Como funciona o vestibular online? Descubra agora!

Postado em 18 de mar de 2023
Loading...

Se você está buscando começar uma faculdade, mas não quer passar pelo longo processo de um vestibular tradicional ou do Enem, o vestibular online pode ser uma opção.

Essa modalidade de ingresso é um processo seletivo parecido com o vestibular tradicional, mas que facilita a entrada em cursos a distância.

Quer saber mais sobre esse tipo de vestibular? Então, continue lendo!

Neste artigo, você vai descobrir o que é o vestibular online, como o processo funciona e quais são as faculdades que oferecem esse processo seletivo facilitado.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o vestibular online?

O vestibular online, que também pode ser chamado de vestibular EAD, é um processo seletivo similar ao vestibular tradicional, aquele que ocorre de forma presencial.

A maior diferença entre eles é que o candidato faz a prova de seleção através da internet.

Não existe um padrão para aplicação do vestibular, então você pode encontrar uma miríade de maneiras que as instituições aplicam a prova.

Existem aquelas que preparam um computador no campus da instituição e pedem que o candidato realize a prova na sede, mas também existem aquelas que permitem que o processo todo ocorra na casa do candidato.

Também existe variação no formato em que o vestibular online ocorre.

Pode ser, por exemplo, que a instituição escolha aplicar uma prova com questões, mas também pode ser que ela opte pela aplicação de uma redação para medir o nível de escrita, argumentação e conhecimento de português do candidato.

Por isso, a melhor forma de entender para qual tipo de vestibular online se preparar, você precisa entrar em contato com a sua instituição de ensino de preferência para descobrir qual tipo ela utiliza.

🔵 Leia também: Conheça as formas de ingresso para começar sua graduação EAD

Como funciona a prova do vestibular online

Como você viu, a resposta para esta pergunta depende de qual tipo de prova de seleção a instituição de ensino utiliza.

Se a instituição optar por uma redação, o candidato precisa escrever um texto no modelo pedido, utilizando argumentos que fortaleçam suas teses, de acordo com a temática.

Pode ser que a redação gire em torno de assuntos sociais e culturais, assim como a redação do Enem e dos vestibulares tradicionais, mas também pode ser que a redação siga outro tipo de temática, depende do que for estipulado pela instituição.

Agora, se a instituição optar por uma prova com questões, o mais comum é que traga as disciplinas do ensino médio como tema.

Nesse caso, a prova pode conter questões objetivas (de múltipla escolha) ou dissertativas, na qual o candidato precisa escrever sua resposta, sobre conceitos de matemática, português, biologia, física, história, etc.

De maneira geral, a prova de seleção é única, servindo para todos os candidatos que querem ingressar na instituição, independente do curso escolhido ou habilitação.

Depois de aplicada a prova, ela é corrigida e o candidato é informado se conseguiu uma vaga.

Como se inscrever no vestibular EAD?

A inscrição no vestibular online é feita no site das instituições de ensino.

Então, escolha a faculdade que mais combina com você e procure no mapa do site a página de inscrição para o vestibular.

Lá, você encontra um formulário onde indica seu curso de escolha, modalidade desejada e como deseja fazer a prova de seleção.

O que é cobrado no vestibular EAD?

O conteúdo cobrado depende do tipo de prova escolhido pela instituição de ensino. Abaixo, você encontra alguns dos conteúdos mais comuns de serem cobrados no vestibular online:

  • Redação: se a prova de seleção for uma redação, a instituição estará avaliando a sua capacidade de argumentação e escrita, além do seu conhecimento da língua portuguesa.
  • Prova de questões: nesse tipo de prova de seleção, é comum serem cobrados conhecimentos de conceitos de disciplinas do ensino médio.

Mas para ter certeza sobre o que será cobrado no vestibular, consulte o edital que cada instituição lança. Assim, você consegue se preparar da maneira certa.

🔵 Leia também: Mudar faculdade presencial para EAD vale a pena?

Como se preparar para o vestibular online

Tendo conhecimento sobre o que é cobrado no vestibular EAD, você consegue se preparar para a prova. Independentemente de a avaliação na sua instituição de preferência ser redação ou questões, é importante estudar.

E para ajudar você nesse sentido, reunimos abaixo links do Blog do EAD com dicas de estudos, conceitos das principais disciplinas de ensino médio e dicas de redação:

Além de entender os principais conteúdos, você precisa treinar e estudar. Então, também consulte esta seleção de artigos sobre métodos de estudo.

 

 

 

Opções de faculdades com vestibular online

Agora que você já sabe como funciona o vestibular online e como se preparar para ele, chegou a hora de falarmos sobre as instituições de ensino que oferecem esse tipo de prova de seleção.

Não são todas as faculdades, universidades e centros universitários que oferecem o vestibular EAD, mas aos poucos as instituições estão se modernizando nesse sentido.

Abaixo, você encontra uma listagem de instituições que oferecem o vestibular online para cursos EAD com bolsas de estudo e descontos:

A melhor parte é que todas as instituições acima têm notas altas na avaliação do MEC, o que significa que seu ensino a distância tem a mesma qualidade do presencial.

Para quais cursos posso prestar vestibular online?

Você pode prestar vestibular online para todos os cursos que a instituição de ensino de sua preferência oferece. Então, basta selecionar aquele que mais combina com você.

🔵 Leia também: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

Alternativas para o vestibular online

O vestibular online já é considerado uma alternativa ao vestibular tradicional. Mas você sabia que existem outras alternativas para ingressar no ensino superior?

A primeira dessas alternativas são os programas de ingresso que utilizam o Enem, como o Sisu e o Prouni. Com esses programas, você usa a nota do Enem para ingressar em uma instituição.

O mesmo vale para o programa de Bolsa Enem que as instituições que citamos acima oferecem. Nele, o candidato usa a nota do Enem como forma de ingresso e ainda recebe uma bolsa de estudos de até 100% dependendo da pontuação tirada.

Fora estes programas, também existe o ingresso pela segunda graduação. Nesse caso, você tem ingresso facilitado por já ter um diploma de ensino superior.

E então, você já conhecia todas essas formas de entrar na faculdade sem precisar recorrer ao vestibular tradicional? Conte nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!