Como organizar um grupo de estudos em 7 passos

Postado em 16 de jan de 2022
Loading...

Participar de um grupo de estudos é ótimo para quem está se preparando para fazer o Enem ou prestar vestibular e, também, para quem já está na faculdade e têm avaliações pela frente.

Isso porque as vantagens são muitas: os colegas se ajudam reciprocamente, tiram dúvidas sobre os conteúdos aprendidos, compartilham conhecimento, além de interagirem socialmente

É uma forma de manter o foco e estimular o estudo ativo. Neste artigo, você vai entender como montar o seu grupo de estudos em 7 passos. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que organizar um grupo de estudos?

Quando entramos em um grupo de estudos, temos menos chances de acumular dúvidas.

Sabe por que isso acontece? É simples: as pessoas têm compreensões e visões diferentes sobre cada uma das disciplinas. Elas assimilam os conteúdos por ângulos diferentes, contribuindo deste modo para ampliar a visão dos demais.

E isso é uma grande vantagem na hora de potencializar adquirir conhecimento.

Outra vantagem é fugir da procrastinação. Quantas vezes você, sozinho, ficou com o livro aberto na mesa e em vez de estudar, começou a fazer outras coisas? Ou então interrompeu seu estudo várias vezes, distraindo-se com outras atividades?

Ao se reunir com um grupo de estudos composto por alunos comprometidos e dedicados ao aprendizado, essa falta de foco e procrastinação diminuem consideravelmente.

Além de ficar em dia com as matérias, participar de um grupo de estudos ajuda você a se manter sempre organizado, tornando a atividade com os colegas, um compromisso fixo na agenda. E fica ainda mais motivado num ambiente descontraído em que todos têm o mesmo objetivo.

Sabia que aprendemos melhor aquilo que ensinamos?

Então, que tal compartilhar seu conhecimento de maneira prazerosa e enriquecedora, com um grupo de estudos, ensinando e aprendendo ao mesmo tempo? Esta atitude vai ajudar na memorização dos conteúdos e no aprofundamento em temas específicos.

Na interação com o grupo de estudos, você ainda pode entender melhor qual o seu estilo de aprendizagem, se por meio do Método Honey Alonso, Método Robinson ou pensamento difuso.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como organizar um grupo de estudos

Confira, abaixo, sete dicas de como montar um grupo de estudos:

1. Defina o assunto do grupo de estudos

Primeiramente, converse com os colegas, proponha estruturar os estudos, levantando as prioridades. É fundamental definir um tema que desperte o interesse dos participantes do grupo de estudos para que dialoguem e troquem ideias.

Crie um plano de estudos de acordo com as aulas que os alunos estão tendo, se preparando para as provas mais próximas e lendo os livros sugeridos. Importante divulgar o grupo de estudos entre mais e mais colegas que têm o mesmo interesse em aprender e colaborar.

Desta forma, é possível formar uma equipe ampla e comprometida com o mesmo propósito.

2. Estabeleça um limite para o número de participantes

Fique atento com a quantidade de pessoas que você pretende reunir.

Ter diversos participantes é bom. Mas, por outro lado, é preciso cuidado para não permitir desorganização, conversas paralelas, atritos pessoais e divergências de objetivos. O razoável é ter de cinco a oito pessoas. Fica mais fácil manter a concentração.

3. Convide pessoas com diferentes perfis comportamentais

Veja com seus colegas quem tem mais disponibilidade e interesse em participar de atividades extracurriculares. Importante também montar uma equipe com habilidades e perfis diferenciados. Dessa forma, é possível facilitar debates e construir novas abordagens.

O importante é somar qualidades para impulsionar ainda mais o conhecimento.

🔵 Leia também: Qual o melhor horário para estudar? Descubra o seu!

4 Monte o cronograma em conjunto com os colegas

Para que os encontros sejam levados a sério pelos participantes do grupo de estudos, é preciso se programar para isso. Converse com todos para definir dias e horários fixos e manter uma rotina de estudos e regularidade das reuniões.

É ainda recomendado controlar as frequências para não prejudicar o andamento e a evolução dos estudos.

5. Escolha uma plataforma online para os encontros

Para otimizar o tempo e reunir talentos diversificados de vários locais, a solução é contar com a tecnologia. Encontros online facilitam o acesso dos participantes de forma mais confortável e sem causar desgastes por conta do trânsito ou tempo ruim.

Veja algumas sugestões de plataformas online para os encontros do seu grupo de estudos:

  • GoConqr: este site busca promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. Aqui os alunos podem criar rapidamente um grupo de estudos e contar com recursos que facilitam a aprendizagem, como o compartilhamento de arquivos, criação de pesquisas e discussões online. Por meio desta plataforma é possível revisar conteúdos utilizando flashcards e mapas mentais, ter acesso a uma biblioteca comunitária e buscar apresentações de outros membros da comunidade GoConqr para aprimorar os estudos. É possível ainda criar um grupo privado ou grupos públicos.
  • Meetup: esta plataforma tem a finalidade de reunir pessoas que possuem interesses em comum. Você pode se juntar a um grupo ou criar um novo. O site promove também eventos - presenciais ou online - para conhecer pessoas e participar de discussões sobre outros temas de interesse do usuário.
  • Google Groups: o Google Groups está integrado com outros recursos do Google, como o Gmail, Planilhas, Documentos, entre outros, permitindo que os participantes de um grupo de estudos compartilhem anotações e materiais com muito mais facilidade. Aproveite e monte um caderno de erros, que vai ajudá-lo a nunca mais cometê-los! A plataforma tem outros recursos úteis, como enviar e-mails para um grupo em um único endereço, atribuir temas a cada participante, promover debates por meio dos fóruns de perguntas e respostas, entre outros.
  • Aplicativos de chamadas de vídeo: esta é outra opção para estudar online. Os apps para chamadas de vídeo, como Zoom, Hangouts, Skype, Discord, entre outros, são bastante conhecidos pelos estudantes e podem ser acessados com facilidade pelo celular.

🔵 Leia também: Como calcular a nota do Enem: um guia prático para saber sua média

6 Crie regras para o grupo

Regras sempre são bem-vindas para manter a organização no grupo de estudos. Nada rigoroso ou obrigatório, é claro, mas mantendo um mínimo de disciplina em respeito aos demais colegas.

Importante ter pontualidade, evitar brigas e ofensas, manter o foco nos encontros, acompanhar e monitorar as atividades.

7. Não deixe para estudar o assunto apenas quando estiver com os colegas

Vá preparado! Procure estudar antes o que será debatido no grupo, anote suas dúvidas para esclarecer na reunião e veja qual o melhor conteúdo para compartilhar com os colegas.

Gostou das nossas dicas? Então, você vai gostar também do artigo que preparamos sobre a Vida de vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta. Boa leitura!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!