Método Robinson, a técnica que vai otimizar seus estudos

Postado em 11 de jan de 2022
Loading...

O Método Robinson consiste em cinco passos e tem foco nos momentos fundamentais do aprendizado. Você já conhecia? Esse método foi criado nos anos 1940 por um psicólogo e funciona através de cinco etapas: explorar, perguntar, ler, rememorar, repassar.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o Método Robinson, sua origem e importância, e como você pode aproveitá-lo ao máximo na sua rotina de estudos. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o método Robinson?

Considerado extremamente útil por diversas universidades dos Estados Unidos e do mundo, o Método Robinson foi criado pelo psicólogo educacional Francis Pleasante Robinson.

Em 1946, ele publicou o livro “Effective Study” (traduzido literalmente como “Estudo Efetivo”), onde explorou em detalhes seu método de aproveitamento acadêmico. O Método Robinson considera cinco etapas de estudo para fixar conteúdo.

Em inglês, o método pode ser definido pela sigla SQ3R ou SQRRR, que formam um acrônimo de survey, question, read, recite e review.

Esta técnica não tem uma tradução oficial para o português, mas aqui os especialistas utilizam a sigla EPL2R, nomeando as cinco etapas como: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

Quando comparado a outras técnicas de estudo e memorização, o Método Robinson não é muito revolucionário ou mirabolante. Porém, ele é simples e efetivo. Com organização e comprometimento, é possível conseguir bons resultados.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Quais são os 5 passos do Método Robinson?

O Método Robinson consiste, como já explicamos, em cinco etapas. Elas são consideradas etapas fundamentais para a aquisição de conhecimento. Toda a técnica é baseada na repetição, o que o criador achava crucial para memorização.

1. Explorar

O primeiro passo se refere à exploração do conteúdo existente sobre o tema a ser estudado. Também pode estar se referindo à exploração de uma leitura obrigatória, por exemplo.

Nesta etapa, o que interessa é entender de onde veio e quais são as intenções daquela obra ou material. O que o autor quis passar com aquilo? O mais importante da fase de exploração, então, é descobrir o material e seu conteúdo.

2. Perguntar

Em seguida, acontece a segunda fase: perguntar. Essa etapa parte do princípio de que a fase de exploração deixou algumas dúvidas, e você deve se render a elas. Coloque suas dúvidas em uma lista e comece a criar novas perguntas a partir delas.

Pergunte-se tudo o que surgir, mesmo que você ache que não é relevante no momento. A intenção é que você não aceite passivamente o conteúdo, mas que aprenda de forma ativa.

3. Ler

A fase de leitura consiste não só em ler o material, mas também analisar e resumir. É uma etapa que precisa de atenção e capacidade de imersão, tendo como finalidade fazer com que você estimule seu pensamento crítico.

Como dissemos acima, a ideia do Método Robinson é transformar você em um estudante ativo. Por isso, esforce-se para ler o conteúdo identificando partes cruciais do texto.

Faça anotações durante essa fase, sublinhe o conteúdo, elabore esquemas e, se você ainda tiver dúvidas sobre o que leu, faça mais perguntas.

4. Rememorar

Embora seja listada como uma fase pós-leitura, a rememoração deve ser feita enquanto você lê e reflete sobre o que leu. Ela deve ser realizada ao final de casa leitura de capítulo e sessão de estudo, pois seu objetivo é fixar o conteúdo enquanto ele ainda está fresco.

Por isso, quando terminar uma tarefa, pegue uma caneta e um papel e faça um resumo de tudo o que você leu, o que aprendeu e as dúvidas que ficaram.

5. Repassar

A última fase é repassar, quando você faz uma análise mais completa do que estudou.

Para essa etapa, você vai precisar das suas anotações, resumos e esquemas. É aqui que você vai repassar todo o estudo, identificando se ainda existe dúvida ou tópico que você não cobriu.

🔵 Leia também: Como é a correção da redação do enem? E quem são os corretores?

Como aproveitar ao máximo o Método Robinson nos seus estudos

O Método Robinson, por si só, é uma ótima ferramenta para fixar e absorver conteúdos. Se você está estudando para o Enem ou para o vestibular, essa é uma ótima técnica a se aplicar.

Porém, apenas aplicar o Método Robinson no seu dia a dia, sem se preocupar com rotina de estudos, concentração e gerenciamento de tempo pode não funcionar.

Por isso, existem três principais cuidados que você precisa tomar na hora de aplicar a técnica do EPL2R para estudar. Veja:

  1.  Saiba como gerenciar o seu tempo: essa é uma das maiores dificuldades de quem estuda sozinho porque depende de autogestão e autodisciplina. Então, bloqueie um horário da sua agenda para estudar e trate esse momento como um compromisso inadiável. Quando estiver estudando, não use esse tempo para outras coisas e não tente intercalar o estudo com tarefas domésticas, por exemplo, para não desconcentrar e perder tempo.
  2. Evitar a procrastinação e aumentar o foco: manter a concentração nos estudos pode ser um grande problema, especialmente se estudar não é um hábito para você. Por isso, crie estratégias para evitar a procrastinação e a distração. Desligue seu celular, evite acessar a internet, estude em um lugar tranquilo e cuide bem da sua saúde.
  3. Crie o hábito de estudar e uma rotina: se você não tem o hábito de estudar, usar um método de estudo pode não trazer resultado. Então, determine um momento do dia para os estudos e persista nesse período de concentração até que ele se torne rotina.

Tomando esses cuidados, você consegue potencializar seus estudos ao máximo!

Leia também:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.