Curso de Gestão Pública: onde fazer e perfil do profissional

Postado em 15 de abr de 2023
Loading...

Quando pensamos em gestão, é comum imaginar empresas e grandes corporações.

No entanto, o setor público é uma das áreas que mais demanda pessoas capacitadas na área, com conhecimentos em legislação tributária e orçamentária, licitações e políticas públicas.

E embora a faculdade de Administração possa ser a primeira que vem à sua mente ao falarmos sobre essa atuação profissional, é o curso de Gestão Pública que melhor prepara profissionais para atuar nas organizações públicas.

Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o setor da Gestão Pública e como funciona a formação na área.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é gestão pública?

A gestão pública é uma área da administração voltada para o setor público.

Ela é responsável pelas pautas de interesse da população enquanto coletivo, como educação, saúde, moradia, empregabilidade e redução das desigualdades sociais.

Uma vez que a gestão pública visa atender às necessidades sociais, os impactos na população são significativos. Existem três áreas nas quais a atuação do setor público se faz ainda mais indispensável: saúde, educação e meio ambiente.

Embora essas sejam frentes muito complexas, o papel da gestão pública interfere diretamente nos serviços que temos à disposição. É o caso de atendimento em hospitais, vagas em escolas e creches e políticas de preservação das áreas verdes, por exemplo.

Os profissionais que trabalham na área são chamados de gestores públicos. Dentre suas funções estão planejar, implantar e supervisionar ações voltadas ao desenvolvimento da nação.

Ou seja, podemos afirmar que o principal objetivo do gestor público é garantir o desenvolvimento social e econômico da população através de ações eficazes e estratégicas.

Nesse sentido, a gestão pública é a área que analisa a configuração da sociedade e busca formas de melhorá-la através de políticas públicas.

Em função disso, os gestores públicos devem ter um conhecimento transversal, entendendo desde a legislação do setor até questões relacionadas à contabilidade.

Um ponto importante para destacar é que quando falamos em público não estamos nos referindo apenas às instituições ligadas ao governo. As ONGs também podem entrar no escopo de instituições que os gestores públicos podem atuar.

Qual a diferença entre gestão pública e privada?

A principal diferença entre a gestão em organizações públicas e privadas é o objetivo das ações.

Enquanto nas organizações privadas, o foco dos esforços está na obtenção de lucro e crescimento da corporação, o objetivo das empresas públicas está no interesse coletivo.

Ou seja, empresas privadas trabalham em torno do cliente e do campo individual. Por sua vez, as organizações públicas se dedicam a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, sem perspectiva de lucrar com suas atividades.

Apesar da diferença em objetivo, ambas têm similaridades. Inclusive, existem determinados conhecimentos que podem ser aplicados tanto no setor público quanto no privado.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Qual o perfil do profissional que trabalha com Gestão Pública?

Como gestores públicos trabalham com interesse coletivo no dia a dia, é comum que uma grande afinidade desse profissional esteja em temas ligados à política, economia e sociologia.

Também é preciso ter facilidade com matemática financeira e contabilidade, já que os recursos financeiros públicos são uma pauta frequente na rotina do gestor público.

Para além dessas habilidades, também é interessante que esse profissional tenha uma veia idealista, ou seja, queira impactar positivamente a realidade do país.

Em quais áreas um gestor público pode atuar?

Quem se forma em Gestão Pública está apto a trabalhar diretamente em órgãos públicos.

As áreas mais comuns de atuação são ministérios, secretarias, agências federais e o poder executivo de maneira geral. Também existem oportunidades na esfera legislativa e judiciária, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

Para quem pensa em seguir carreira como servidor público, é preciso não apenas se preparar para a rotina na máquina pública, mas também para os concursos. Já que eles são a principal porta de entrada para a vida pública.

Quanto aos setores, o profissional de gestão pública pode atuar desde a educação e cultura até economia e saúde. Isso porque a formação oferece um conhecimento abrangente.

Também existe a oportunidade de atuação em ONGs, hospitais e escolas públicas, cartórios, programas sociais, institutos de pesquisa, órgãos de preservação ambiental e na carreira política, tanto em cargos eletivos quanto dentro dos partidos políticos.

Como a área de gestão pública oferece muitas possibilidades de atuação profissional, os diplomados encontram um mercado de trabalho aquecido e em plena expansão, visto que a sociedade está em constante processo de crescimento e desenvolvimento.

Entre as principais atribuições do gestor público estão:

  • Criar e elaborar políticas públicas;
  • Criar e organizar campanhas públicas, para informar os cidadãos;
  • Criar e pensar ações para conservar bens e patrimônios públicos;
  • Gerenciar políticas públicas;
  • Planejar processos e serviços;
  • Controlar orçamentos e planejar licitações.

Quanto ganha um gestor público?

O salário do gestor público depende tanto do setor e porte da empresa em que trabalha quanto de seu nível de experiência. Por isso, a faixa de remuneração pode variar bastante.

De acordo com o site Glassdoor, o salário médio de um gestor público é de R$ 5.000,00.

segundo o site Educa Mais Brasil, a média fica em R$ 4.102,19 para quem trabalha em uma empresa de porte grande e se caracteriza como um profissional sênior.

Por que trabalhar na gestão pública?

Como você viu, trabalhar na gestão pública é o caminho ideal para quem sonha em seguir carreira pública ou até mesmo para quem quer ingressar na carreira política.

Mas não apenas isso, esse é o caminho ideal para quem quer fazer a diferença para o coletivo. Há espaço para quem deseja legislar, mas também para os engajados com causas sociais.

Esses agentes são importantes para intermediar o diálogo entre a população e os grandes órgãos federativos. Portanto, cursar gestão pública pode ser um caminho facilitador para você fazer a diferença no seu bairro, na sua comunidade e, até mesmo, no país inteiro.

Fato é que o país sempre precisará de servidores competentes para lidar com suas demandas. O profissional de gestão pública, independente de trabalhar no meio público ou no privado, tem uma responsabilidade enorme nas mãos.

Com a população brasileira cada vez mais interessada e preocupada com quem a representa, a visão otimista é a de que os entes públicos se tornem mais técnicos e efetivos. Assim, as repartições devem abrir espaço para profissionais com capacidade de fazer a diferença.

Como trabalhar na área de Gestão Pública?

Existem diversos caminhos que podem levar um profissional a trabalhar com gestão pública.

Como você deve imaginar, pessoas formadas em Administração costumam ter as habilidades necessárias para atuar na área. Também existem competências que o curso de Políticas Públicas pode ofertar a quem se interessa por gestão pública.

No entanto, o curso que mais se volta para essa atuação específica é o curso de Gestão Pública.

Essa graduação proporciona todos os conhecimentos essenciais para planejar, implantar e supervisionar ações de interesse coletivo. É a formação ideal para quem já trabalha na área e quer se especializar, mas também para quem está ingressando agora no mercado.

Como é o curso de Gestão Pública?

A faculdade de Gestão Pública é um curso superior de tecnologia. Ou seja, confere o grau de tecnólogo aos diplomados e dura cerca de dois anos.

O curso de Gestão Pública é ideal para quem deseja carreira como servidor público, ou ainda, para quem quer trabalhar de alguma forma em contato com os serviços estatais e municipais.

São cerca de quatro semestres que expõe o estudante a conhecimentos sobre gestão, legislação tributária e orçamentária, licitações, políticas públicas e aprendizados sobre planejamento, trabalho em equipe e liderança.

Durante o curso de Gestão Pública, você desenvolve as habilidades necessárias para diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal que envolve a esfera pública.

A graduação é formada por disciplinas de contabilidade, matemática financeira, gestão de equipes, planejamento de políticas públicas, responsabilidade social, fundamentos da legislação, administração de recursos públicos e licitações.

Dessa forma, quem se diploma em Gestão Pública está capacitado para identificar problemas e oferecer soluções estratégicas no âmbito público.

Você pode optar pelo curso de Gestão Pública nas modalidades presencial ou a distância.

Qual é a grade curricular da faculdade de Gestão Pública?

Confira algumas das disciplinas que o estudante vê nessa graduação:

  • Fundamentos de Gestão em Negócios
  • Estado, Governo e Administração Pública
  • Liderança, Comportamento e Formação de Times
  • Políticas Públicas
  • Teoria da Administração Contemporânea
  • Estratégias Contemporâneas de Gestão Estatal
  • Planejamento e Orçamento Público
  • Gestão Financeira no Setor Público
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Modelagem de Organizações Públicas
  • Gestão de Contratos e Terceirização
  • Gestão de Custos e Tecnologia da Informação no Setor Público
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão de Programas e Projetos Públicos

É importante ter em mente que a listagem acima é só um exemplo das disciplinas de uma faculdade de Gestão Pública. A listagem pode mudar dependendo da instituição de ensino.

 

Quanto custa a graduação em Gestão Pública?

O valor da faculdade de Gestão Pública depende de vários fatores: instituição de ensino, modalidade escolhida e localização.

Porém, com uma breve pesquisa, vemos  que as mensalidades podem ir de cerca de R$ 199,00 até mais ou menos R$ 338,96.

Qual é a nota de corte para Gestão Pública?

Se você deseja cursar Gestão Pública em uma instituição particular, pode usar a nota do Enem para entrar pelo Prouni.

Nesse caso, preste atenção à nota de corte do curso: em 2022, ela foi de 535.8 pontos.

🔵 Leia mais: Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

Como escolher a melhor instituição para estudar Gestão Pública?

Ter uma boa grade curricular não deve ser o único fator a ser analisado na hora de escolher onde cursar a sua graduação. É preciso observar os métodos de ensino, a reputação e tudo o que a instituição de ensino pode oferecer ao estudante.

Por isso, na hora de escolher onde fazer seu curso, se atente a estes fatores: reconhecimento e regularização do curso no MEC, história e reputação da universidade na região, qualidade do material e da metodologia adotada e flexibilidade de horários e contato com os professores.

Levando tudo isso em consideração, conheça abaixo as principais instituições onde você pode cursar Gestão Pública com bolsa de estudos tendo um ensino de qualidade:

Todas as instituições acima têm cursos reconhecidos pelo MEC e bem avaliados na pasta.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!