Exatas e Humanas: qual a diferença entre as áreas de estudos?

Postado em 14 de jan de 2021

Uma das dúvidas de quem está prestes a entrar na faculdade é escolher entre exatas e humanas.

Por isso, entender as características de cada uma dessas ciências é essencial para tomar a decisão sobre qual curso fazer de forma muito mais tranquila e certeira.

Se essa é uma preocupação, a gente pode ajudar.

Neste artigo, você vai ficar por dentro do que são essas áreas e as diferenças entre elas. Além disso, vai conhecer opções de formação e profissões de cada uma delas.

Continue a leitura:

Qual é a diferença entre exatas e humanas?

As exatas e humanas são duas áreas do conhecimento.

Embora se assemelhem por serem campos de estudo, há diferenças significativas entre elas. A principal delas está relacionada ao foco dos estudos.

Enquanto a área de humanas busca conhecer o ser humano, a área de exatas se concentra na matemática para a resolução de problemas. As matérias relacionadas também se diferenciam, assim como os cursos e as características de perfil desejadas para cada ramo.

No caso das Exatas, as disciplinas fundamentais são Matemática, Física e Química. Já as Humanas compreendem a Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

🔵 Leia também: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

Áreas de estudo das exatas e humanas

A área de Humanas estuda o comportamento humano, a sociedade e os fenômenos sociais.

Esses estudos trazem um panorama do mundo em que vivemos, bem como as mudanças históricas e as tendências. Com isso, é possível traçar planos para o futuro da sociedade.

Já a área de Exatas estuda cálculo, medições e expressões matemáticas para solucionar problemas. É uma das áreas mais antigas. Afinal, desde a Antiguidade, o homem já usava a matemática para resolver questões e transformar a sociedade.

Ao contrário das Ciências Humanas, as pesquisas de Exatas são fundamentadas com informações objetivas e princípios exatos.

Cursos superiores de humanas e exatas

Nos cursos superiores de Humanas, o homem, seu papel na sociedade e as relações sociais são colocados no centro de tudo. Sendo assim, as principais formações da área são:

Ao contrário das formações de Humanas, o cerne dos cursos superiores de Exatas é a matemática e a lógica. Assim, os principais cursos da área são:

Humanas ou Exatas: qual área é melhor?

A resposta para esta pergunta é: não existe uma área melhor para escolher, mas, sim, aquela mais compatível com você. Cada uma das áreas de conhecimento têm características e requisitos distintos para os profissionais. Veja a seguir:

• Humanas: é preciso gostar de ler, estar antenado ao que acontece no mundo, ter curiosidade, capacidade de observar e analisar comportamentos e possuir interesse em manifestações sociais e culturais.
  • Exatas: é preciso ter afinidade com números e cálculos, com tecnologia, raciocínio lógico, gostar de realizar pesquisas e ainda possuir a capacidade de solucionar problemas.

É importante dizer que esses atributos são gerais da área e que cada profissão requer habilidades específicas. Confira a seguir as etapas que você precisa percorrer para escolher a sua área ideal:

1. Entenda seus gostos e interesses

Você já pensou verdadeiramente sobre qual é o seu sonho profissional? Para ter sucesso na profissão é preciso ter paixão pelo que faz. Por isso, você deve refletir sobre o que gosta de fazer.

2. Conheça as suas habilidades

Além de descobrir seus interesses, o processo de autoconhecimento também requer a identificação das suas características e habilidades.

Pense em quais são os seus atributos. Para ajudar, vale lembrar das disciplinas escolares das quais você sempre teve mais facilidade. Também é importante refletir sobre os seus talentos, ainda que eles não sejam diretamente ligados a áreas profissionais.

3. Faça uma lista com algumas opções de carreira

A essa altura, você já conhece a si mesmo e tem a capacidade de pensar em opções de carreira compatíveis ao seu perfil. Portanto, faça uma lista com as profissões do seu interesse.

4. Pesquise sobre as profissões selecionadas

Comece a pesquisar tudo sobre as carreiras da sua lista. Além de buscar informações na internet, frequente eventos do setor e converse com profissionais que já atuam na área. O importante é você ter a real dimensão de como é o dia a dia da profissão.

5. Faça um teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta de orientação profissional.

Ele é uma espécie de questionário que contém perguntas sobre o seu jeito e as suas competências. Com base nas suas respostas, o teste cruza as informações com as profissões existentes. Assim, ele consegue sugerir as melhores opções para o seu perfil.

Após ler este artigo, ficou claro o que é exatas e humanas e a diferença entre essas duas áreas de conhecimento, certo? Agora, sim, você está munido das informações necessárias para descobrir qual carreira mais combina com você.

Vale dizer ainda que uma parte importante da sua decisão é a escolha da instituição de ensino e da modalidade do curso.

Ou seja, além de se matricular em uma faculdade reconhecida pelo MEC, você também deve optar pelas modalidades presencial, semipresencial ou a distância (EAD).