Sonha em trabalhar com marketing? Conheça a faculdade e o mercado

Postado em 3 de jan de 2023
Loading...

Você sabe qual é o papel do profissional de marketing?

Muitas pessoas associam a atividade de marketing com um modelo de fazer propaganda e promoções. Essa é apenas uma das funções da área, que abarca uma série de estratégias.

Conforme a American Marketing Association, o marketing é “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Deu para perceber que o trabalho na área é bem mais amplo, não é?

Aqui você vai encontrar as informações essenciais para começar a trabalhar com marketing, além de descobrir qual curso fazer na faculdade para ingressar no mercado.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A evolução do marketing

Hoje em dia é muito comum escutarmos sobre “fazer marketing na internet”. Mas o marketing nem sempre esteve conectado com a Internet.

O chamado “marketing digital” só se desenvolveu na década de 1990 no Brasil, com a popularização do computador pessoal e dos servidores de internet discada.

Antes desse período, passamos por eras que moldaram o marketing como o conhecemos hoje:

Marketing 1.0

A primeira “era” é conhecida como o “Marketing 1.0”. O foco estava no desenvolvimento de produtos. As ideias propagadas durante o período tiveram forte conexão com o modelo de gestão implantado por Henry Ford, em 1914, o Fordismo.

No início, o importante consistia em oferecer produtos, por preços acessíveis, que atingissem o maior número de pessoas. Assim, tudo era padronizado.

Uma frase de Henry Ford que pode definir bastante o que foi essa era é a famosa: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”. 

Henry Ford com o Modelo T de 1921. Divulgação/Ford Motor Company.Henry Ford com o Modelo T de 1921. Divulgação/Ford Motor Company

Marketing 2.0

O Marketing 2.0 foca seus esforços no consumidor. Com o contexto da era da informação, o perfil desse consumidor muda: ele passa a ser ativo no processo de compra, pesquisando sobre as marcas e realizando comparações de preços.

Surge, pela primeira vez, a segmentação. Assim, as empresas começam a propor soluções personalizadas para atender as necessidades do seu público-alvo.

A expressão “o cliente é rei”, que escutamos até hoje, surge a partir dessa fase.

Marketing 3.0

A próxima era, o Marketing 3.0, tem sua base teórica desenvolvida por Philip Kotler, considerado como o “pai do marketing”.

Para Kotler, chegamos a um ponto em que consumidores se transformam em seres humanos plenos, com mente, coração e espírito. Assim, eles estão preocupados com empresas que compartilhem desses mesmos valores.

O papel do marketing era criar produtos e serviços que refletissem esses valores. A opinião do público importa e suas ideias são levadas em consideração nos processos.

A maior humanização do consumo levou as empresas a se tornarem também mais humanas, passando pela criação de um tom de voz, uma missão, uma visão e valores que se conectem com as pessoas. 

A era atual, o Marketing 4.0

O Marketing 4.0, também conhecido como 4ª era do Marketing, é a união do marketing tradicional ao marketing digital.

O marketing tradicional costumava ser focado na TV, no rádio e na mídia impressa. Com a popularização da internet nos anos 1990 e a disseminação dos smartphones na década de 2010, um novo modelo de marketing surgiu para alcançar potenciais consumidores: o digital.

Segundo Kotler, o marketing tradicional continuará a existir, mas deve ser aliado às estratégias de marketing digital.

No Marketing 4.0, temos uma quantidade de dados que nunca vimos antes, e isso faz com que os esforços para chegar até o cliente possam ser muito mais assertivos e diretos.

A principal característica dessa era é a rapidez com que as compras e transações são feitas. O consumidor tem cada vez menos tempo disponível, cada vez mais facilidades e mais distrações.

Por isso, o desafio do Marketing 4.0 é criar uma comunicação integrada, que mantenha a linguagem alinhada entre marketing digital e o tradicional. Tudo isso se conectando de forma genuína com o consumidor, enxergando-o como um ser humano, não apenas como uma peça do mercado.

Dessa forma, cria-se uma estratégia de marketing que leva em conta a sustentabilidade, as relações digitais e as experiências de valor para o cliente, se pautando na ética e na solução das dores do consumidor.

Phillip Kotler teorizou sobre o Marketing 4.0. Divulgação.Phillip Kotler teorizou sobre o Marketing 4.0. Divulgação.

A importância do marketing nas empresas

Mas, o que as “eras” do marketing podem nos ensinar?

A partir delas, conseguimos entender a importância do marketing para as empresas e, também, algumas habilidades que um profissional da área precisa desenvolver.

Hoje em dia, precisamos adotar uma postura de escuta ativa com o consumidor, levando em consideração suas opiniões e desejos, a fim de cultivar uma boa relação e impactar positivamente na imagem da empresa.

Mais do que vender produtos, o marketing deve planejar estratégias que ofereçam algo de valor.

Supomos que uma loja precisa vender sapatos. Para atrair os consumidores, ela não deve criar um perfil nas redes sociais apenas para marcar presença. Os consumidores desejam, também, informação.

Assim, desenvolve-se uma estratégia que carrega esse valor. Exemplos seriam posts mostrando dicas de “como combinar determinado sapato com calça jeans” ou, ainda, “quais são os sapatos que serão tendência no inverno”.

🔵 Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

Como anda o mercado para quem quer trabalhar com marketing?

O mercado de trabalho para profissionais de marketing está aquecido, em especial para quem quer trabalhar com marketing digital.

A explicação para esse cenário positivo é o boom do e-commerce no Brasil, que deve dobrar até 2026, de acordo com o relatório da Americas Market Intelligence (AMI)

O setor movimentou mais de US$ 211 bilhões em 2022 no país, valor que representa 40% de todo o mercado de vendas online da América Latina.

A projeção da AMI é que o volume total de transações chegue a US$ 432 bilhões em 2026.

Dentre os profissionais de marketing mais procurados, estão os com perfil data-driven (que têm habilidades de análise de dados) e os que dão suporte à gestão da empresa como um todo.

Os setores da economia com mais demanda para profissionais de marketing são:

  • Bens de consumo;
  • Varejo;
  • Tecnologia;
  • Startups;
  • Healthcare.

Onde eu posso atuar na área de marketing?

Qualquer marca que deseja alavancar estratégias para oferecer os seus produtos e, ao mesmo tempo, cultivar um relacionamento com seus clientes precisa de um profissional de marketing.

É possível atuar em empresas (independente do porte), hospitais, escolas, organizações sem fins lucrativos (ONGS) e, até mesmo, no marketing de celebridades.

À medida que novas plataformas surgem, nascem novas oportunidades de emprego.

Antes das redes sociais se tornarem presença constante nas nossas vidas, atuações em áreas como social media, na qual se trabalha com o planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais, não existiam.

Mas, agora, as necessidades são outras.

No Brasil, mais de 90% dos lares tem acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo IBGE em 2022.

A população passa, média, quatro dias inteiros por semana conectada, seja para fazer compras, usar as redes sociais ou usar plataformas de streaming.

Já pensou quantas profissões surgiram a partir desse fato?

Mas é importante ressaltar que a área não se limita apenas ao digital. Profissões do marketing tradicional ainda existem e são requisitadas pelo mercado.

Como vimos anteriormente, muitos dos princípios do marketing permanecem os mesmos e uma boa estratégia de vendas une todas as frentes.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Qual o melhor perfil para trabalhar com marketing

Para ter destaque na carreira, os profissionais de marketing precisam desenvolver algumas habilidades comportamentais, que são as chamadas “soft skills”.

Confira alguma delas:

  • Criatividade: para oferecer produtos com significados aos seus clientes, os profissionais precisam de criatividade constante, sem medo de expor suas ideias. Por isso, sempre converse com o seu time, compartilhe e escute pensamentos. Isso pode trazer projetos bacanas e promissores para a empresa.
  • Curiosidade: O mercado está em constante mudança e necessidades surgem da noite para o dia. Para nunca perder oportunidades, é preciso ser curioso e acompanhar sempre os movimentos da sociedade. É importante sempre pesquisar, estudar e estar atento para as novidades.
  • Escuta: saber expressar ideias é super importante, mas também é preciso exercer a escuta ativa. No mercado de marketing, lida-se constantemente com pessoas. É fundamental observá-las e escutá-las para compreender quais são os seus desejos e necessidades.
  • Trabalho em equipe: o marketing não é um setor individual e estagnado em uma empresa. É preciso trabalhar sempre em equipe: seja com a própria equipe de marketing ou equipes relacionadas, como a de vendas e de atendimento. Tudo isso para atingir o objetivo final, que é a satisfação do cliente. E a capacidade de escuta, que falamos no tópico anterior, vai além: bons projetos sempre são realizados por um time unido, que sabe se expressar e agregar o melhor de cada ideia no resultado final. E isso envolve saber trabalhar em equipe.
  • Capacidade de propor soluções: Uma campanha de marketing digital não está recebendo os resultados esperados? Então, é o momento de agir e tomar outros caminhos para não trazer prejuízos. Os profissionais de marketing vão lidar com soluções de problemas ao longo de toda a sua carreira. O primeiro passo é identificar e, depois, propor soluções com agilidade.
  • Lidar com números: os dados são aliados na hora de montar estratégias de Marketing. Basear-se neles na hora de executar algum projeto, minimiza o erro. Por isso, sempre pesquise, estude e acompanhe métricas. Elas são a chave que mostram a efetividade, ou não, do seu plano.

🔵 Leia também: Comunicação Social: entenda as diferenças entre as habilitações

Quais carreiras posso seguir na área de marketing?

O marketing abre várias portas para oportunidades de carreira.

Toda empresa, independentemente do seu tamanho, deve contar com profissionais que impulsionam a sua marca, seja através da criação de conteúdo, do monitoramento de redes sociais ou de pesquisas.

Em geral, as carreiras exigem conhecimentos no comportamento do consumidor, em vendas, pesquisa de mercado e análise de concorrência.

Confira alguns setores de atuação:

Produto

No marketing de produto, o profissional tem a incumbência de criar estratégias e ações para inserir um produto no mercado com sucesso.

E a atividade não se resume apenas ao lançamento.

Cabe a ele também atrair clientes para o produto, definir o posicionamento e selecionar os canais adequados.

  • Cargos: gerente de marketing de produto, coordenador de marketing de produto e analista de marketing de produto.

Publicidade

Alia criatividade e estratégia para a criação de campanhas. Os profissionais trabalham com o gerenciamento de orçamentos, clientes, contratos, dados e análises de desempenho.

  • Cargos: gerente de publicidade, Diretor de Criação, Diretor de Mídia e Redator.

Branding

Responsável por gerenciar a imagem de um produto e organização. Esse trabalho requer uma compreensão profunda do posicionamento de mercado de atuação do produto.

  • Cargos: gerente de marca, especialista em marketing e produto, gerente de desenvolvimento de produto e Gerente de produto.

Campanhas

Otimiza campanhas de marcas, produtos ou linhas dos produtos, conciliando com o orçamento estipulado. As campanhas podem ser online (Facebook Ads, Instagram Ads, Google Adwords) ou offline (outdoor, TV, rádio).

  • Cargos: gerente de campanha de marca e gerente de campanha de mídia.

Conteúdo

Reúne especialistas em diversas mídias, como texto, foto, áudio e vídeo para a produção de conteúdo. Esse conteúdo pode ser distribuído em redes sociais, e-mails e blogs.

  • Cargos: criador de conteúdo, designer gráfico, redator, apresentador e locutor.

Gestão de clientes

Equipe preparada para lidar com dúvidas, sugestões e reclamações dos clientes.  gestão do sucesso do cliente consiste em aproveitar ao máximo a sua base de clientes, pois se um cliente ficar insatisfeito, não apenas você corre o risco de perder o negócio dele, mas também de clientes futuros.

  • Cargos: gerente de relacionamento com o cliente, especialista em sucesso do cliente e community manager.

Pesquisa de mercado

Encarregado de reunir insights sobre o mercado e sobre como os produtos são recebidos pelos consumidores. Esses dados são fundamentais, pois, a partir desse estudo, parte-se para um plano de ação. O profissional da área precisa ter um perfil bastante analítico.

  • Cargos: gerente de pesquisa de mercado e supervisor de pesquisa de mercado.

Vendas

Pensa em toda a estratégia para vender os produtos. Em cargos mais avançados, de gerência, o profissional é o responsável por instruir a equipe de vendas e alinhar as principais estratégias.

  • Cargos: diretor de vendas e marketing, gerente nacional de vendas, gerente de varejo, executivo de vendas e gerente de vendas.

Business Intelligence

Área voltada para a coleta e análise de dados, com o objetivo de acompanhar os resultados e obter insights. Demanda conhecimento em Ciência de Dados e softwares de Big Data.

  • Cargos: gerente de BI, cientista de dados e analista de inteligência de mercado.

Especialista em SEO

Os profissionais de marketing que trabalham com SEO (Search Engine Optimization;em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) desenvolvem estratégias para que as páginas de determinado site fiquem no topo dos principais mecanismos de pesquisa, como o Google e o YouTube.

  • Cargos: analista de SEO e especialista em SEO.

Social Media

Área responsável por realizar o planejamento e a publicação de conteúdo para redes sociais. Além disso, também interage com outros usuários e analisa os resultados das postagens.

  • Cargos: produtor de mídia social, especialista em mídia social, estrategista de mídia social e redator de mídia social.

Inbound Marketing

Chamado de marketing da atração, a lógica da área de atuação é fazer com que potenciais clientes procurem a empresa (e não o contrário). Para isso, é construído um relacionamento por meio da oferta de conteúdos relevantes e personalizados em canais como blogs, e-mails e redes sociais.

  • Cargos: coordenador de inbound marketing, analista de conteúdo.

Growth Marketing

Área que usa diferentes métodos para atrair novos clientes, de forma consistente, e fazer com que a empresa atinja suas metas comerciais. O profissional de growth trabalha lado a lado com os outros analistas de marketing.

  • Cargos: coordenador de growth marketing

Endomarketing

Cria ações para os colaboradores de determinada empresa, a fim de nutrir relacionamentos e fortalecer valores, gerando produtividade e motivação.

  • Cargos: analista de marketing interno ou analista de RH. 

Os salários de quem trabalha com marketing

Tudo vai depender do cargo, do tamanho da empresa e do nível de senioridade do profissional.

Confira quanto quem quer trabalhar com marketing pode ganhar dependendo da área que escolher. As informações são do Estudo de Remuneração Brasil 2023 da Michael Page.

Quanto ganha quem trabalha com marketing digital em empresas B2C e B2B?

Analista de Marketing

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 5 mil
  • Pleno: de R$ 4 mil a R$ 6,5 mil
  • Sênior: de R$ 5,5 mil a R$ 8,5 mil
  • Coordenador: de R$ 7,5 mil a R$ 11,8 mil

Analista de Inteligência de Mercado

  • Júnior: de R$ 3,6 mil a R$ 5 mil
  • Pleno: de R$ 4,5 mil a R$ 7,5 mil
  • Sênior: de R$ 7 mil a R$ 9 mil
  • Coordenador: de R$ 7 mil a R$ 11,5 mil

Analista de Marketing de Produto

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 5 mil
  • Pleno: de R$ 4,5 mil a R$ 7 mil
  • Sênior: de R$ 6,5 mil a R$ 9,5 mil
  • Coordenador: de R$ 7,5 mil a R$ 10,5 mil

Analista de Trade Marketing

  • Júnior: de R$ 3,7 mil a R$ 4,9 mil
  • Pleno: de R$ 4,5 mil a R$ 7,5 mil
  • Sênior: de R$ 6 mil a R$ 9 mil
  • Coordenador: de R$ 7,5 mil a R$ 11,5 mil

Quanto ganha quem trabalha com marketing digital em agências?

Executivo de contas

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 6,3 mil
  • Pleno: de R$ 4,3 mil a R$ 6,3 mil
  • Sênior: de R$ 4,5 mil a R$ 6,8 mil
  • Coordenador: de R$ 5,8 mil a R$ 9,3 mil

Redator

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 6,3 mil
  • Pleno: de R$ 4,3 mil a R$ 6,8 mil
  • Sênior: de R$ 5,1 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 6,3 mil a R$ 9,3 mil

Designer

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 5,8 mil
  • Pleno: de R$ 3,8 mil a R$ 6,8 mil
  • Sênior: de R$ 5,2 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 6,3 mil a R$ 9,3 mil

Social Media

  • Júnior: de R$ 3,8 mil a R$ 5,8 mil
  • Pleno: de R$ 3,8 mil a R$ 6,3 mil
  • Sênior: de R$ 4,8 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 7,3 mil a R$ 9,8 mil

E-Commerce

  • Júnior: de R$ 4,3 mil a R$ 6,3 mil
  • Pleno: de R$ 4,3 mil a R$ 6,8 mil
  • Sênior: de R$ 4,8 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 6,3 mil a R$ 10,8 mil

Planejamento de Mídia

  • Júnior: de R$ 4,3 mil a R$ 5,6 mil
  • Pleno: de R$ 4,3 mil a R$ 6,9 mil
  • Sênior: de R$ 5,3 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 6,3 mil a R$ 10,8 mil

Planejamento

  • Júnior: de R$ 3,5 mil a R$ 5,2 mil
  • Pleno: de R$ 4,3 mil a R$ 6,8 mil
  • Sênior: de R$ 5,3 mil a R$ 7,8 mil
  • Coordenador: de R$ 6,3 mil a R$ 10,3 mil 

Precisa fazer faculdade para trabalhar com marketing?

Não há um curso obrigatório para trabalhar com marketing. Entretanto, as empresas dão preferência a profissionais com diploma de Ensino Superior, por terem conhecimento teórico adquirido em sala de aula e experiência praticada em estágios supervisionados.

Tendo isso em mente, existem duas opções de faculdade de marketing que você pode cursar: o tecnólogo e o bacharelado.

Para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho, o indicado é fazer o tecnólogo em Marketing. É um curso de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que tem duração de 2 anos, enquanto o bacharelado dura 4 anos.

Outra diferença é o tecnólogo ter disciplinas focadas na prática da profissão, enquanto o bacharelado se concentra mais em disciplinas teóricas para o aprofundamento.

Além disso, você pode optar por estudar presencialmente ou a distância.

No presencial, é preciso comparecer na instituição de ensino para assistir às aulas. Há a vantagem do contato direto com professores e colegas.

Já na educação à distância, há a flexibilidade de estudar onde e quando quiser. As aulas ficam disponíveis on-line e o aluno se organiza para assisti-las. É ideal para quem trabalha, pois é possível conciliar os estudos com a vida profissional.

Caso ocorram dúvidas, o aluno pode recorrer ao atendimento do tutor responsável pela disciplina. 

 

Como funciona a faculdade de marketing

Seja no tecnólogo ou no bacharelado, o estudante vai ter contato com conceitos da administração para aprender a precificar produtos e serviços e a identificar oportunidades de negócio.

Ainda, também vai estudar sobre marcas, o chamado branding, e como fazer campanhas, estratégias de divulgação e de relacionamento com clientes.

Por fim, há uma área mais analítica, voltada ao conhecimento de pesquisas de mercado e análise de dados.

A grade curricular varia entre as instituições de Ensino Superior, mas, de maneira geral, elas oferecem as seguintes disciplinas:

  • Comportamento Humano nas Organizações;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Finanças;
  • Empreendedorismo;
  • Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico;
  • Gestão Orçamentária;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Gestão de E-commerce e Marketing Digital.

Qual a diferença entre a faculdade de Marketing e a de Publicidade?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o descritivo do Marketing pode parecer muito com o curso de Publicidade.

Pois bem, o Marketing é uma área mais abrangente, que engloba a Publicidade.

O Marketing envolve um amplo conhecimento sobre estratégias de mercado, com o planejamento e análise, acompanhando toda a jornada de um cliente. Já a Publicidade trabalha com a criação de campanhas, envolvendo o processo criativo.

Os publicitários são os responsáveis por colocar a “mão na massa” e concretizar as ideias de divulgação.

A publicidade é uma das ferramentas do Marketing. São áreas que se relacionam e trabalham juntas.

Nota de corte do Sisu para entrar na faculdade de Marketing

Oferecido pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usem a nota para concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior públicas brasileiras.

Até o momento, as únicas que oferecem o tecnólogo em Marketing via Sisu são a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN):

  • Menor nota: 639.36, para ingressar no IFRN
  • Maior nota: 776.88, para ingressar na USP

Onde fazer faculdade de Marketing com bolsa de estudos

Confira uma lista de instituições de Ensino Superior que oferecem a faculdade de Marketing e contam com programas de bolsa de estudos:

Todas oferecem a faculdade de Marketing na modalidade EAD. O curso é reconhecido pelo MEC e tem altos índices de qualidade nos principais indicadores da pasta.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!