EAD

Como funciona o ensino personalizado no EAD

Postado em 1 de nov de 2022
Loading...

Você já ouviu falar em ensino personalizado?

Cada estudante tem uma maneira diferente de aprender, e o ensino tradicional tem falhado em apresentar soluções para que essas diferenças sejam respeitadas e trabalhadas, seja pela quantidade de estudantes em sala de aula ou pela metodologia da instituição.

A personalização de ensino é uma alternativa que foca em entregar o conteúdo de formas que ajudem os estudantes com habilidades distintas a construir conhecimentos.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a estratégica do ensino personalizado, como ela aparece dentro da modalidade de ensino a distância e como vem, cada vez mais, sendo utilizada por instituições de ensino no país.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é personalização do ensino?

Essa é uma abordagem de aprendizado que respeita não somente o ritmo, mas também as necessidades, características individuais e as habilidades de cada estudante.

Em uma sala de aula com 30 alunos, por exemplo, todas as disciplinas são trabalhadas ao mesmo tempo e os professores oferecem o mesmo conteúdo e a mesma atenção para todos.

Mas, se pararmos para pensar, são 30 pessoas diferentes, com personalidades distintas e que aprendem — e desenvolvem o conhecimento — de maneira também diferente.

Nesse sentido, o ensino personalizado tem o objetivo de se adequar às necessidades individuais de cada estudante. Assim, o tempo, se respeita a limitação e os pontos fortes de cada um.

🔵 Leia também: Como escolher uma faculdade EAD

As vantagens do ensino personalizado

Confira abaixo algumas das principais vantagens do ensino personalizado:

1. Planos de ensino mais flexíveis

Seguir um plano de ensino bastante rígido é uma das maiores características de um ensino tradicional. Já no ensino personalizado, o professor consegue flexibilizá-lo para que acompanhe o ritmo de aprendizado de cada um dos seus alunos.

Isso significa que se um estudante não conseguir assimilar o conteúdo de uma aula no tempo em que ela foi lecionada, o professor conseguirá adotar outras estratégias para que ele seja bem sucedido nos estudos.

2. Estudantes mais engajados

O ensino personalizado é uma maneira diferente de ajudar os estudantes a se tornarem os protagonistas dentro da sala de aula.

Quando o professor ensina com o direcionamento mais focado, os estudantes se sentem mais à vontade para sanar as dúvidas do dia a dia — ou seja, não ficarão com vergonha de dizer que não entenderam o assunto ou mesmo que pensam de outra forma.

A liberdade proporcionada pela personalização do ensino ajudará com que esses alunos se tornem cada vez mais comunicativos.

3. Adaptação às necessidades dos alunos

Quando uma instituição de ensino adota o ensino personalizado, os alunos conseguem ter uma melhor adaptação ao que foi descrito na proposta pedagógica.

Ou seja, terão maior disposição para interagir com os professores, mas também com os colegas e até mesmo com os outros profissionais que fazem parte da unidade de educação.

Quando os estudantes ficam mais à vontade dentro do ambiente em que estão inseridos — seja ele presencial ou a distância —, é mais fácil para que consigam ampliar seus conhecimentos, além de realizar as atividades propostas e tirar as dúvidas.

Isso permite que tenham um melhor aproveitamento das disciplinas que estavam com dificuldade no aprendizado.

🔵 Leia também: Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

O ensino personalizado no EAD

Apesar de existirem muitas vantagens, a personalização do ensino ainda não é realidade em muitos sistemas de ensino do país, especialmente quando falamos da esfera pública.

Infelizmente, com as salas de aula cheias, muitas vezes os professores não conseguem dar a atenção necessária para os estudantes, muito menos apresentar alternativas ao programa de aulas que abranja outras habilidades.

Por isso, é mais comum encontrarmos a aplicação do ensino personalizado em modalidades como o EAD por conta da tecnologia.

Nessa modalidade, o ensino se dá muito mais através de metodologias ativas, nas quais o estudante é o protagonista de seu aprendizado e tem papel ativo na aquisição de conhecimento.

O conteúdo programático fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (o AVA) durante todo o curso para consulta. Assim, o estudante assiste às aulas gravadas (e comparece às aulas ao vivo), mas também pode contar com materiais disponíveis que enriquecem o aprendizado.

Dessa forma, o estudante cria o seu próprio ritmo de aprendizado e utiliza seus próprios métodos, sem precisar acompanhar o restante da turma.

O ensino personalizado também se apresenta nessa modalidade com a supervisão constante dos professores em relação às atividades que são propostas durante o curso. Assim, é possível identificar quando um estudante não está conseguindo avançar ou está com dificuldades.

Quando isso acontece, o docente poderá direcionar uma maior atenção — e de maneira particular e personalizada — para auxiliar o atual momento do aluno sem precisar interromper o conteúdo ou mesmo envolver os outros estudantes.

O EAD, então, oferece independência ao aluno em relação ao tempo e forma dedicados aos estudos. Ao mesmo tempo, oferece mais possibilidades para que possa sanar suas dúvidas e não se sentir em atraso em relação a turma.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

O papel do tutor EAD no ensino personalizado

Além do papel de professor e aluno, dentro da modalidade EAD também existe o papel do tutor, uma figura que orienta e tem atuação direta na relação entre estudante e conteúdo.

O tutor EAD é fundamental para garantir a eficácia do ensino personalizado.

Precisa ser um profissional capacitado e experiente, com conhecimentos específicos sobre a área de ensino para que seja capaz de oferecer feedbacks construtivos. Além disso, precisa estimular a participação ativa do aluno durante todo o processo de aprendizagem.

Ele deve estar sempre disponível para responder a dúvidas, dar suporte técnico e pedagógico e acompanhar o desempenho do aluno.

Esse profissional é capaz de identificar as necessidades de cada aluno, entender o ritmo de aprendizagem e oferecer feedbacks personalizados que possam ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades e competências de uma maneira mais eficiente.

O tutor EAD também pode ser responsável por estabelecer um ambiente de aprendizagem mais interativo e estimulante. O intuito é proporcionar uma experiência educacional mais completa e enriquecedora para os alunos durante toda a duração do curso escolhido.

🔵 Leia também: Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

Onde buscar o ensino personalizado do EAD

Se você está buscando o ensino personalizado na educação superior, fará uma ótima escolha se optar pela modalidade a distância. Você viu acima todas as vantagens que essa modalidade pode proporcionar, mas existem também outros benefícios.

Cursar uma faculdade EAD ajuda a economizar recursos financeiros e, também, tempo. Você tem mais flexibilidade para estudar quando quiser e de onde estiver.

Além disso, também pode contar com programas de bolsas de estudos e convênios que garantem descontos na mensalidade. Por isso, não deixe de conhecer as instituições abaixo:

Todas elas têm reconhecimento do MEC e tiraram notas máximas na avaliação da pasta, o que garante que, além de personalizado, seu ensino será de qualidade.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!