Quer fazer a diferença? Veja exemplos de impacto social para inspirar

Postado em 22 de mai de 2022
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Empresas de impacto social são organizações que afetam a comunidade ao seu redor de forma positiva e construtiva. Elas atuam ampliando as perspectivas da sociedade que a rodeia, ajudam a gerar renda e a fazer a renda local girar, além de devolverem para a comunidade.

Neste artigo, vamos entender o que são empresas de impacto social, como elas funcionam e como você pode se tornar o colaborador de uma delas.

Além disso, também trouxemos alguns exemplos de projetos de impacto social liderados por grandes empresas, mas também por pequenos negócios inovadores. Confira:

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O que é impacto social?

Podemos resumir o impacto social na maneira como as ações e a atuação de organizações e empresas afetam a comunidade que as cercam.

Dentro desta comunidade estão as pessoas que trabalham para a empresa e as pessoas que estão ligadas a ela indiretamente, pequenos empreendimentos que a orbitam, o meio ambiente que a cerca e é explorado por ela e como isso afeta a sociedade local, etc.

O impacto social de uma empresa pode ser positivo ou negativo, e vir a partir de sua atividade principal, mas também de projetos, programas e políticas paralelas de atuação.

Apesar de existirem afirmações de que o impacto social pode ser intencional e não intencional, é difícil afirmar que existem empresas que não afetam seus arredores. Isso porque toda empresa, embora visando lucro, acaba mudando a realidade ao seu redor.

Podemos dar o exemplo de uma loja de roupas em um bairro.

Esse pequeno negócio acaba gerando empregos, facilitando a vida de quem precisava de uma peça nova de roupa e não conseguia ir muito longe para comprar e ainda traz certa movimentação para a economia local.

Nesse sentido, mesmo uma loja de roupas que, em teoria, deveria ser apenas a fonte de renda de uma pessoa se torna uma empresa de impacto social.

A partir desse exemplo, podemos dizer, então, que uma empresa não precisa ter uma atuação social, com serviços comunitários, por exemplo, para ter impacto social. Porém, nem todas as empresas atuantes têm consciência sobre seu impacto social ou controle sobre esse impacto.

Por isso, podemos dizer que nem todas as organizações são empresas de impacto social.

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O que faz uma organização ser uma empresa de impacto social?

Segundo o SEBRAE, existem três elementos que fazem uma organização se tornar uma empresa de impacto social. O primeiro destes elementos é a intencionalidade.

Como vimos acima, toda empresa tem impacto social, mas nem todas tem controle ou consciência sobre isso. Mas quando uma empresa tem intenção de causar um impacto social positivo, ela se diferencia e toma as rédeas de sua atuação diante da comunidade.

O segundo elemento é a relação com a comunidade local.

Seguindo com a intencionalidade, uma empresa de impacto social é uma organização que escuta as pessoas que a cercam e que busca ser ouvida por elas.

É a partir dessa relação que as lideranças da empresa conseguem entender qual é a percepção da comunidade sobre suas ações e como ela pode realmente ajudar.

O terceiro elemento é o compromisso com o desenvolvimento do território.

É comum que empresas explorem os recursos da comunidade onde estão inseridas, e uma empresa de impacto social sabe que precisa devolver para essa comunidade.

Logo, este elemento faz referência a como uma empresa tem preocupação em ajudar as pessoas a terem melhores oportunidades e a preservar o meio ambiente.

Diferença entre empresa tradicional e de impacto social

Além destes três elementos, o SEBRAE também cita características que negócios de impacto social têm e que ajudam a diferenciar empresas nestes moldes de organizações tradicionais.

Confira a listagem:

  • Faz parcerias para fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio;
  • Combate o trabalho escravo, forçado ou infantil;
  • Tem cuidado com a cadeia produtiva (seleciona e avalia fornecedores);
  • Gerencia seu impacto ambiental;
  • Articula com as políticas públicas.

O SEBRAE também criou uma tabela com as principais diferenças:

diferencas entre empresas tradicionais e empresas de impacto social

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Exemplos de empresas com projetos de impacto social

E agora que você já conheceu o que é impacto social e como uma empresa nesses moldes trabalha, vamos aos exemplos de negócios que têm projetos de impacto social.

Abaixo, você confere uma listagem com projetos de três grandes empresas. Porém, ainda nesta seção, incluímos projetos de empreendimentos menores para inspirar você.

Exemplo 1: Natura

A Natura é um dos melhores exemplos de empresas com projetos de impacto social que temos em solo nacional. Gigante dos cosméticos, ela adotou uma estratégia de atuação sustentável há alguns anos e isso só trouxe prestígio para a marca.

A Natura tem linhas de produtos pioneiros em inovação e no uso de tecnologias sustentáveis.

A empresa também fomenta ações de educação e empreendedorismo, além de focar no desenvolvimento local e na geração de impacto socioambiental positivo.

Um bom exemplo de projeto são as linhas de produtos com extrato de plantas da Amazônia. Para recolher a matéria-prima, a Natura contrata comunidades locais, o que ajuda a promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica da região.

Exemplo 2: Neste

A Neste é uma empresa finlandesa produtora de diesel renovável. O seu combustível é refinado a partir de gorduras animais e óleos de cozinha de redes de fast-food, como o McDonald’s.

A empresa tem atuado, especialmente, na produção de combustível sustentável para a aviação e é responsável por abastecer os voos nos principais aeroportos dos EUA. A Neste acredita que pode ajudar a economizar 20 milhões de toneladas de emissões de carbono até 2030.

Exemplo 3: Patagonia

Outro exemplo de empresa de impacto social é a marca americana de roupas, Patagonia.

A empresa é uma das primeiras marcas de roupas do mundo a utilizar apenas poliéster reciclado e algodão orgânico para fazer suas roupas.

Entre os pilares da empresa está o consumo consciente, então ela tem tomado algumas ações para investir em causas ambientais. Em 2016, por exemplo, a Patagonia doou 10 milhões de dólares, 100% de seu lucro com a Black Friday daquele ano, para o meio ambiente.

Mas esse não é um projeto recente. Desde 1985, a empresa investe 1% de suas vendas anuais em projetos de reflorestamento e outras medidas para melhorar o planeta.

Veja outros exemplos de empresas com impacto social

Para além de empresas que valem mais de um milhão de dólares e têm alcance mundial, existem negócios menores que também tem iniciativa social.

Reunimos abaixo alguns cases selecionados pela Kaleydos para ajudar você a entender como o impacto social pode influenciar o produto de uma marca ou seus projetos paralelos.

Conheça os exemplos:

No site da plataforma, você encontra ainda mais exemplos.

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Como trabalhar em uma empresa preocupada com impacto social

Se você ficou inspirado e já quer começar a aplicar essas iniciativas no seu trabalho ou na sua empresa, descubra como nesta seção. O site NaPrática conversou com Lucas Giannini, que deu algumas dicas para pessoas que querem trabalhar com impacto social.

Lucas tem uma trajetória impressionante com trabalho de impacto social, que envolve atuação em empresas públicas, privadas e no terceiro setor.

Abaixo, nós reproduzimos as dicas que ele deu ao NaPrática:

Dica 1: Descubra o que move você

Antes de começar a buscar uma empresa de impacto social para enviar seu currículo, é preciso que você entenda se isso é realmente o que você deseja.

Trabalhar com impacto social tem um apelo emocional grande, mas é uma área com bastante complexidade e que pede energia, motivação e resiliência. Segundo Lucas, pode existir inclusive uma frustração sua por não enxergar o impacto social, e isso pode atrapalhar sua experiência.

Dica 2: Saiba onde (e como) você agrega mais valor

Entendendo que a área é o que você gosta e o que move você, o ideal é descobrir onde você se encaixa como uma peça valiosa dentro da iniciativa. Você é uma pessoa que resolve problemas, que engaja a comunidade, que sabe encontrar alavancas para projetos..?

Sabendo qual é o seu ponto forte, você consegue agregar mais valor e mostrar esse valor para as empresas onde quer trabalhar.

Dica 3: Desenvolva suas habilidades e competências

Por fim, uma dica importante dada por Lucas é desenvolver suas habilidades e competências para conseguir fazer o melhor trabalho com impacto social.

Diante da dica anterior, você já conhece seus pontos fortes e, possivelmente, os fracos também, então fica mais fácil entender onde melhorar.

E uma forma de desenvolver suas habilidades e competências é buscando atualizar seus conhecimentos, se aprofundar na sua área de atuação e se especializar.

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Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

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Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.