Qual o melhor horário para estudar? Descubra o seu!

Postado em 5 de mar de 2022
Loading...

Como você está se preparando para as provas do Enem e vestibular? Já definiu qual seu melhor horário para estudar? Cada organismo tem suas peculiaridades.

Existem pessoas que assimilam melhor o conteúdo que estudam na parte da manhã, outras à tarde ou à noite. Não há uma fórmula pronta e única que serve para todos.

Por isso, é importante que você conheça o melhor horário para estudar de acordo com o seu perfil. Neste artigo, vamos te ajudar a fazer isso. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Qual o melhor horário para estudar?

A verdade é que não existe uma resposta definitiva para esta pergunta porque o melhor horário para estudar vai depender do que funciona melhor para você.

Pode ser que você se sinta mais disposto para estudar e reter informações durante a manhã, então o ideal é aproveitar este horário. Agora, se você percebeu que funciona melhor à tarde ou à noite, use essa descoberta a seu favor para potencializar seus estudos.

Também é verdade que cada um dos períodos do dia tem suas vantagens.

Estudar de manhã, de acordo com especialistas, pode ser ótimo para a memorização porque o cérebro está descansado e pronto para processar informações novas. Por outro lado, existe uma pesquisa que aponta que estudar antes de dormir, à noite, também é vantajoso porque o sono ajuda a criar e fixar novas memórias.

Tudo vai depender de como o seu organismo se comporta. Por exemplo, se depois do almoço você se sente sonolento, sem disposição e não consegue fazer o estudo render, de repente estudar à tarde não é para você.

Para encontrar o melhor horário para estudar, você vai precisar observar o seu corpo e sua mente durante o dia para identificar o seu ritmo circadiano.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

O que é o ritmo circadiano?

O ritmo circadiano, que também pode ser chamado de ciclo circadiano, é um mecanismo que comanda os nossos processos fisiológicos.

Ele exerce influência na pressão arterial, apetite, temperatura do corpo e nos hormônios que produzimos e liberamos na corrente sanguínea. Além de tudo isso, age ainda sobre o metabolismo, comportamento e humor.

Ou seja, o ritmo circadiano ativa as nossas funções biológicas de acordo com seu próprio entendimento, que é influenciado por vários fatores, incluindo a genética.

Isso significa que é ele quem define quando vamos sentir sono ou fome e qual é o melhor horário para estudar. Por isso, o ideal é que você conheça o seu cronotipo.

Conheça o seu cronotipo

Podemos definir o cronotipo como a tendência que uma pessoa tem para adquirir hábitos mais diurnos ou noturnos. Entram nessa conta os momentos em que uma pessoa se sente mais ou menos disposta, com mais ou menos sono e com pouca ou muita fome.

Como dissemos acima, a genética é um dos fatores que ajuda a definir o ritmo circadiano. E é através dela que o cronotipo individual está condicionado. Cientistas já fizeram estudos para entender quais genes estão envolvidos nas preferências diurnas e noturnas de uma pessoa.

Mas existem formas mais simples de compreender suas tendências.

Uma delas é fazendo um teste. Existe um quiz que você pode fazer para identificar se é uma pessoa matutina ou vespertina. Ele é gratuito e está disponível aqui.

E se o teste não for o suficiente, você também pode se observar. 

Quando você se sente mais disposto? Você demora muito mais para dormir ou acordar? Seus hábitos se concentram em qual período do dia? Tome nota do seu comportamento por algum tempo e identifique os padrões.

🔵 Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Por que é importante ter um horário fixo para estudar?

Cumprir uma rotina ajuda seu corpo e sua mente a ficarem mais focados numa tarefa.

Por isso, ter um horário fixo para seus estudos, de preferência no período do dia no qual você tem mais disposição, pode ser ótimo para potencializar seu aprendizado. Abaixo, vamos deixar algumas dicas de como se organizar para estudar:

  • Escolha um local para estudar sem barulho ou circulação de pessoas. Dê preferência a ambientes ventilados e que você se sinta confortável.
  • Procure não consultar o celular durante o seu estudo para não tirar sua concentração.
  • Faça um cronograma de estudos, começando pelas matérias em que você tem mais dificuldade porque exigem mais esforço. Defina os conteúdos que vai estudar a cada dia.
  • Estabeleça um horário fixo, considerando os momentos do dia em que você tem maior produtividade e está livre de outras tarefas.
  • Avise os familiares e amigos para evitar ser interrompido. Assim, você evita desviar a concentração.
  • Cuide de sua saúde mental e sempre que houver oportunidade dedique-se a algumas horas ao lazer, fazendo algo que goste. Isso ajuda a renovar as energias e quebrar um pouco a rotina.
  • Conte com material de apoio. Uma boa dica é exercitar seu conhecimento fazendo simulados e provas de exames ou vestibulares anteriores.
  • Use e abuse de técnicas de memorização, Elas podem ser uma alternativa para melhorar a assimilação das matérias.
  • Busque intercalar o estudo ativo com o passivo.
  • Conheça outros métodos de estudo que possam ajudá-lo ainda mais a aprimorar seu conhecimento. São eles: Método Robinson, Mapa Mental, Caderno de Erros, Flashcards e Pensamento Difuso.

Esperamos que as dicas dadas neste artigo tenham ajudado a identificar o melhor horário para estudar de acordo com o seu cronotipo.

Leia também:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!