header-blog-UCPel

Blog do EAD UCPel

Decisão de ano novo: voltar a estudar. Mas como?

Postado em 11 de dez de 2018

Voltar a estudar é o principal objetivo de muita gente ao iniciar um novo ano. Seja para dar um rumo diferente à carreira, ficar atualizado em relação ao mercado ou adquirir novos conhecimentos, a volta aos estudos é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

No entanto, muitas dificuldades podem marcar essa retomada às aulas. A rotina de ida e volta do curso, os custos com mensalidades e materiais e até mesmo a preparação para o vestibular são obstáculos que podem ser superados com organização.

Hoje, nossas dicas são sobre como voltar a estudar depois de muito tempo parado. Acredite, é possível e vale a pena!

Como estudar para o vestibular?

Depois de decidir pelo curso desejado, chega a hora de lutar para obter a sua vaga por meio do vestibular. Antes de tudo, pesquise qual é a forma de ingresso para a instituição onde você deseja estudar. Algumas faculdades usam somente a nota do Enem, e outras contam com provas específicas.

Em seguida, procure provas dos anos anteriores e estude com base nesses cadernos, seja o Enem ou o vestibular. O momento do estudar para o vestibular é mais importante que você imagina. Baseado nessa experiência, é possível definir uma rotina de estudos que você poderá levar para sua vida.

Pesquise na internet, assista a vídeos no YouTube, sempre buscando fontes confiáveis. Não é preciso revisar todo o conteúdo do ensino médio para fazer uma boa prova.

Organização financeira

Quem já passou pela experiência de trancar o curso por falta de recursos financeiros sabe como é dolorido adiar o sonho de alcançar a graduação. Por isso, coloque na ponta do lápis todos os custos. Mensalidade, material de estudo, transporte e alimentação devem entrar na sua lista.

Na vida adulta, é comum que, em muitos momentos, o estudante sinta-se desanimado ou pressionado financeiramente. Quando esses momentos chegarem, avalie a necessidade de abandonar o curso. Tenha em mente cada um dos seus objetivos: sucesso na carreira e conhecimento que fazem de você autoridade na sua área.

O tempo acadêmico passa mais rápido do que podemos sentir. Abrir mão de outros gastos em prol da educação é compensador.

Peça ajuda

O apoio das pessoas que amamos é essencial nessa jornada. Converse com a sua família sobre os seus objetivos com a volta aos estudos e peça auxílio com o que for preciso.

Seja para cuidar dos filhos no seu horário de aula ou com o preparo de alguma refeição, por exemplo, ter com quem contar pode facilitar bastante seu retorno às salas de aula.

Anime-se

Voltar a estudar é revigorante. Muito além de seus objetivos profissionais, o ambiente acadêmico permite criar desde parcerias valiosas para o futuro da sua carreira até amizades para toda a vida.

Deixar o clima da faculdade te contagiar faz com que seja mais leve assumir um comprometimento com os seus estudos e tenha ainda mais vontade de aprender. Afinal, quantas pessoas sentem vontade de voltar a estudar depois de muito tempo paradas, porém, não conseguem?

Esperamos que este conteúdo ajude você a voltar a estudar neste novo ano. Aproveite e compartilhe com outras pessoas que estejam na mesma situação que você!

EAD UCPel

Por EAD UCPel

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!