Você se identifica com a área, mas ainda tem dúvidas sobre como é o mercado de trabalho para o marketing?
Esse é um dos setores mais importantes de uma companhia, afinal, ele cuida da criação de produtos e serviço, assim como da divulgação da marca.
Além disso, é um segmento versátil e promissor, que demanda dos profissionais um desempenho eficiente para alavancar os resultados em vendas e melhorar a imagem da empresa.
Apesar de ser uma área desejada por muitos, é preciso ser qualificado para exercer a função no mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é marketing?
Marketing, também conhecido por mercadologia, é a arte empresarial de elaborar um planejamento estratégico inteligente a fim de ampliar os lucros e a competitividade de um negócio.
Esse objetivo é colocado em prática por meio da sincronia entre oferta do produto e/ou serviço com a demanda do público-alvo.
Logo, são realizadas ações como pesquisas mercadológicas, campanhas publicitárias, trabalho de design, atendimento pós-venda e outras estratégias para conquistar o consumidor.
Quais são as vantagens de atuar na área de marketing?
A área de marketing é uma das mais versáteis dentro de uma companhia e traz diversas vantagens para quem atua nela.
Podemos começar citando o prazer de trabalhar com o que se gosta, além da autonomia para aplicar a criatividade em suas funções.
Ademais, é um setor que promove profissionais completos, versáteis e profundos conhecedores da dinâmica do mercado - consequentemente, com mais oportunidades de crescimento.
Vale ressaltar ainda que a área é ampla, logo, o indivíduo consegue sempre se reinventar, sem cair na rotina ou minimizar a satisfação e autenticidade na atuação.
Como é o mercado de trabalho para o marketing?
A carreira do profissional de marketing demanda o aprendizado constante, principalmente porque o mercado de trabalho apresenta desafios contínuos.
A seguir, veremos um pouco sobre como é esse setor. Acompanhe!
Mudanças constantes
Para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, é fundamental que o profissional se mantenha atualizado.
Isso é indispensável para lidar com inconstâncias diversas, como variações econômicas, novas tecnologias, modificações sociais, entre outras situações.
Assim, tendo em vista que as demandas dos clientes são alteradas constantemente, é preciso permanecer informado para propor soluções ágeis e criativas.
Dinamismo
O mercado atual para o profissional de marketing é dinâmico e, consequentemente, exige perfis de trabalhadores com essa mesma característica.
Zona de conforto definitivamente é um termo que deve ser riscado da agenda, pois é necessário exercer a criatividade o tempo todo e de forma rápida.
O que faz um profissional de marketing?
A rotina do profissional de marketing envolve planejamento, execução e análise dos resultados.
Ele precisa estar preparado para atuar nas diversas áreas da corporação, logo, é fundamental saber criar relacionamentos internos de qualidade para gerar boas trocas.
Seu dia a dia é extremamente dinâmico e demanda observação, flexibilidade e inovação constante.
Onde posso atuar com o curso de marketing?
Até aqui, você provavelmente já notou que o curso de marketing proporciona a capacidade de atuação em diversas áreas de uma empresa.
A seguir, veremos detalhadamente quais são os setores em que esse especialista pode trabalhar. Confira!
Desenvolvimento de produtos
Tendo em vista as demandas do mercado e as necessidades do consumidor, o profissional de marketing atua no direcionamento para o desenvolvimento de novos produtos.
O objetivo é atrair e fidelizar os clientes.
Inteligência de mercado
Nessa área, o profissional de marketing é responsável por conciliar a relação da corporação com seus consumidores, parceiros e concorrentes, utilizando a análise de dados.
O objetivo é manter a empresa competitiva e preparada para as oportunidades e os desafios.
Marketing digital
No marketing digital, o especialista atua com a criação de estratégias de atração do público-alvo na internet.
Esse setor vem crescendo bastante por conta da grande demanda de serviços online e pelo aumento da presença virtual dos clientes.
Planejamento estratégico
Essa função é responsável por elaborar as estratégias mercadológicas da companhia com o intuito de trabalhar com um calendário de ações.
No planejamento devem constar orçamento, objetivos traçados, lançamentos de produtos e serviços, divulgações, entre outras questões.
Consultoria
O profissional de marketing pode ainda prestar consultoria para as corporações, auxiliando nas táticas para maximizar os resultados e manter a boa imagem do negócio no mercado.
Comunicação corporativa
Essa área é fundamental para aprimorar a comunicação interna da empresa e fazer com que os setores atuem em sincronia e companheirismo para otimizar a produtividade e os resultados.
Mídias sociais
Muitos clientes buscam informações sobre os produtos, serviços e a própria corporação nas redes sociais.
Por isso, esse setor é essencial e precisa de um profissional especializado para geri-la.
Merchandising
É possível ainda trabalhar com a elaboração de informação e exposição da marca no ponto de venda (PDV) de maneira estratégica.
Com isso, aumenta-se a visibilidade do produto e, consequentemente, as vendas.
Quem deve fazer faculdade de marketing?
Como você pôde perceber, para se formar em marketing é preciso desenvolver diversas habilidades com o objetivo de se destacar da concorrência.
Agora, vamos detalhar as características que mostram qual é o perfil profissional que tem chances de ter uma alta performance na área. Acompanhe!
Para quem o curso é indicado?
O curso é indicado para pessoas que desejam atuar com originalidade, autonomia, criatividade, inovação e dinamismo no mercado de trabalho.
Além disso, é ideal para profissionais que gostam de desafios e de metas, já que a área, na maioria das empresas, é atrelada ao setor de vendas.
O indivíduo que escolher a faculdade de marketing também deve estar preparado para liderar, correr riscos e fazer análises sistêmicas.
Qual é o perfil do profissional?
O profissional de marketing precisa ser curioso, resiliente, proativo, imaginativo, sociável, organizado, pontual e excelente comunicador.
É importante que ele tenha domínio das tecnologias, boa análise dos stakeholders e aprenda com agilidade.
Quanto ganha um profissional de marketing?
O salário dos profissionais de marketing pode variar bastante de acordo com sua formação, especialização, região e tamanho da empresa em que atua.
A seguir, trouxemos valores retirados dos maiores sites de empregos do Brasil.
Profissional em formação
Para entrar no mercado de trabalho, o profissional de marketing começa como estagiário e segue uma trilha de carreira, que pode ser dentro ou fora da organização em que iniciou a sua trajetória.
Confira a seguir a média salarial para o setor no Brasil!
Tecnólogo
De acordo com o site Educa Mais Brasil, a remuneração para o profissional de marketing em início de carreira, em uma média empresa, é de R$ 2.093,50.
Já de acordo com o Glassdoor, o valor fica em torno de R$ 2.556,00 mensais.
Trainee
Conforme o site Vagas.com, o salário de um trainee em marketing é de R$ 2.200,00.
Por sua vez, o portal Glassdoor, a remuneração para esse profissional é de R$ 1.855,00.
Profissional formado
Para aqueles que já concluíram a faculdade, a média salarial sobe.
Veja quanto ganha um profissional de marketing formado em diferentes níveis de experiência.
Júnior
De acordo com o site Glassdoor, um analista de marketing júnior ganha cerca de R$ 3.204,00 mensais.
Já de acordo com o Infojobs, o salário médio é R$ 3.876,00 mensais.
Pleno
O analista de marketing pleno com quatro a cinco anos de experiência recebe cerca de R$ 3.574,00 mensais, de acordo com o site Vagas.com.
Por sua vez, o Indeed sinaliza uma remuneração média de R$ 3.319,00.
Sênior
O site de empregos Indeed informa o salário médio para o profissional de marketing sênior de R$ 4.790,00.
Já o portal Catho indica R$ 4.432,19 mensais para o mesmo tempo de carreira.
Master
Por fim, o profissional master em marketing recebe uma média salarial de R$ 5.272,00 mensais, de acordo com o site Glassdoor.
Por sua vez, o portal Trabalha Brasil informa uma remuneração de R$ 6.942,19.
Dicas para ser um profissional de marketing de sucesso
Para ser um profissional de marketing de alta performance é fundamental que seja desenvolvida uma excelente capacidade de relacionamento interpessoal, de observação e de escrita.
Além disso, é necessário incluir a tecnologia no seu dia a dia, gerenciar seu tempo e suas atividades, bem como aprender a gerar experiências de alto valor para os clientes.
Outras dicas interessantes são:
- Saber criar personas
- Usar dados para tomar decisões
- Entregar resultados específicos e identificáveis
- Capacidade de liderança
- Resiliência
- Empatia.
Projeções para o mercado de trabalho do marketing
Independentemente do momento econômico, fato é que as projeções para o mercado de trabalho do profissional de marketing são sempre dinâmicas e surpreendentes.
No contexto de pandemia, o segmento do marketing digital é o que mais vem crescendo, e a tendência é que permaneça em voga para o ano de 2021.
Além disso, vem se formando um novo perfil de consumidor, mais cauteloso e com exigências diferenciadas.
Portanto, a tendência é que haja necessidade de criatividade e inovação para fidelizar o público que está se reinventando.
Ou seja, os clientes apresentam novas demandas, o que faz com que as empresas tenham que se adaptar a elas.
Nesse cenário, o marketing no ambiente online se mostra bastante promissor, por ter um custo relativamente mais baixo que as ações tradicionais.
Onde fazer faculdade de marketing?
Com o dinamismo do cotidiano, a melhor opção para fazer uma faculdade de forma a otimizar o tempo e com qualidade de aprendizado é a modalidade EAD.
Na UCPel você encontra ensino a distância com embasamento teórico e a possibilidade de colocar os conhecimentos em prática já nos primeiros meses de faculdade.
Na grade curricular de Marketing UCPel você tem acesso às particularidades do setor e aprende a analisar as circunstâncias.
Com isso, fica mais fácil planejar estratégias e ações para elevar as vendas nas empresas.
Assim, alinhando marketing e mercado de trabalho, fica claro que a capacitação profissional é fundamental para garantir as melhores oportunidades de atuação.
Conclusão
Como vimos, são muitos os desafios que envolvem a carreira em marketing, mas pode ser extremamente gratificante para aquelas pessoas dispostas a se manterem atualizadas.
Nesse cenário, uma boa base de ensino é essencial, e a UCPel pode ajudar você a se tornar um profissional desejado pelo mercado!