EAD

Filhos incentivam o pai a realizar sonho e fazer faculdade aos 50 anos

Postado em 28 de ago de 2020

Após a chegada dos filhos, toda e qualquer decisão na vida de um pai ou de uma mãe precisa ser muito bem pensada. Muitas vezes, isso significa deixar seus desejos para outro momento.

Isso se reflete não só na vida profissional e financeira, mas também nos estudos.

Quantas vezes já não ouvimos falar sobre alguém que precisou abandonar sua graduação para ter que trabalhar e cuidar dos filhos?

O crescimento do ensino a distância no Brasil permitiu que estudantes que antes não tinham como se deslocar diariamente a uma universidade pudessem estudar em casa, na companhia da família, podendo conciliar as atividades acadêmicas com a rotina doméstica.

A possibilidade de fazer uma graduação EAD também ajudou milhares de pessoas que, por algum motivo, não puderam frequentar uma faculdade, a realizar o sonho de estudar após ver os filhos já crescidos, levando ao pé da letra a máxima de que nunca é tarde para um novo começo.

Foi o que aconteceu com Carlos Gadret, estudante de Jornalismo na modalidade EAD. Aos 52 anos, ele afirma estar concretizando um de seus maiores sonhos.

Trabalho desde os 15 anos na área de comunicação, em rádio, TV e produtoras. Já passei por inúmeras emissoras, como Rádio Pampa, Atlântida, Cultura, Caiçara, Eldorado, TV Pampa, TV Nativa e diversos veículos. Sempre fui apaixonado por jornalismo, tá no sangue”, afirma.

Carlos é sobrinho de Otávio Gadret, conhecido empresário de comunicação do Rio Grande do Sul, fundador da Rede Pampa. Segundo Carlos, foi o tio que o oportunizou sua primeira experiência profissional na área.

O estudante afirma que fazer jornalismo EAD tem sido uma experiência gratificante, pois está tendo acesso à teoria, conhecimentos sobre ética e também aplicação na prática, na edição de conteúdos e outros pré-requisitos da atividade jornalística: “estou muito satisfeito, é um curso muito bom. É realmente o que eu queria”, acrescenta.

Para Carlos, a possibilidade de estudar em casa é também a oportunidade de estar junto à família no período de dedicação aos conteúdos. Ele tem dois filhos, Lívia (20) e João Pedro (17), que o apoiaram na decisão de voltar aos estudos.

Nós temos uma relação muito legal. Minha filha me ajuda bastante, assim como meu filho, que é viciado em computadores e também me dá uma mão quando preciso fazer algum gráfico, por exemplo”, conta Carlos.

Além do conhecimento técnico, fazer uma faculdade permite ao estudante desenvolver habilidades e conhecimentos que se refletem em outros aspectos da vida pessoal e social, como multidisciplinaridade e pensamento crítico, adquirido a partir das leituras realizadas no curso.

E quem escolhe o ensino a distância cria, ao natural, uma disciplina para poder estudar em casa, que também pode ser usada no trabalho e até na rotina doméstica.

O exemplo de Carlos inspira e só reforça que a busca por conhecimento e evolução profissional não têm idade. Também deseja retomar os estudos? Nos conte aqui nos comentários!