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A gestão comercial é uma daquelas áreas que não perdem destaque.

Isso acontece mesmo com o ritmo acelerado das mudanças no mercado de trabalho, em que até profissões como a de contador estão arriscadas a sumir.

Apesar disso, lá está o gestor comercial, firme e forte com uma carreira promissora.

Vamos conferir, então, como é esse setor que não para de se reinventar? Acompanhe!

O que é a gestão comercial?

Gestão comercial é um segmento amplo, no qual a função principal do especialista é coordenar os esforços e estratégias em administração, marketing, vendas e financeiro.

Portanto, o profissional dessa área é multidisciplinar, cuja habilidade de se relacionar e de envolver as pessoas deve ser bastante desenvolvida.

Qual é a finalidade da gestão comercial?

O principal foco da gestão comercial é integrar os diversos setores de uma empresa para que ela alcance suas metas.

No entanto, esse foco é ainda maior na ponta final do processo, no qual estão as equipes de vendas, suas ferramentas e seus recursos de trabalho.

O que faz um gestor comercial?

Fazem parte da rotina de um gestor comercial tarefas e atividades como:

  • Recrutar, contratar e treinar a equipe de vendas
  • Definir metas de vendas, comparando o desempenho com períodos anteriores, ajustando-as conforme necessário
  • Avaliar os processos e procedimentos, identificar oportunidades de melhoria e implementá-las
  • Atribuir metas individuais e distribuir os membros dos times no espaço de vendas
  • Fornecer previsões de vendas detalhadas
  • Treinar e dar feedback aos membros da equipe
  • Promover um ambiente competitivo e colaborativo
  • Avaliar o desempenho individual e sugerir ações corretivas sempre que necessário.

Qual é a importância da gestão comercial no mercado de trabalho?

Já dizia o célebre empresário William Clement Stone que “as vendas dependem da atitude do vendedor, não da atitude do cliente em potencial.”

Assim sendo, a gestão comercial continua a ser fundamental em um mercado no qual as lideranças educadoras assumem um protagonismo crescente e a necessidade por inovação é uma exigência.

Quais são as vantagens em atuar na área de gestão comercial?

Por ser uma especialidade constantemente requisitada em empresas de todos os segmentos, a gestão comercial é, desde sempre, uma alternativa de carreira para quem quer crescer.

Como veremos a seguir, os salários são atraentes, se considerarmos a média nacional que, segundo o IBGE, em 2019 era de R$ 2.261,00.

Qual é o salário de um profissional em gestão comercial?

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Se comparado com outros profissionais de vendas, o especialista em gestão comercial pode ser considerado um dos que recebem as melhores remunerações.

Veja os rendimentos que o aguardam nessa área.

Profissional em formação

Para os profissionais em formação, de acordo com o portal Catho, o salário médio para um estágio em gestão comercial é de R$ 912,69.

Por sua vez, segundo o Indeed, os números são mais atraentes: nele, estima-se R$ 2.527,00 de rendimentos médios mensais para a função de estagiário comercial.

Profissional formado

De acordo com o Glassdoor, referência em pesquisa salarial no Brasil e no exterior, o salário médio de um gestor comercial é de R$ 4.485,00 por mês.

Já o portal Catho estipula uma média um pouco maior: R$ 4.956,46 mensais, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, Amazonas e Alagoas, em que os salários são mais altos.

Onde um gestor comercial pode atuar?

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Processos comerciais são muito abrangentes e demandam, como vimos, uma abordagem multidisciplinar.

A especialidade engloba uma série de atividades coordenadas, nas quais o gestor precisa dominar diversas competências para trabalhar em sinergia com outros setores.

Confira abaixo quais são essas áreas e o que o espera na carreira.

Análise de resultados

A exemplo de outros campos de atuação profissional, a gestão comercial também deve ser orientada por dados.

Nesse sentido, cabe ao especialista tomar decisões com base em dados estruturados, coletados conforme o conceito de Big Data e tratados por ferramentas de analytics.

Supervisão de vendas

A atividade comercial é, por essência, ligada às vendas.

Portanto, uma das funções do gestor comercial é gerir e supervisionar o andamento de todas as operações nesse espectro, desde o estoque até o relacionamento com o consumidor no pós-venda.

Representação comercial

Vender é negociar.

Quando se faz necessária a presença de uma figura capaz de falar em nome da empresa e defender seus interesses nos negócios, cabe ao gestor comercial representá-la.

Por isso, essa é uma função que exige disponibilidade para deslocamentos.

Via de regra, o especialista está sempre viajando e em contato com pessoas de outras cidades, estados e até países.

Gestão de vendas

Por sua vez, o gerenciamento das vendas deve ser realizado por meio de indicadores chave de performance (KPI), medidos com auxílio de ferramentas de análise de dados.

Tanto a operação delas quanto o treinamento de pessoas para isso são atribuições do especialista em gestão comercial.

Gestão do relacionamento com o cliente

O mesmo se aplica às ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), indispensáveis para gerir o relacionamento com o cliente, cuja operação e treinamento de usuários fica a cargo do gestor comercial.

Pesquisa de mercado

Instrumento fundamental para mapear o comportamento do consumidor e orientar estratégias de vendas, a pesquisa de mercado é uma das ferramentas de trabalho em gestão comercial.

Gestores devem saber conduzi-la e estruturar os dados levantados para servir aos propósitos da empresa.

Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing

Paralelamente às vendas, o profissional de gestão comercial também deve se articular com o setor de marketing e desenvolver estratégias de atração e retenção de leads e clientes.

Gestão de relações comerciais

Além do relacionamento com o consumidor, o gestor comercial deve zelar pela relação com os parceiros de negócios da empresa em que trabalha.

Isso inclui fornecedores, representantes da cadeia logística e até organizações do mesmo segmento.

Planejamento de investimentos

Bons resultados em vendas também dependem de investimentos, afinal, há toda uma carga de impostos, contratações, comissões e outras despesas inerentes.

Essa é uma outra função da gestão comercial, que trata de estimar gastos e de avaliar o ROI (Return on Investiment).

Gestão financeira e tributária

Toda atividade produtiva é tributada, e com as vendas não é diferente.

Dessa forma, o gestor deve antecipar os impactos dos impostos nas receitas, considerando as esferas de tributação municipal, estadual e federal.

Consultoria de negócios

Para ser um gestor de verdade, é preciso ter visão estratégica.

Não por acaso, é esperado que esse profissional também atue como um consultor, diagnosticando problemas em processos e apontando soluções.

Como é o curso de gestão comercial?

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O profissional em gestão comercial tem formação no nível de tecnólogo, com matérias nas áreas de administração, finanças e vendas, tanto em nível físico quanto no comércio online.

Grade Curricular

Vamos ver como se estrutura a grade curricular do curso de tecnólogo em Gestão Comercial da Universidade Católica de Pelotas - EAD?

Estas são algumas das disciplinas:

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Fundamentos de Administração
  • Antropologia Teológica e Direitos Humanos
  • Fundamentos de Contabilidade
  • Fundamentos de Finanças
  • Empreendedorismo
  • Fundamentos de Economia
  • Gestão do Composto de Marketing
  • Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
  • Fundamentos de Gestão de Pessoas
  • Gestão de Processos
  • Gestão da Marca e Posicionamento
  • Gestão de Custos e Precificação
  • Gestão de Vendas e Negociação
  • Marketing Digital e Sustentável.

Duração

No total, o curso de tecnólogo em gestão comercial da UCPel tem duração de dois anos.

Qual habilitação: licenciatura ou bacharelado?

Ao final do curso, o profissional recém-formado recebe o título de tecnólogo, modalidade de bacharelado regulamentada pelo Parecer CNE/CES nº 436/2001.

Quem deve fazer faculdade de gestão comercial?

O curso pode ser feito por todos que desejam ampliar seus horizontes e entender mais a fundo como são as dinâmicas em processos de vendas.

Portanto, é recomendado para profissionais que ainda não tenham formação superior ou que queiram ingressar na carreira ocupando funções de gestão.

Para quem é indicado?

A faculdade de gestão comercial é indicada para quem já atua no ramo de vendas e deseja avançar na carreira e também para quem não tem experiência e pretende começar conhecendo a teoria por trás da profissão.

Qual é o perfil do profissional?

A gestão comercial é uma área que exige competências em diversos setores, por isso, é esperado que o especialista desse ramo tenha visão holística dos processos de vendas.

Também são desejáveis atributos pessoais como capacidade de liderança e de iniciativa e saber se relacionar e motivar.

Projeções para o mercado de trabalho de gestão comercial

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O futuro da gestão comercial é dos mais promissores, considerando que o especialista nesse segmento é fundamental até para a boa performance de outros departamentos de uma empresa.

É uma das profissões do futuro?

Certamente, essa é uma das profissões do futuro, já que suas práticas estão em constante renovação em virtude das novas demandas do mercado e dos consumidores.

Onde estudar gestão comercial?

Estude com quem tem tradição e credibilidade desde 1960 no ensino superior em Pelotas, Rio Grande do Sul.

Faça UCPel e garanta o seu diploma de tecnólogo em Gestão Comercial.

Presencial x EAD

O curso em Gestão Comercial também é ministrado em aulas presenciais, com duração de seis semestres e aulas noturnas.

Em termos de conteúdo, não há diferença para o curso a distância, ficando a critério do aluno decidir pela modalidade que mais atenda aos seus interesses e necessidades.

Conclusão

Gestão comercial é uma especialidade que, como vimos, oferece desafios dos mais estimulantes para os que optam por essa carreira.

No entanto, é fundamental aliar teoria e prática para ter sucesso nesse segmento extremamente competitivo.

É isso que você tem na UCPel: o melhor dos cursos universitários com o estímulo à parte prática indispensável para formar profissionais completos.

Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

E se quiser acrescentar algo, fique à vontade para usar o espaço para comentários logo abaixo, afinal, ele foi feito para você.

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