Afinal, qual o futuro da Contabilidade?

Em 2018, o instituto Sapiens realizou um estudo que revelou cinco profissões que corriam risco de extinção, e a contabilidade estava entre elas. 

Mas isso quer dizer que a profissão vai acabar? Não é bem isso. Na verdade, a contabilidade, como conhecemos, com foco em serviços mais burocráticos, vai perder cada vez mais espaço.

Como todas as profissões, a contabilidade também está sendo impactada pelo avanço da tecnologia

Muitas funções que eram feitas apenas pelos contadores podem ser feitas através de programas e softwares na atualidade

Contudo, isso não quer dizer que os contadores se tornarão obsoletos, mas que a profissão deve passar por atualizações, incorporando as novas tecnologias aos seus processos.

Para falar dessas mudanças pela qual a área está passando, utilizamos o termo Contabilidade 4.0.  

Se você está pensando em cursar Ciências Contábeis e quer saber mais sobre o futuro da profissão, este artigo é para você. 

Nele, abordaremos as principais mudanças pelas quais a área está passando e quais são as novas tendências e habilidades que serão demandadas. Confira!

futuro-da-contabilidade

Contabilidade: panorama geral

A Contabilidade é a área do conhecimento que analisa os fatos e atos de natureza econômico-financeira, estudando suas consequências e melhores práticas.

É a ciência que abarca todas as demandas relacionadas às movimentações financeiras de uma organização ou pessoa física.

Prestação de contas, elaboração de demonstrativos financeiros, escrituração fiscal e contábil, registros de transações financeiras, cálculos de impostos, acompanhamento de contas, receitas e despesas e análise de contas patrimoniais são algumas das atividades mais comuns associadas à área.  

O profissional que trabalha com Contabilidade é chamado de contador.

A história dessa área do conhecimento é tão antiga quanto a própria história da civilização. 

A origem da Contabilidade está ligada muito ligada ao comércio, com necessidade de registros financeiros. 

Os povos da Antiguidade, especialmente os fenícios, foram os primeiros a acompanhar os processos de compra e venda de bens, realizando registros e relatórios simples sobre as transações. 

À medida que as pessoas começavam a possuir maior quantidade de valores, foi crescendo o interesse em entender quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. 

Assim, a Contabilidade foi se desenvolvendo e passando por diversas transformações, até se tornar a ciência que conhecemos hoje. 

Atualmente, as funções do contador não se restringem ao âmbito meramente fiscal. 

Esses profissionais tornaram-se vitais para empresas, sendo peças chave para tomada de decisões e para atrair investidores. 

Por que a contabilidade está mudando?

A Contabilidade é uma ciência que acompanha as mudanças que acontecem na sociedade, transformando-se e adaptando-se de acordo com as demandas da atualidade. 

Desde os primórdios da profissão, a Contabilidade já passou por diversas mudanças em seus processos, visando sempre estar em sintonia com o que mercado necessita.

Dessa forma, com as novas tecnologias e relações que crescem na sociedade, é compreensível que a área também tenha que fazer modificações em seus métodos de trabalho de tempos em tempos. 

Um cenário muito parecido com o que está acontecendo atualmente já ocorreu há menos de 30 anos.

Na década de 90, com a chegada dos microcomputadores nas empresas brasileiras iniciou-se uma revolução digital no mercado contábil. 

Começaram a surgir os softwares contábeis que simplificaram processos que custavam muito tempo e dinheiro.  

Nesse período, muitos também pensaram que fosse o “fim” da profissão. Contudo, os escritórios de contabilidade que saíram na frente e incorporam as novas tecnologias se destacaram. 

Eles ganharam mais produtividade, conseguindo contabilizar mais dados em menos tempo e melhorando a qualidade de seu trabalho.

Apenas as empresas que não se adaptaram a essa mudança perderam espaço.

Ou seja, a Contabilidade está mudando, porque a sociedade está se transformando. 

Nesse sentido, cabe aos profissionais da área se atualizarem e otimizarem seus processos para seguir entregando bons resultados e impactando positivamente a sociedade. 

No tópico a seguir, explicaremos mais sobre essas mudanças que fazem parte do futuro da Contabilidade. 

Futuro da Contabilidade: era 4.0

contabilidade-4.0

Atualmente, um novo termo está sendo utilizado para abarcar as mudanças na área de Ciência Contábeis: Contabilidade 4.0. 

Esse termo está diretamente relacionado à quarta revolução industrial ou Indústria 4.0

Esse período é caracterizado pela automação industrial proporcionada pelas invenções tecnológicas. 

Assim, quando falamos de Contabilidade 4.0, nos referimos ao conjunto de novas tecnologias que automatizam as funções e transformam o modo como os profissionais da área da Contabilidade atuam.

Nessa nova fase da Contabilidade, as empresas e escritórios contábeis utilizam a tecnologia e a automatização a favor do trabalho, poupando tempo para fazer consultorias e trazer diferenciais de negócio.

Ou seja, novos recursos digitais substituem funções que antes eram manuais, facilitando o trabalho do contador. 

Confira algumas atividades que foram impactadas por essas mudanças:

  • recebimento automático de documentos fiscais;
  • apuração de impostos e encargos;
  • realização da escrituração.

Uma vez que funções antes feitas por profissionais formados no curso de Ciências Contábeis passam a ser feitas pelos softwares e computadores, existe uma mudança no comportamento do contador no mercado de trabalho. 

A tendência é que esse profissional ocupe cada vez mais um papel estratégico e analítico nas empresas ou escritórios de contabilidade.

Ou seja, o contador deixa de ser aquele profissional “mão na massa” e passa a fazer parte  da tomada de decisão e criação de estratégias nas empresas.

Quais habilidades serão exigidas na Contabilidade 4.0?

Nesse novo momento da Contabilidade, novas habilidades serão exigidas dos profissionais da área. 

Afinal, os contadores terão um papel cada vez mais estratégico e menos burocrático nas instituições. 

Abaixo, reunimos as principais habilidades dos profissionais na Contabilidade 4.0.  

  • Visão estratégica

Com ferramentas tecnológicas realizando o trabalho operacional e burocrático, o contador assume um papel muito mais consultivo nas empresas.

Ou seja, muito além de compreender cálculos e processos fiscais, o contador deve ter a capacidade de olhar para os números de forma analítica e estratégica, buscando identificar oportunidades e tomar decisões que beneficiam a empresa.

Dessa forma, ter uma visão estratégica é um dos novos desafios do contador.

O profissional capaz de desenvolver essa habilidade certamente se destaca no mercado de trabalho. 

  • Atualização constante 

A tecnologia avança numa velocidade nunca vista antes. Novas ferramentas surgem diariamente, sendo essencial estar sempre atento às novidades. 

Nesse contexto, é fundamental que os contadores estejam sempre se atualizando e se mantendo informados sobre os novos recursos da área.

Além de garantir a otimização do trabalho, contar com os recursos mais atuais vai diferenciar o profissional ou escritório dos demais. 

  • Especializações

Não importa qual seja a área profissional, as especializações são sempre bem-vindas. 

No cenário contábil, não é diferente. Cresce cada vez mais a necessidade dos profissionais seguirem se especializando mesmo depois da graduação. 

Afinal, novos conhecimentos sempre podem ser agregados à área, principalmente no contexto 4.0. 

Principais tendências da Contabilidade 4.0

Agora que você já conhece as principais habilidades dos profissionais da Contabilidade 4.0, vamos apresentar algumas tendências desse novo momento para a rotina de trabalho. Confira:

  • Tecnologia e automação de processos

Como mencionamos anteriormente, a tecnologia vai trazer muitas mudanças para a Contabilidade, especialmente na automação dos processos. 

Diversas atividades que eram mais operacionais serão desenvolvidas por ferramentas tecnológicas. 

Dessa forma, os contadores terão mais tempo para lidar com problemas reais e pensar em estratégias eficientes para vencer a concorrência.

  • Armazenamento em nuvem

Pilhas de país, armários amarrotados e pastas físicas vão deixar de fazer parte do cenário de um escritório contábil. 

A contabilidade 4.0 veio para trazer mais segurança e produtividade para a Contabilidade.

O armazenamento em nuvem é uma tendência que tende a se consolidar cada vez mais na área. Afinal, oferece mais economia, segurança e praticidade na hora de guardar os documentos.

  • Certificados digitais

Os certificados digitais já são uma realidade, mas a tendência é que seu uso cresça ainda mais nos próximos anos. 

Esses recursos permitem que documentos sejam assinados de forma virtual com a mesma validade dos certificados físicos, o que economiza tempo e otimiza processos.  

  • Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a inteligência humana. Sendo assim, é capaz de realizar os cálculos de tributos, gestão dos documentos fiscais, realização de auditorias, entre outras atividades da Contabilidade. 

Inserir a IA na rotina contábil é a garantia de obter processos mais otimizados, executando ações que levariam horas em poucos minutos. 

Os escritórios de contabilidade e os profissionais da área devem conhecer e saber utilizar essas ferramentas para se manterem atualizados no mercado de trabalho.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o futuro da Contabilidade, explicando as novas tendências da área para os próximos anos. 

Mesmo que seja uma profissão que esteja passando por muitas transformações, a Contabilidade segue sendo uma carreira muito promissora e com altos índices de empregabilidade. 

Se você se interessa pela área, venha conhecer o curso de Ciências Contábeis EAD da UCpel. 

Nesse curso, os estudantes já iniciam os estudos por dentro das novas tendências da área, estando aptos para atuar em diversos perfis de instituições. 

Conheça nossas opções de bolsas de estudos e matricule-se já!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT