Você pretende entrar em uma faculdade de Jornalismo ou fazer um curso de Publicidade e Propaganda? E a faculdade de Relações Públicas, seria uma boa opção?

As áreas da Comunicação são parte de um todo. Por isso, existem profissionais que dividem duas ou mais habilitações e acumulam múltiplas experiências.

Seja qual for seu objetivo, você precisa saber por onde começar e esperamos que este post possa ajudar!

Para quem se destinam essas faculdades?

Antes de falarmos sobre a diferença entre o Jornalismo, a faculdade de Publicidade ou um curso de Relações Públicas, vamos esclarecer: quem deve buscar essas faculdades?

O jornalista, o publicitário e o relações públicas têm formas diferentes de se comunicar, mas a essência de sua atividade é sempre essa: transmitir uma mensagem.

Cada profissional tem um perfil e habilidades diferentes, mas é comum a todos a capacidade de transmitir ideias com clareza. Esse é o seu caso?

O que é cada curso?

Para que você entenda as diferenças entre a faculdade de Jornalismo, a de Publicidade e a faculdade de Relações Públicas, um bom caminho é conhecê-las melhor.

Jornalismo

O curso de Jornalismo ensina você a coletar dados por meio de entrevistas e pesquisas para criar conteúdos informativos e relevantes. Para isso, você aprende sobre critérios de noticiabilidade e sobre a construção de um texto jornalístico.

Formados na faculdade de Jornalismo trabalham, tradicionalmente, em veículos de comunicação como o rádio, a TV e os portais online. Podem também atuar como assessores de imprensa dentro de instituições ou oferecendo um serviço terceirizado.

Publicidade e Propaganda

Na faculdade de Publicidade, você aprende a usar sua criatividade e técnicas de comunicação para divulgar campanhas ou peças publicitárias que promovem empresas, marcas, produtos, serviços, pessoas ou causas.

O publicitário pode atuar em uma agência especializada ou compor a equipe interna de uma empresa. Em todo caso, desenvolve materiais para a internet e outras mídias, como a TV, o rádio e as revistas.

Relações Públicas

No curso de Relações Públicas, você aprende a definir e executar a estratégia de comunicação de uma instituição ou figura pública. O RP atua pela construção de uma imagem positiva da marca perante o público.

Quem se forma em uma faculdade de Relações Públicas também pode atuar em uma agência especializada ou dentro de uma empresa. E, para cumprir seu papel, o RP precisa relacionar-se bem com os publicitários e com a imprensa.

Como fazer a escolha certa

Com base no que você já sabe sobre cada curso, fica mais fácil definir qual deles é a escolha certa para a sua formação profissional. Mas temos algumas considerações extras:

• A faculdade de Jornalismo é para quem lida muito bem com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Quem busca esse curso tem compromisso com a verdade e interesse em manter a sociedade bem informada;
  • A faculdade de Publicidade atrai mais aqueles que preferem a comunicação sobre marcas ou serviços e o curso é ideal para os mais criativos e que para os que têm interesse em uma comunicação impactante;
  • A faculdade de Relações Públicas é para quem quer estar nos bastidores da comunicação. O curso é interessante para quem deseja entender a comunicação como um todo e saber como usá-la para informar e construir reputações.

Escolhendo a faculdade de Jornalismo, a faculdade de Publicidade ou a faculdade de Relações Públicas, lembre-se de que você sempre pode buscar outra habilitação. Complementar sua formação com uma segunda graduação na área é uma escolha comum e rápida, já que muitas disciplinas são equivalentes.