Ter o currículo aprovado em um processo seletivo já é uma grande conquista. Mas ainda há outro passo importante a ser dado: a entrevista de emprego.

É nesse momento que você se vê cara a cara com o recrutador e tem de responder aos mais variados tipos de perguntas, não só profissionais mas também pessoais.

Neste post, você confere como se comportar em uma entrevista de emprego para sair de lá com a vaga garantida. Siga com a leitura!

1. Conheça a empresa

Não tem como se dar bem em uma entrevista de emprego sem conhecer a empresa antes. Sendo assim, pesquise sobre ela, conheça seus produtos e serviços, seu histórico no mercado, seus concorrentes e planos para o futuro.

Com esse conhecimento você será capaz de travar um diálogo mais proveitoso com o recrutador e também de fazer perguntas sobre o ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento e benefícios, por exemplo.

2. Cuide do seu vestuário

Uma das questões cruciais sobre como se comportar em uma entrevista de emprego é o vestuário. Que tipo de roupa usar neste momento decisivo?

Você terá uma ideia bem melhor de que tipo de roupa usar na entrevista se fizer o exercício anterior: conhecer a empresa.

Se a cultura da organização é mais jovem e descolada, como uma agência de marketing, a roupa pode ser um pouco mais despojada, como uma calça jeans, sapato e camisa polo.

Por outro lado, se você está se candidatando para uma empresa cuja cultura transmite tradição e seriedade, o ideal é usar um terno e sapatos sociais.

3. Deixe o recrutador falar

A ansiedade pode impactar de forma negativa o que você quer dizer na entrevista de emprego. Portanto, controle-se na hora de dialogar com o recrutador.

Deixe que ele fale primeiro, que ele conduza as perguntas. Responda de forma sucinta e direta, sem dar voltas. O tempo é precioso para quem está em busca de um novo profissional para fazer parte do time.

4. Use a técnica STAR (estrela)

Quem já possui uma certa experiência profissional é sempre incentivado a falar de seus cargos anteriores. Mas o recrutador não quer saber só as atividades que você desenvolvia, mas os resultados que você trouxe para a organização. É quando você deve usar a técnica STAR.

Ela consiste em estruturar pequenos cases de sucesso da sua trajetória profissional. Primeiro, você fala sobre a situação ou contexto; em seguida, define a tarefa que executava; na sequência o que fez para atingir seu objetivo; e por fim conta o resultado obtido.

Lembre-se de ser sucinto, afinal, você quer se dar bem na entrevista de emprego!

Vá adiante: entenda a importância do ensino a distância para quem trabalha

5. Demonstre interesse

Muitos candidatos, quando não sabem muito bem como se comportar em uma entrevista de emprego, ficam limitados a responder as perguntas do recrutador.

A sensação que se cria é de que você está sendo interrogado e o ambiente fica desconfortável para ambos. Portanto, nada de ficar calado esperando ser sabatinado! Interaja com o entrevistador, faça perguntas também.

Dessa maneira, o recrutador saberá que você está realmente interessado na vaga e fez a sua lição de casa, buscando conhecer melhor a empresa e seu futuro ambiente de trabalho.

Curtiu essas dicas? Siga em frente no seu aprendizado, saiba como se tornar um bom profissional com as nossas dicas!

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT