Tag: Dicas

Na teoria, a possibilidade de trabalhar e estudar em casa tem uma série de vantagens, e é verdade. A comodidade de ter tudo à mão enquanto executa as tarefas obrigatórias, como ir até sua geladeira quando bem entender ou não ter que enfrentar trânsito e até mesmo usar uma roupa um pouco menos formal são fatores positivos.

Mas aí vem a pergunta: é possível manter o mesmo nível de produtividade fazendo tudo no mesmo espaço? A resposta é sim, mas para que isso aconteça, é necessário foco e organização.

Preparamos uma lista de dicas que podem fazer a diferença para que você mantenha o trabalho, o estudo e a rotina doméstica em dia.

 

1. Identifique como você gasta seu tempo

É bem comum nos pegarmos reclamando que sobram atividades e falta tempo, não é mesmo? Mas, na verdade, o que falta é entender como esse tempo é aplicado.

Nossa sugestão aqui é anotar o que você faz ao longo do seu dia e identificar quantas horas você gasta em cada atividade, desde afazeres domésticos até momentos em que fica navegando nas redes sociais ou assistindo aquela série que você assiste precisa entrar na conta.

Faça isso durante uma semana e depois calcule quantas horas você gastou com atividades que não sua prioridade. Não quer dizer que você vai eliminar por completo essas atividades, apenas que você vai passar a priorizar melhor seus afazeres, ok?

A ideia aqui é otimizar seu tempo, justamente para que possa trabalhar, estudar, cuidar da casa e se divertir.

2. Crie um planejamento e tire-o do papel

Pode parecer óbvio, mas ter um planejamento é fundamental para evitar o desperdício de tempo. E digo mais, não basta ter o planejamento no papel, é necessário executá-lo. Para isso, após listar as suas atividades diárias, as encaixe em horários específicos para realizá-las, dependendo da sua rotina

Estabeleça cronogramas como se fossem metas. Isso permite visualizar as atividades de maneira mais clara dentro do seu dia. Utilize materiais como agendas para montar um cronograma de estudos, ou aplicativos que possam organizar tarefas por ordem de prioridade.

Planejando com antecedência, você pode prever inclusive os momentos de descanso e lazer, em que você vai se dedicar única e exclusivamente a si mesmo, que também são fundamentais.

3. Priorize cada atividade

A partir de um planejamento estruturado, você terá condições ter foco quando alguma atividade for prioritária.

Por exemplo: semana de provas ou de reuniões importantes no trabalho. Olhe para seu cronograma e reduza um tempo no que não for prioridade para o momento e encaixe nesse tempo aquilo que for mais importante.

Assim, será possível gerenciar as prioridades, sem comprometer o resto. O planejamento é fundamental, mas também é necessário que seja maleável, certas vezes.

4. Monte um calendário

Além de ter um planejamento de tarefas diárias ou semanais. Para ser um bom gestor de seu tempo, é fundamental fazer uso de um calendário. Não importa se é de papel ou aplicativo no celular. Escolha a maneira que preferir e faça uso dele.

Liste todas as suas atividades diárias, enumerando datas especiais, como provas na faculdade, alguma entrega no trabalho, dia de arrumar a casa ou uma data especial que você gostaria de ter uma folga.

Isso permitirá que você planeje melhor o seu tempo, evite esquecer qualquer um dos seus compromissos e datas especiais.

O calendário vai ajudar a organizar seu tempo ao longo do ano e evitar aqueles períodos de estresse, em que há mais atividades a realizar do que horas no dia.

Isso ajuda também a manter a saúde mental, pois evita a ansiedade com o que está por vir, o estresse do acúmulo de atividades e o medo de não dar conta.

como estudar em casa

5. Coloque em prática uma rotina especial para o estudo

Se além de trabalhar você também tem que estudar, tente montar um cantinho para essa atividade, que permita ter atenção e foco nas atividades do curso.

Converse com a família a respeito e procure um espaço tranquilo, com silêncio e que tenha tudo que você precisa para poder aprender sem interferências.

Converse com sua família a respeito e tente evitar interrupções enquanto se dedica ao aprendizado.

Essa estratégia pode ser realmente efetiva para organizar o seu estudo dentro do tempo que tem.

E lembre-se que essa rotina precisa virar um hábito, assim você irá absorver os conteúdos, tirar as dúvidas e também para evitar o acúmulo de conteúdos, que possam comprometer o resultado.

Outra dica aqui é: cuidado com as distrações do celular. De preferência, deixe-o longe enquanto está se concentra nos conteúdos. Deixe para acessar as redes sociais ou trocar mensagens nos intervalos. Estabeleça dias e horários fixos para estudar. Isso ajuda a aumentar a produtividade e aprendizado.

 

Leia também: Como organizar meu tempo para trabalhar, estudar e cuidar da família?

 

6. Faça pausas

Produtividade também tem a ver com desligar a mente às vezes, e isso só é possível estabelecendo pausas na sua rotina.

Sempre que concluir uma tarefa, tente dar uma pausa, refrescar as ideias e só assim retomar, com foco voltado totalmente para aquilo que irá fazer. A cabeça precisa estar arejada antes de uma atividade que necessite de foco.

 Isso vale tanto para o trabalho quanto para os estudos. Se por acaso esbarrar em um exercício que não consiga fazer, faça uma pausa. Respire, tome um copo de água, caminhe um pouco dentro de casa, ouça uma música, e só depois recomece.

Isso ajuda a evitar o estresse e permite que as tarefas fiquem mais fluidas quando você as desempenhar.

7. Agrupe tarefas semelhantes

Quando você tem várias tarefas parecidas a fazer, o melhor é agrupá-las em um único dia ou até mesmo por turnos. Um bom exemplo é responder a e-mails ou realizar telefonemas. Escolha um período do dia para desempenhá-las em sequência.

Cada vez que você muda de atividade, seu cérebro precisa se adaptar, o que consome mais tempo e atenção. Por outro lado, se todas as tarefas são parecidas, você segue com o mesmo raciocínio. Portanto, sua mente não se dispersa.

Se sua atenção fica concentrada por mais tempo, você realiza as atividades com maior velocidade. Assim, sobram horas no seu dia para o descanso lazer ou foco em outras demandas.

8. Pare de vez em quando

Estamos acostumados com exemplos de pessoas de sucesso que levantam antes do amanhecer, leem vários jornais, planejam negócios, fazem exercícios físicos, ajudam os filhos nas tarefas da escola e ainda rendem incrivelmente bem em todos os seus inúmeros afazeres diários.

Sabemos que pode existir muito exagero por aí que é tido como regra e isso gera frustração em quem não consegue empregar tal ritmo, que muitas vezes, nem existe na vida real.

Portanto, seja claro com suas necessidades, se organize, e pare de vez em quando. Nossos corpos cansam, nosso cérebro desgasta. Isso é normal.

Ter momentos em que você não precise se preocupar com nada é essencial para recarregar as energias e manter a mente e o corpo sãos. É nos momentos de descontração que temos as melhores ideias, que resolvemos aqueles problemas que pareciam sem solução e que conseguimos olhar para nós mesmos como seres humanos. E isso é essencial.

 

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT