Não sabe o que estudar agora? Descubra com o método ABC!

Postado em 14 de fev de 2022
Loading...

Se você não aguenta mais utilizar as técnicas de estudo mais tradicionais e quer deixar a sua rotina de estudante mais dinâmica e otimizada, precisa conhecer o método ABC.

Neste texto, nós explicaremos o que é essa metodologia, como aplicá-la no seu dia a dia e listaremos outras técnicas que podem ser combinadas com ela.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o método ABC?

O método ABC — que também é conhecido como curva ABC ou custeio ABC — é uma maneira muito popular no meio empresarial de classificar informações. O mais interessante dele é que também pode ajudar você a organizar os seus estudos.

Com a utilização desse método, você passará a classificar informações de acordo com o seu grau de importância. No mundo dos negócios, essa classificação acontece quando os empresários levam em consideração a popularidade e o faturamento de cada tipo de produtos.

Em lista, a classificação acontece assim:

  • Categoria A: alto faturamento ou acima do esperado;
  • Categoria B: faturamento mediano ou esperado;
  • Categoria C: faturamento baixo ou abaixo do esperado.

Nas empresas, essa divisão ajuda na compreensão de quais produtos apresentam mais potencial de venda e quais deles estão encalhados no estoque — e precisam de ações pontuais para não estragarem ou passarem da validade.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como aplicar o método ABC nos seus estudos

Agora que você já entendeu como o método funciona no meio empresarial, precisa descobrir como é possível ser aplicado a sua realidade de estudante.

Para que o método ABC possa auxiliar na organização dos seus estudos, você precisa conservar a divisão em categorias, mas no lugar da perspectiva de faturamento, basta considerar o nível de entendimento em cada matéria e conteúdo.

Com isso em mente, a organização fica assim:

  • Categoria A: os conteúdos que você já conhece e tem bastante domínio;
  • Categoria B: aqueles que você tem apenas alguma noção;
  • Categoria C: os assuntos e matérias que você nunca viu.

No mundo dos negócios, os produtos da categoria de faturamento alto quase nunca precisam de muita ação — já que apresentam um alto potencial de venda.

Da mesma maneira, as disciplinas nessa classificação podem receber menos atenção da sua parte. O seu foco, então, deverá estar especialmente nos conteúdos classificados como B e C.

Isso porque esses conteúdos necessitarão de ações um pouco mais pontuais para que o seu desempenho no Enem seja o melhor possível.

Mas, agora, vamos para um lado mais prático de como colocar esse método em ação.

Como estudar os conteúdos de categoria A

Os conteúdos da categoria A são aqueles que você já domina, então eles podem ocupar menos espaço no seu cronograma de estudos.

Outro ponto importante é que não existe necessidade de estudar cada um deles da maneira mais tradicional, desde o início com videoaulas e muitos materiais de apoio. Você pode optar por métodos mais dinâmicos, como o caderno de erros.

Como estudar os conteúdos de categoria B

Já para os conteúdos da categoria B, aqueles que você já tem alguma noção, a abordagem de simulados e questões é bem-vinda.

Como eles ainda podem aparecer menos frequentemente no ciclo de estudos, é viável trazer as videoaulas e mais embasamento — como os PDFs — para os pontos que você tem mais dúvidas.

De uma maneira mais prática, você pode reservar 30 minutos em média do seu ciclo de estudos para esse tipo de conteúdo. Isso se você considerar 1 hora de estudo por matéria.

Caso ainda prefira, pode escolher estudá-los com uma frequência um pouco menor, mas lembre-se de dar a atenção necessária a eles.

Como estudar os conteúdos de categoria C

Por fim, para os conteúdos que você nunca viu, o indicado é o estudo mais tradicional mesmo: um combo de PDFs, videoaulas, resumos e resolução de exercícios.

Esse será o único caso em que você iniciará os estudos do zero para construir uma base que ajude a pontuar bem em todas as provas que fazem parte do Enem.

🔵 Leia também: Como montar planos de estudo com o ChatGPT

Técnicas de estudo que podem ser combinadas ao método ABC

Para deixar a sua rotina de estudos ainda mais completa — seja ela solitária ou em grupo —, o indicado é utilizar outras técnicas de memorização e aprendizado. Confira, a seguir, quais delas mais combinam com o método ABC:

Bullet journal

O bullet journal é um método de organização bastante utilizado para as mais diversas áreas da vida, já que ele permite que quem o utiliza tenha um registro completo das tarefas do dia a dia.

Uma das suas vantagens é que ele pode ser adaptado para uma rotina de estudos sem maiores dificuldades. Para começar o seu, uma boa ideia é separá-lo por seções base. Assim, conseguirá se organizar de maneira muito mais rápida.

Mapa mental

O mapa mental é outro método de estudos que pode ser utilizado junto ao método ABC. Ele é bastante intuitivo e foi criado para melhorar o processo de memorização de conteúdo.

Ao pensar em como o cérebro funciona — com todas as suas ligações em rede e sinapses —, o seu criador, Tony Buzan, elaborou uma estrutura não linear com um núcleo, ou seja, o assunto dos seus estudos, e ramificações coloridas que partiam dele, como se fosse uma teia ou os galhos de uma árvore com assuntos relacionados ao tema central.

Flashcards

Os flashcards são pedaços de papel — geralmente dispostos em cartões ou fichas — com uma pergunta na frente e a resposta correspondente no verso. É um método completamente focado na memorização e o seu uso é extremamente simples: basta tentar acertar a resposta da questão.

Essa técnica é muito recorrente no estudo de fórmulas ou de idiomas. Mas nada impede que você a utilize para as outras disciplinas, ok?

Método Robinson

O método Robinson de estudo é composto por 5 etapas principais: explorar, perguntar, ler, relembrar e revisar. O objetivo é potencializar a aprendizagem e o rendimento estudantil.

Com ele, você analisa o que precisará ser estudado, anota suas dúvidas, faz uma leitura aprofundada sobre o assunto, relembra o que foi lido e revisa suas anotações, respondendo às perguntas dispostas.

Como você pôde perceber, o método ABC é uma maneira muito dinâmica de separar os assuntos presentes na sua rotina de estudos pelo nível de conhecimento que você tem de cada um deles.

Ao combiná-lo com outras técnicas de estudo, você conseguirá aprender de uma maneira muito mais assertiva e prazerosa. Bons estudos!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!