Enem

Qual o seu estilo de aprendizagem? Descubra com o Método Honey Alonso

Por Mariana Bortoletti   | 

 Tag: Enem

Por acaso, você já tentou identificar qual é a maneira mais fácil para você de aprender algo novo? 

Existem pessoas que aprendem mais facilmente através de experimentos, outras aprendem mais quando ensinam e também existem aqueles que preferem fazer mapas mentais para aprender. 

Essa diferença entre conjunto de técnicas utilizadas por nós para aprender algo novo de forma efetiva é chamado de estilo de aprendizagem. 

Alguns teóricos vêm pensando sobre isso há muito tempo e observando grupos para tentar entender como essas técnicas e características de aprendizagem se organizam. 

E o assunto do artigo de hoje é justamente uma dessas teorias. 

Desenvolvido por Peter Honey e Catalina Alonso, o Método Honey Alonso sugere que existem quatro estilos de aprendizagem e que todos os seres humanos se identificam com um deles. 

Neste conteúdo, vamos conversar sobre o que é este método, quais são os quatro estilos de aprendizagem e como você pode descobrir o seu.

Você vai conferir:

O que são estilos de aprendizagem?
O que é o Método Honey Alonso?
Os estilos de aprendizagem do Método Honey Alonso
Qual o seu estilo de aprendizagem?
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que são estilos de aprendizagem? 

Depois da provocação trazida na introdução, você deve ter pensado sobre qual é a forma de aprendizagem que mais funciona para você e como ela se difere das pessoas aos seu redor. 

Como dissemos, existem pessoas que tem mais facilidade em aprender assistindo aulas, outras que conseguem absorver melhor um conteúdo pela leitura e outras que apenas aprendem fazendo. 

Isso acontece porque cada um de nós tem uma maneira diferente de processar e assimilar informações para, então, transformá-las em um novo conhecimento. 

Esse processo pode ser classificado como estilo de aprendizagem, e ele é baseado nas competências e habilidades do indivíduo. 

E embora possa parecer que os estilos de aprendizagem são individuais e cada um de nós teria o seu, a verdade é que os processos que utilizamos podem ser ordenados em grupos, que têm abordagens e nomes diferentes dependendo da teoria que os ordenou. 

Por exemplo, quando falamos em estilos de aprendizagem, podemos citar três teorias (ou métodos) que nos ajudam a entender os processos utilizados pelos seres humanos para aprender: 

  • Método VARK: este método foi desenvolvido pelos pesquisadores neozelandeses Neil D. Fleming e Colleen Mills e consiste em propor que existem quatro formas de os seres humanos aprenderem e ensinarem. Seriam elas pelo visual, pela audição, pela leitura e pela experimentação. 
  • Método KOLB: já este método foi desenvolvido em 1984 pelo teórico educacional, David Kolb, e tem como base um ciclo contínuo de aprendizagem experiencial pautado nos sentimentos, posicionamentos e atitudes.  

A terceira das teorias de estilos de aprendizagem mais famosas é o Método Honey Alonso, a temática deste artigo. 

O que é o Método Honey Alonso? 

Este método foi elaborado pelo psicólogo Peter Honey e por Catalina Alonso, doutora em educação. 

O que o Método Honey Alonso sugere é que existe um ciclo de aprendizagem que resulta da interação do ser humano com seu ambiente e suas experiências. 

Dentro deste ciclo existiriam, então, quatro etapas baseadas em competências (Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático), que são classificadas como estilos de aprendizagem.

metodo honey alonso ciclo de aprendizagem

O ciclo de aprendizagem no Método Honey Alonso. Fonte: Escola Digital Professor

Como surgiu este método? 

A origem do Método Honey Alonso, impressionantemente, está no Método KOLB. 

Para testar a teoria de Kolb, Peter Honey e um colega criaram um questionário que destacaria os estilos de aprendizagem cunhados pelo teórico educacional. 

Porém, quando chegaram aos resultados, Honey e Mumford, seu colega, perceberam que as respostas diferiam da teoria de Kolb. 

Eles tomaram o fato como o ponto de partida para uma nova teoria sobre estilos de aprendizagem. 

Em 1992, Catalina Alonso se uniu a Peter Honey para desenvolver um estudo que centrava as problemáticas dos estilos de aprendizagem e analisava criticamente o instrumento. 

Daí, nascia o Método Honey Alonso como conhecemos. 

Os estilos de aprendizagem do Método Honey Alonso 

Como você já deve ter percebido, pensar sobre os estilos de aprendizagem serve, principalmente, para entendermos como uma pessoa absorve, interage com e compreende um conhecimento. 

Tendo essa informação em mãos se torna muito mais fácil encontrar um método de estudo apropriado e que vai, realmente, trazer resultados. 

Por isso, confira abaixo a descrição dos quatro estilos de aprendizagem do Método Honey Alonso: 

1 Estilo ativo 

As pessoas que têm o estilo ativo de aprendizagem gostam de desafios, de novas experiências e não gostam de prazos longos. 

Costumam ter a mente aberta e se entusiasmam fácil com tarefas diferentes. 

Essas pessoas podem ser encontradas com a agenda do dia lotada de coisas para fazer e ansiosas para ter mais o que acrescentar. 

Normalmente, são pessoas que gostam de estar em grupos, que se envolvem em diversos assuntos e atraem as atividades para o seu redor. 

Algumas características que descrevem pessoas de estilo ativo são: inovador, solucionador de problemas, renovador, gerador de ideias, criativo e aventureiro. 

2 Estilo reflexivo 

Já as pessoas que têm um estilo reflexivo de aprendizagem costumam observar mais do que falar e analisam todas as alternativas possíveis antes de tomar uma decisão. 

Costumam ser pessoas que consideram diferentes perspectivas e experiências. 

Esses indivíduos normalmente estão sempre munidos de dados e têm a prudência como filosofia. Também possuem a característica de ordenar os demais e passam uma ideia de distância. 

Podemos descrever pessoas de estilo reflexivo como: ponderadas, detalhistas, observadoras, pesquisadoras, assimiladoras, pacientes e inquisidoras. 

3 Estilo teórico 

Pessoas com estilo teórico de aprendizagem são pessoas que encaram a vida de maneira lógica. 

Normalmente são indivíduos que gostam de analisar e sintetizar situações, pendendo para o perfeccionismo. São intensas em suas teorias, modelos e princípios. 

Quem tem o estilo teórico de aprendizagem costuma ser profundo em sistema de pensamento, olhando para problemas de maneira vertical, sempre buscando usar a lógica para resolvê-los. 

São pessoas que se distanciam de situações para ter um olhar mais objetivo. 

Podemos descrevê-los como sendo exploradores, inventores de procedimentos, generalizadores, sintéticos, ordenadores, racionais, planejadores e disciplinados.

shutterstock_739173847

4 Estilo pragmático

Por fim, a pessoa que tem estilo pragmático de aprendizagem coloca suas ideias em prática. 

Elas costumam ser impacientes com discussões abstratas, buscando soluções mais concretas e realistas na hora de resolver problemas. 

Esses indivíduos não costumam esperar, eles tendem a ver uma nova ideia e querer colocá-la em prática se o projeto é atraente para eles. 

Podemos caracterizar pessoas de estilo pragmático como: técnicas, práticas, diretas, experimentadoras, realistas, planejadoras, positivas, organizadoras e concretas. 

Qual o seu estilo de aprendizagem? 

Agora que você já entendeu o que são estilos de aprendizagem, conheceu a abordagem do Método Honey Alonso e sabe quais são os quatro estilos descritos por eles, que tal descobrir o seu? 

O questionário que ajuda a identificar o seu estilo de aprendizagem segundo o Método Honey Alonso consiste em 80 perguntas que você marca como verdadeiras ou não para você. 

Ao final, você classifica seus resultados em quatro colunas, e aquela que contiver maior número é seu estilo de aprendizagem. 

Para fazer o seu teste, existem algumas possibilidades. Você: 

  • Pode responder ao questionário neste site, que calcula os resultados automaticamente ou 
  • Pode fazer o teste de forma manual utilizando este modelo. 

É importante reforçar que, embora o questionário aponte um estilo predominante, você pode ter traços fortes de um ou mais estilos. 

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que as informações contidas aqui sobre o Método Honey Alonso tenham sido úteis para você. 

Como vimos, entender qual é o seu estilo de aprendizagem ajuda a encontrar o método ideal de estudos, aquele que vai ajudar você a ter resultados positivos no Enem e no Vestibular. 

Por isso, faça o teste, descubra qual é o seu estilo de aprendizagem e boa sorte! 

Leia também:

Nova call to action