header-blog-UCPel

Blog do EAD UCPel

Guia rápido para escolher as melhores faculdades para você

Postado em 14 de dez de 2018

O momento de ingressar em uma graduação envolve muitas dúvidas. Uma delas é como saber quais são as faculdades boas para estudar. De acordo com o Censo da Educação Superior 2016, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), existem 2.407 instituições de educação superior no Brasil.

Diante de um número tão expressivo, pode mesmo parecer difícil saber quais são as melhores faculdades do País. Porém, existem alguns critérios que tornam esse processo mais fácil e que ajudam a avaliar a qualidade de uma instituição de ensino. Nos próximos tópicos, apresentamos alguns deles.

Continue lendo e descubra como encontrar a melhor faculdade para você!

Corpo docente

Os professores são uma das questões mais importantes a serem avaliadas na hora de identificar as melhores faculdades para estudar. Afinal, eles são os responsáveis por transmitir os conhecimentos aos alunos por meio das aulas.

Por isso, na hora de saber se uma faculdade é boa, pesquise sobre o corpo docente da instituição. Aquelas que possuem professores com mestrado e doutorado apresentam docentes com mais conhecimento e experiência na academia.

Infraestrutura

As melhores faculdades também têm que contar com uma boa infraestrutura de suporte às aulas dos professores e às atividades dos alunos. Afinal, esses itens complementam a formação profissional.

Mas o que caracteriza uma boa infraestrutura? Salas de aula com recursos tecnológicos, como projetor e computador, bibliotecas com acervo variado e vasto e laboratórios para aulas práticas são alguns exemplos.

Reconhecimento do MEC

Se você procura pelas melhores faculdades do País para estudar, certamente já deve ter ouvido falar que uma instituição e seus cursos são reconhecidos pelo MEC. Essa expressão significa que a faculdade tem autorização do Ministério de Educação para formar profissionais.

Apenas os diplomas de cursos aprovados pelo MEC são reconhecidos no País. Então é preciso analisar essa questão na hora de escolher a faculdade. Para saber se um curso é reconhecido, basta acessar a aba “Consulta Avançada” do site e-MEC e buscar pela instituição de ensino.

Nota no Enade

Outro critério que pode ser analisado para identificar as melhores faculdades é a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Esse indicador é utilizado pelo MEC para averiguar a qualidade das graduações brasileiras.

Para obter a nota de cada curso, uma prova é realizada a cada três anos com alunos no início e no final da graduação. Os resultados são utilizados para gerar o Conceito Enade, cuja nota vai de um a cinco. Se você quiser consultar as notas das IES no Enade, basta entrar na página do INEP e baixar a última avaliação, de 2017, e procurar o resultado da instituição de seu interesse.

Recomendações

Se você deseja identificar as melhores faculdades particulares, também não deve deixar de considerar a ideia de buscar recomendações. Tanto alunos, quanto professores de uma instituição de ensino podem lhe ajudar nesse processo, já que conhecem a faculdade muito bem.

Nessa hora, você pode procurar saber informações sobre como a instituição funciona, como os cursos estão estruturados, quais são as formas de avaliação, como é a experiência dos alunos e muito mais.

Neste post, você descobriu que existem mais de 2000 instituições de ensino superior no Brasil. Apesar de ser um número muito grande, é possível identificar quais são as melhores faculdades do País. Seguindo as dicas que acabamos de apresentar, fazer isso será muito mais fácil.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a escolherem a melhor faculdade!

 

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!