Enem

Como fazer a interpretação das tiras do Gaturro [Espanhol no Enem]

Por Redação   | 

 Tag: Enem

É muito comum que nos cadernos de língua estrangeira do Enem apareçam questões referentes à interpretação de texto e, na maioria das vezes, as tirinhas e histórias em quadrinhos são utilizadas para ilustrá-las. 

Entre as mais famosas estão as de Gaturro. 

As aventuras do gato de bochechas amarelas e sua turma são ótimas para que você se familiarize cada vez mais com o idioma espanhol e tenha contato com a gramática dessa língua — mesmo que a gramática não seja diretamente cobrada no exame. 

Por isso, neste artigo, traremos mais informações sobre essa tirinha para ajudá-lo a se preparar ainda mais. 

Confira:

Quem é Gaturro?
Inspirações e curiosidades sobre Gaturro
Os personagens de Gaturro
O criador de Gaturro

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Quem é Gaturro? 

Gaturro é uma história em quadrinhos da Argentina — assim como a Mafalda, de Quino —, criada pelo cartunista Nik, nome artístico de Cristian Dzwonik. 

As tirinhas já foram publicadas em mais de 50 revistas, livros e volumes de quadrinhos. Um filme em 3D com o mesmo nome foi lançado nos cinemas em 9 de setembro de 2010. 

A história conta as aventuras de Gaturro, um gato marrom com bochechas amarelas que está apaixonado por uma gata chamada Ágatha, mas ela não está interessada nele. 

Gaturro não fala, somente pensa, mas em alguns casos consegue se comunicar com humanos. Entre as suas atividades mais frequentes estão ir à escola e andar nos telhados. 

O público infantil é o principal consumidor desse personagem e das suas tirinhas. Gaturro se apresenta como um anti-herói, observador do mundo e bastante sonhador. 

As suas principais características são a imaginação e o engenho. 

Um detalhe, porém, é que a sua personalidade costuma mudar de acordo com o personagem com que ele interage. 

O gato personagem principal também é curioso, romântico, transgressor, travesso e adora correr riscos. As suas reflexões geralmente são muito profundas. 

Ele vive em um contexto de família de classe média argentina bastante atual, que é composta por um casal e dois filhos.

Como fazer a interpretação das tiras do Gaturro [Espanhol no Enem]

Inspirações e curiosidades sobre Gaturro 

As inspirações para as tirinhas de Gaturro são o estilo de vida latino-americano, ou seja, o cotidiano e a vida em família de pessoas dessas culturas — especialmente a da Argentina. 

Algumas das influências para a criação das histórias são as ilustrações de desenhistas argentinos como Quino, Divito, Breccia, Altuna e Garaucochea. 

Uma curiosidade sobre essas obras é o fato de alguns nomes de personagens terminarem com “urro”, como o personagem principal. 

O criador das histórias conta que a escolha foi proposital, visto que é uma terminação pouco utilizada em seu país de origem. 

O autor comenta que quando criou o nome, pareceu cacofonicamente divertido misturar a palavra gato com a terminação “urro”, que é única e irrepetível — e que, por isso, resolveu estender o mesmo conceito para outros personagens, como o Canturro.

Como fazer a interpretação das tiras do Gaturro [Espanhol no Enem]

Os personagens de Gaturro 

Existem vários personagens que fazem parte do universo de Gaturro. Confira, a seguir, alguns deles. 

Personagens principais 

Gaturro é o protagonista dos quadrinhos. Mora com seus donos, que o criaram desde muito jovem. 

Sua casa é um lugar bastante encantador e acolhedor, mas ele também gosta de passear pelos telhados do seu bairro e interagir com outros personagens das casas vizinhas. 

Os donos de Gaturro o mandam para a escola algumas vezes, mas não para educá-lo e sim para que ele saia de casa. 

Na escola, o gato é um pouco encrenqueiro e torna a vida da sua professora, a Sra. Ruda Vinagreti, bastante difícil. 

Ágatha é vizinha de Gaturro. 

Os dois se conhecem há muito tempo e a relação entre eles sempre foi a mesma: enquanto Gaturro é totalmente apaixonado por ela, a gata nunca lhe dá atenção. 

Ela é bastante egoísta, ciumenta e quer ser a única que o rejeita. 

Amigos 

Gaturro é bastante popular e, por isso, tem bastante amigos. Entre eles, vale citar: 

  • Gateen: uma gata adolescente que vive nos telhados. Ela gosta de ser rebelde e está passando pela fase das grandes mudanças. No fundo, ela sente que ninguém a entende de verdade. 
  • Gaturranta: uma das amigas de Gaturro que o visita de vez em quando. É o oposto de Ágatha, sempre simpática e uma boa amiga. Ela ajuda Gaturro a deixar Ágatha com ciúme algumas vezes. 
  • Malurro: ex-namorado de Ágatha. É realmente malvado e não a quer de jeito nenhum. No entanto, é o que a gata mais gosta nele. 
  • Arañita: uma pequena aranha. Costuma descer pendurado em seu fio para visitar Gaturro. Ambos têm uma semelhança física, já que as bochechas dos dois são parecidas. 
  • Canturro: é o único cachorro da história em quadrinhos. Leva muito a sério a frase “o melhor amigo do homem” e, por isso, acha que é o protagonista das tirinhas. Passa por uma cirurgia plástica para se parecer menos com Gaturro e mais assustador. 

Família adotiva 

  • Daniel: o dono de Gaturro. Representa o estereótipo de um pai de classe média que tenta cumprir as responsabilidades familiares mesmo estando exausto. 
  • Valéria: a mãe da família, muito compreensiva, carinhosa e bastante determinada. 
  • Luz: a filha mais velha da família. 
  • Agustín: o filho mais novo, parece ser o único que trata Gaturro como um animal de estimação.
  • Os gêmeos: os bebês recém-nascidos da família de Gaturro: uma menina e um menino. 

Família biológica 

  • Mamurra: a mãe biológica de Gaturro. É superprotetora com o filho e sempre pede para ele usar casaco, estudar, tomar cuidado e comer bem. 
  • Papurro: o pai de Gaturro. Aparece nas tirinhas ocasionalmente e é preguiçoso com tudo. 
  • Gatulongo: um dos primos de Gaturro. Tem um pescoço muito longo, é amigável e tranquilo;
  • Tiurras: as tias de Gaturro; 
  • Hermanurro: irmão de Gaturro. Aparece quando Gaturro o apresenta à Ágatha. É mais alto e peludo que o irmão. 
  • Gaturrín: o bebê da casa de Gaturro, que o adota como sobrinho. O mais velho tenta instruir o mais novo, mas acaba aprendendo muito mais com ele do que ensinando.

Como fazer a interpretação das tiras do Gaturro [Espanhol no Enem]

O criador de Gaturro 

Cristian Dzwonik, mais conhecido pelo nome artístico Nik, é um cartunista argentino. 

Nascido em Buenos Aires em 1971, é conhecido pela criação de histórias em quadrinhos — sendo que a mais conhecida delas é o próprio Gaturro. 

Bastante divulgado na imprensa como uma das novas sensações dos quadrinhos na Argentina, Nik não é tão novo assim no universo das tirinhas. 

Começou a desenhar aos 12 anos como um dos alunos da escola de desenho do cartunista Carlos Garaycochea e aos 17, teve seu primeiro desenho publicado na revista Muy Interessante — a versão argentina da Super Interessante. 

Aos 21 anos, começou a trabalhar como humorista gráfico no periódico La Nacíon e aos 25, começou a criar e a publicar as histórias de Gaturro e sua turma. 

Além da Argentina e Brasil, Nik é publicado em quase toda a América Latina e em jornais hispanos na França, Estados Unidos e na Espanha. 

As tirinhas de Gaturro são divertidas, atuais e com críticas sociais bastante pertinentes. 

Com elas, além da interpretação de texto em espanhol, você também conhecerá um pouco mais sobre o estilo de vida latino-americano tão presente nas histórias.

Nova call to action