Que tal utilizar o tempo livre para oferecer ajuda a um colega ou mesmo para o seu chefe? Dar apoio a um funcionário que recém entrou na empresa ou mesmo aquela ajudinha no relatório final do supervisor são atitudes de um bom funcionário que preza pelo bom andamento da empresa como um todo.

Ao se dispor para ajudar outras pessoas, você agrega novos conhecimentos para si próprio. Quando nos oferecemos para auxiliar na tarefa de alguém, também “corremos o risco” de aprender algo novo, não é bacana pensar dessa forma? Portanto, da próxima vez que estiver com a sensação de que poderia contribuir mais, comece com um simples aceno de que está à disposição para ajudar.

Interaja nas redes sociais

Foi-se o tempo que as redes sociais eram vistas como vilãs pelas empresas. Se utilizadas de forma adequada, elas podem enriquecer ainda mais a sua posição no mercado. O Linkedin é hoje a principal plataforma de networking digital. Em tempos de home office cada vez mais aderido pelas empresas, saber se comunicar nas redes sociais é fundamental para desenvolver seu lado profissional.

Monte uma lista de perfis que agreguem para o seu desenvolvimento e não tenha medo de “solicitar amizade” a gestores de RH e sócios de empresas da área que você almeja. Aprender com quem já está no ramo há um tempo é uma boa dica para quem quer dar um passo a mais na carreira ou mesmo se aventurar em outras áreas.

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Aceite mais convites

Foi convidado para participar do happy hour da firma depois do expediente? Então por que não aproveitar esse momento para interagir mais com a equipe e fomentar o networking? Mesmo momentos mais descontraídos podem ser uma excelente oportunidade para desenvolver a sua rede de contatos profissionais.

O mesmo vale para a participação em congressos e palestras relacionados ao seu trabalho. Quando participamos mais ativamente do ambiente profissional, nos tornamos mais flexíveis para propor soluções e até mesmo adquirir novos conhecimentos.

Convide também

Não espere apenas que os colegas ou o seu chefe convidem para uma roda de conversa com demais profissionais. Tome a iniciativa para também convidar os colaboradores para participarem de eventos, cursos e debates sobre a sua área. Lembre-se que, quanto mais inserido você estiver no ambiente profissional, mais você desenvolverá sua capacidade de comunicação e argumentação.

Como manter a comunicação assertiva e eficiente?

Esse é um dos maiores desafios quando se fala de networking, pois a estratégia só terá efeitos positivos se a comunicação for adequada.

Isso implica em manter um tom profissional, ainda que você esteja postando em redes sociais.

Não quer dizer que precise ser sempre sério ou formal, e, sim, respeitoso e cordial ao falar com seus contatos.

Confira, a seguir, mais insights para acertar na comunicação.

Compartilhe informações

Como explicamos no começo deste artigo, o networking é pautado pela colaboração, por relações de troca em que todos ganham.

Então, esteja preparado para compartilhar não somente novas oportunidades de trabalho e negócio, mas também seus conhecimentos quando for acessado por alguém da sua rede.

Comemore as vitórias corporativas

Bons resultados em projetos, cursos concluídos e até experiências diferenciadas são motivo para comemoração.

Nesses momentos, inclua uma ou mais pessoas do seu network nas celebrações, mostrando como o suporte prestado por elas contribuiu para o seu sucesso.

Comente, ainda, as ferramentas e metodologias que te levaram até esse ponto, pois podem servir de inspiração para seus contatos.

Agradeça o apoio

Gratidão é uma característica bastante valorizada nos dias de hoje, principalmente por fortalecer a motivação de quem se propõe a ajudar.

Então, ao obter uma conquista relevante ou superar um obstáculo, sempre agradeça àqueles que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Não fique somente no mundo virtual

Mais acima, sugerimos formas de contato para ativar sua rede, porém, você não deve se restringir aos meios digitais.

Apesar de sua importância, mensagens via WhatsApp, inbox ou e-mail não têm o mesmo impacto que uma interação pessoalmente, concorda?

Mesmo quando não for possível marcar um café com membros da sua rede, busque estreitar a relação através de um telefonema, por exemplo, ou de uma chamada de vídeo.

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Estratégias de networking para crescer na carreira

Neste tópico, reunimos três estratégias certeiras para quem quer avançar na vida profissional. Acompanhe:

Tenha uma resposta pronta (e boa) para a pergunta: “O que você está fazendo atualmente?”

Afinal, se enrolar ou ficar pensativo pode passar a impressão de que você está estagnado e não tem nenhum plano para sua carreira.

Vale a pena pensar nesse assunto com antecedência para elaborar uma resposta honesta e clara, que revele sua intenção de crescer.

Ainda que esteja desempregado, você pode falar sobre a busca por recolocação, aperfeiçoamento de habilidades e projetos paralelos, incluindo trabalho voluntário.

Tenha um companheiro de networking

Ao identificar um colega ou conhecido com interesses em comum, vocês podem trocar recomendações, além de comparecer juntos a eventos do setor.

Assim, ambos se beneficiam das referências sem precisar se autopromover, além de ganhar companhia nos encontros.

Crie conteúdo

Essa é uma boa forma de disseminar informações de qualidade e evidenciar suas competências.

Verifique quais assuntos interessam à sua rede e seguidores e contribua, dando sua opinião ou compartilhando conteúdo relevante.

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Conclusão

Como você pode observar, entender o que é e para que serve o networking beneficia não apenas a si próprio, mas toda uma cadeia produtiva do mercado de trabalho. Quando uma equipe trabalha de forma alinhada e com o mesmo objetivo é possível trocar ideias e experiências que enriquecem a carreira de todos.

Portanto, na próxima vez que pensar em recusar uma ida ao happy hour com o pessoal da firma, que tal aproveitar esse momento para estreitar a relação e aprender um pouco com os demais? Claro que ninguém deve se relacionar com os colegas de maneira forçada em prol apenas de benefício próprio. O networking deve acontecer de maneira genuína entre todos os envolvidos.

Tenha em mente que essa troca gera uma imagem que você deixa para a empresa, e dependendo do resultado isso pode abrir muitas portas no mercado. Então anota aí as nossas dicas gerais: participe de eventos, fortaleça sua imagem profissional, faça cursos, desenvolva sua oratória e lembre-se de sempre se mostrar disposto a ajudar o próximo.

Que tal começar a fortalecer o seu networking hoje mesmo?

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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