EAD

Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

Postado em 19 de mar de 2023
Loading...

Sim, a faculdade EAD vale a pena, em especial para quem sonha com um diploma de Ensino Superior e mora longe dos grandes centros urbanos.

O mesmo vale para aqueles que querem uma mudança ou crescimento na carreira, sem uma alteração completa em sua rotina profissional.

Pesquisando a instituição de Ensino Superior e verificando a sua regularidade junto ao Ministério da Educação (MEC), pode ter certeza que fazer uma graduação a distância vai abrir muitas portas no mercado de trabalho.

A seguir, confira as principais dúvidas sobre a modalidade de ensino e entenda por que fazer uma faculdade EAD vale a pena:

Descubra se o EAD é para você!

Como funciona uma faculdade EAD?

A faculdade EAD é a melhor opção para quem precisa conciliar a vida acadêmica e a profissional, pois os cursos disponibilizam as aulas em uma plataforma online, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Isso facilita ao estudante montar um cronograma personalizado de estudos, conforme o tempo disponível para estudar. É importante ter uma boa conexão com a internet e um dispositivo (como notebook, tablet ou celular) para acessar o AVA.

Apesar de ser um método desenvolvido para funcionar a distância, a faculdade EAD pode ser oferecida também na modalidade semipresencial: o estudante assiste às aulas teóricas em casa ou em um polo da instituição de Ensino Superior, depois aplica a prática uma ou duas vezes por semana no campus.

Além disso, as universidades e centros universitários sempre disponibilizam a estrutura física para que o aluno utilize os laboratórios e bibliotecas quando achar necessário.

As mensalidades da faculdade EAD são mais acessíveis?

Sim! Em 2022, a mensalidade média de uma faculdade EAD era de R$ 178,00, valor que representa um quarto da média dos cursos presenciais, que é de R$ 733,00. Os dados são da Educa Insights.

Essa diferença também existe dentro das próprias instituições de Ensino Superior. A mesma graduação pode ser até 75% mais em conta se oferecida a distância.

Graduações semipresenciais também têm mensalidades mais acessíveis. Isso é possível graças a um número maior de estudantes realizando o mesmo curso, o que dilui os custos da instituição.

🔵 Leia também: Saiba como conseguir bolsa de estudos para começar sua faculdade

Quais são as formas de ingresso em uma faculdade EAD?

Há diversas formas de ingressar em uma faculdade EAD, variando de instituição para instituição.

De forma geral, as universidades e centros universitários contam com diversas maneiras para avaliar o candidato: por meio do vestibular agendado, da análise de histórico escolar e da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há também instituições que oferecem a vantagem de ingresso direto para quem já possui um diploma de outra graduação. Basta apresentar o Certificado de Conclusão de Curso ou o boletim de desempenho na secretaria do curso e aguardar a análise da universidade.

Com o vestibular agendado, o aluno é quem decide a melhor data e horário para realizar a prova. Dessa forma, a instituição beneficia principalmente aqueles que possuem uma agenda apertada e precisam conciliar a vida acadêmica e a profissional.

🔵 Leia também: Como funciona o vestibular online? Descubra agora!

Quem faz faculdade EAD tem a mesma formação que estudantes do presencial?

Sim. Toda faculdade EAD deve ser desenvolvida com a mesma qualidade do que seu equivalente no presencial, para atender as exigências do MEC e dos conselhos profissionais.

Isso significa que ela deve ter uma carga horária mínima, abordar conteúdos básicos específicos e promover atividades de extensão, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.

Universidades e centro universitários não diferenciam a qualidade do conteúdo aplicado, já que o corpo docente é o mesmo para os dois ambientes.

Os diplomas são produzidos no mesmo padrão para todos os cursos da instituição.

O importante na hora de escolher a graduação é participar ativamente das atividades propostas em sala de aula, além de manter um bom relacionamento com os professores e colegas.

Isso tudo é possível por meio da plataforma digital, com fóruns, chats e outros canais de comunicação.

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior

A faculdade EAD é mais fácil do que a presencial?

Não.

Assim como uma graduação presencial, a faculdade EAD exige que estudantes entreguem trabalhos, realizem provas, façam estágios (no caso dos cursos em que é obrigatório), participem de projetos de extensão e entreguem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

Quem faz faculdade EAD tem férias?

Sim, da mesma forma que nos cursos presenciais.

Toda instituição de Ensino Superior tem um calendário acadêmico que prevê os períodos de aula, os feriados e as férias.

Existe diferença no diploma de quem faz faculdade EAD?

Não. O diploma de uma faculdade EAD tem a mesma validade que um obtido em uma graduação presencial, conforme as regras do MEC.

Não há nada no documento que especifique a modalidade na qual o curso foi realizado.

Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

Sim, pois a maioria das empresas nem sabe a modalidade da graduação cursada pelos colaboradores, por ser uma informação não obrigatória no currículo.

O mais importante na hora de entrar no mercado de trabalho é se dedicar aos estudos, conseguir um estágio e criar boas relações com os colegas de turma e de trabalho.

Nessas horas, o curso ser EAD ou presencial é o que menos importa.

🔵Leia também: Como ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso

O que avaliar ao escolher uma faculdade EAD?

Ao escolher a instituição em que você vai cursar sua faculdade EAD, preste atenção nesses aspectos:

1. Credenciamento no MEC

O seu diploma só será válido se a instituição de ensino for credenciada pelo MEC. Por isso, acesse a plataforma e-MEC e faça uma busca para garantir isso.

2. Autorização de funcionamento

Além do credenciamento, as universidades e centros universitários precisam de autorização do MEC para funcionar e abrir vagas. Na sua pesquisa, confirme se a instituição de ensino é reconhecida.

3. Localização do polo presencial

Mesmo que o curso seja online, é importante que a faculdade tenha um polo presencial. Antes de se matricular, informe-se onde fica o campus e, de preferência, vá visitá-lo.

4. Reputação da instituição

Só de pesquisar no site do MEC, você já evita uma baita dor de cabeça, mas vale ainda buscar informações sobre a reputação da instituição.

Converse com profissionais da área desejada para saber a percepção deles quanto à qualidade do ensino e, principalmente, troque ideia com outros estudantes.

5. Qualidade dos profissionais e professores

Uma boa instituição de ensino conta com profissionais e professores qualificados.

Veja como é a formação e a experiência dos docentes com quem você terá aulas. É importante que eles tenham especializações ou os títulos de mestre e doutor no currículo.

6. Duração do curso

Para que o profissional tenha a formação necessária para atuar na área, a grade curricular e a carga horária devem respeitar as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC para cada curso.

Desconfie de cursos que são muito curtos, com menos de 2 anos de duração. Tenha em mente que:

  • Um tecnólogo tem 2 anos de duração, em média;
  • Um bacharelado tem 4 anos de duração, em média;
  • Uma licenciatura tem entre 4 e 5 anos de duração, em média.

🔵Leia também: Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

Onde fazer faculdade EAD com qualidade e reconhecimento no mercado?

Existem inúmeras universidades e centros universitários que oferecem graduações a distância.

Confira uma seleção de instituições de Ensino Superior que oferecem faculdades 100% EAD e são reconhecidas nacionalmente pela qualidade de ensino, além de terem altas taxas de empregabilidade entre os recém-formados:

Todas têm altos índices nos principais indicadores de qualidade do MEC, além de contar com programas de bolsa de estudos.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!