Tag: Dicas

Na teoria, a possibilidade de trabalhar e estudar em casa tem uma série de vantagens, e é verdade. A comodidade de ter tudo à mão enquanto executa as tarefas obrigatórias, como ir até sua geladeira quando bem entender ou não ter que enfrentar trânsito e até mesmo usar uma roupa um pouco menos formal são fatores positivos.

Mas aí vem a pergunta: é possível manter o mesmo nível de produtividade fazendo tudo no mesmo espaço? A resposta é sim, mas para que isso aconteça, é necessário foco e organização.

Preparamos uma lista de dicas que podem fazer a diferença para que você mantenha o trabalho, o estudo e a rotina doméstica em dia.

1. Identifique como você gasta seu tempo

É bem comum nos pegarmos reclamando que sobram atividades e falta tempo, não é mesmo? Mas, na verdade, o que falta é entender como esse tempo é aplicado.

Nossa sugestão aqui é anotar o que você faz ao longo do seu dia e identificar quantas horas você gasta em cada atividade, desde afazeres domésticos até momentos em que fica navegando nas redes sociais ou assistindo aquela série que você assiste precisa entrar na conta.

Faça isso durante uma semana e depois calcule quantas horas você gastou com atividades que não sua prioridade. Não quer dizer que você vai eliminar por completo essas atividades, apenas que você vai passar a priorizar melhor seus afazeres, ok?

A ideia aqui é otimizar seu tempo, justamente para que possa trabalhar, estudar, cuidar da casa e se divertir.

2. Crie um planejamento e tire-o do papel

Pode parecer óbvio, mas ter um planejamento é fundamental para evitar o desperdício de tempo. E digo mais, não basta ter o planejamento no papel, é necessário executá-lo. Para isso, após listar as suas atividades diárias, as encaixe em horários específicos para realizá-las, dependendo da sua rotina

Estabeleça cronogramas como se fossem metas. Isso permite visualizar as atividades de maneira mais clara dentro do seu dia. Utilize materiais como agendas para montar um cronograma de estudos, ou aplicativos que possam organizar tarefas por ordem de prioridade.

Planejando com antecedência, você pode prever inclusive os momentos de descanso e lazer, em que você vai se dedicar única e exclusivamente a si mesmo, que também são fundamentais.

3. Priorize cada atividade

A partir de um planejamento estruturado, você terá condições ter foco quando alguma atividade for prioritária.

Por exemplo: semana de provas ou de reuniões importantes no trabalho. Olhe para seu cronograma e reduza um tempo no que não for prioridade para o momento e encaixe nesse tempo aquilo que for mais importante.

Assim, será possível gerenciar as prioridades, sem comprometer o resto. O planejamento é fundamental, mas também é necessário que seja maleável, certas vezes.

4. Monte um calendário

Além de ter um planejamento de tarefas diárias ou semanais. Para ser um bom gestor de seu tempo, é fundamental fazer uso de um calendário. Não importa se é de papel ou aplicativo no celular. Escolha a maneira que preferir e faça uso dele.

Liste todas as suas atividades diárias, enumerando datas especiais, como provas na faculdade, alguma entrega no trabalho, dia de arrumar a casa ou uma data especial que você gostaria de ter uma folga.

Isso permitirá que você planeje melhor o seu tempo, evite esquecer qualquer um dos seus compromissos e datas especiais.

O calendário vai ajudar a organizar seu tempo ao longo do ano e evitar aqueles períodos de estresse, em que há mais atividades a realizar do que horas no dia.

Isso ajuda também a manter a saúde mental, pois evita a ansiedade com o que está por vir, o estresse do acúmulo de atividades e o medo de não dar conta.

como estudar em casa

5. Coloque em prática uma rotina especial para o estudo

Se além de trabalhar você também tem que estudar, tente montar um cantinho para essa atividade, que permita ter atenção e foco nas atividades do curso.

Converse com a família a respeito e procure um espaço tranquilo, com silêncio e que tenha tudo que você precisa para poder aprender sem interferências.

Converse com sua família a respeito e tente evitar interrupções enquanto se dedica ao aprendizado.

Essa estratégia pode ser realmente efetiva para organizar o seu estudo dentro do tempo que tem.

E lembre-se que essa rotina precisa virar um hábito, assim você irá absorver os conteúdos, tirar as dúvidas e também para evitar o acúmulo de conteúdos, que possam comprometer o resultado.

Outra dica aqui é: cuidado com as distrações do celular. De preferência, deixe-o longe enquanto está se concentra nos conteúdos. Deixe para acessar as redes sociais ou trocar mensagens nos intervalos. Estabeleça dias e horários fixos para estudar. Isso ajuda a aumentar a produtividade e aprendizado.