Como funciona o Prouni: confira um guia completo sobre o programa

Postado em 8 de mar de 2023
Loading...

Quer saber como funciona o Prouni e entender tudo o que é preciso para concorrer a uma bolsa de estudos integral pelo programa? Neste artigo, você vai descobrir!

Se você deseja ingressar no ensino superior com uma bolsa de estudos, uma das oportunidades é através do Programa Universidade para Todos, o Prouni.

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o programa concede bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas para alunos de baixa renda.

Para participar do Prouni, é preciso atender a uma série de requisitos, como ter feito a edição mais recente do Enem e ter tirado uma nota superior a 450 pontos.

Neste artigo, você vai descobrir como funciona o Prouni, quais são os pré-requisitos, como fazer a sua inscrição, quais são as bolsas de estudo disponíveis e dicas para conseguir a sua.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa de bolsas de estudos criado pelo Governo Federal em 2005, através da Lei nº 11.096, que busca ampliar o acesso ao ensino superior.

O objetivo da iniciativa é ajudar estudantes brasileiros de baixa renda a ingressar em faculdades privadas. O público alvo são estudantes que ainda não tenham diploma de nível superior.

O Prouni oferece bolsas de estudos parciais (de 50%) e integrais (de 100%) para cursos de graduação presenciais, semipresenciais e a distância.

Também são concedidas bolsas para cursos sequenciais de formação específica.

Os candidatos são selecionados a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para participar, é preciso atingir uma nota mínima e, também, cumprir determinados requisitos de escolaridade e renda familiar.

Como funciona o Prouni

Como você viu, o Prouni é um programa federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em instituições privadas. Mas como funciona o Prouni, exatamente?

Bem, o Prouni funciona através de uma lei que obriga as instituições de ensino privadas a reservarem parte de suas vagas para seres ofertadas como bolsas pelo programa. A contrapartida para essas instituições é a isenção de parte dos impostos federais.

Essa é uma forma incentivar a presença de alunos de baixa renda no ensino superior e diminuir a desigualdade no Brasil. Até 2020, por exemplo, cerca de 2,8 milhões de estudantes tiveram acesso ao programa, melhorando a qualidade de vida de suas famílias e suas perspectivas.

🔵 Leia também: Conheça os tipos de bolsas de estudo para começar sua faculdade

O que é preciso para participar do Prouni? E quem pode se inscrever no Prouni?

Para participar do Prouni, você precisa cumprir alguns requisitos. Confira:

  • Ter feito a edição mais recente do Enem;
  • Não ter tira nota zero na redação;
  • Fazer, no mínimo, 450 pontos;
  • Ter o ensino médio completo;
  • Ser professor do ensino básico de instituições públicas;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimo por pessoa para concorrer à bolsas integrais e renda de até 3 salários mínimos para concorrer a bolsas parciais.

No caso dos professores de ensino básico de instituições públicas, não é necessário comprovar renda. Porém, o candidato só poderá concorrer a bolsas de cursos de licenciatura.

Como funciona o novo Prouni

Em setembro de 2021, o Governo Federal anunciou mudanças no Prouni. Antes da data, era preciso que os candidatos cumprissem um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola particular e parte em escola pública.

Agora, os candidatos não precisam mais se encaixar em um dos casos. Quem estudou em escola particular na condição de pagante também pode se inscrever no Prouni.

Porém, esse candidato ainda precisa se encaixar dentro dos critérios socioeconômicos.

🔵 Leia também: Quem pode tentar Prouni? Como se inscrever? Tire suas dúvidas!

Quando acontece o Prouni?

Se você pretende se inscrever no programa para concorrer a uma bolsa, precisa prestar atenção ao calendário do Prouni. As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma em cada semestre.

Você pode acompanhar notícias e anúncio de datas no site do Prouni.

Como se inscrever no Prouni?

Se você cumprir os requisitos necessários para se encaixar nas condições do Prouni, o próximo passo é fazer a sua inscrição no programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prouni.

No portal de acesso, o candidato precisa preencher um questionário com seus dados pessoais e endereço, situação socioeconômica, renda familiar mensal por pessoa e opções de cursos.

 

 

 

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a inscrição no Prouni:

Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição?

Para acessar o portal e fazer sua inscrição, você precisa primeiro fazer o login usando os dados cadastrados no gov.br. Este é um login único, que você usa para acessar diversos produtos do Governo Federal, como a Página do Participante do Enem.

O sistema do Prouni recupera os seus dados a partir da sua inscrição do Enem, então é preciso apenas checar se eles estão mesmo certos. Não é necessário apresentar outros documentos.

Tem que pagar para se inscrever no Prouni?

Como dissemos acima, a inscrição no Prouni é gratuita. Ou seja, você não precisa se preocupar com pagamentos de boletos e outros investimentos.

Quais são as bolsas do Prouni?

O Prouni oferece dois tipos de bolsa:

  • Bolsa Parcial: esse tipo custeia 50% do valor da mensalidade. Ou seja, o aluno contemplado paga apenas metade do valor. Esse tipo de bolsa é destinado a candidatos que comprovem renda mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Bolsa Integral: custeia 100% da mensalidade. Ou seja, você não precisa pagar nada para estudar. É o tipo de bolsa destinado a candidatos que comprovem renda familiar bruta de até 1,5 salários mínimos por pessoa.

A renda familiar bruta por pessoa é um cálculo que leva em consideração a renda somada de todos os membros que moram em uma mesma residência e também o total de membros.

Para descobrir a renda bruta por pessoa da sua família, você precisa somar a renda bruta mensal do núcleo (por exemplo, se duas pessoas na família trabalham, some os salários brutos - antes dos descontos - dessas duas pessoas).

Então, você precisa dividir esse valor pelo número total de pessoas que compõe esse núcleo familiar. Por exemplo, se a renda bruta mental é de R$ 5.500,00, e o núcleo é composto por 5 pessoas, a renda bruta familiar por pessoa é de R$ 1.100,00.

Quantas vezes é possível fazer a inscrição?

Você pode participar da seleção do Prouni em quantas edições quiser, e precisar. Não existe uma limitação quanto ao número de inscrições em edições.

A única limitação nesse sentido está em: se você já conseguiu uma bolsa pelo Prouni, ou já tem uma graduação (e não se encaixa como professor de ensino básico de escola pública), não poderá receber o benefício.

O Prouni tem cotas?

Assim como outros programas governamentais de acesso à educação e cultura, o Prouni também conta com uma políticas de cotas.

Nesse caso, as cotas são reservadas de acordo com critérios de raça/etnia (pessoas pretas, pardas e indígenas) e para pessoas com deficiência.

O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é proporcional à quantidade de cidadãos dessa população em cada estado, segundo o último censo do IBGE.

É importante ressaltar que o candidato que quiser utilizar a política de cotas também deve se enquadrar nos demais requisitos de seleção do programa. 

Quantas opções de curso posso escolher no Prouni?

O último campo que você precisa preencher para se inscrever no Prouni é a opção de cursos e instituições. No site, é possível escolher duas opções de cursos, instituições de ensino, modalidade e turno.

Ao longo do processo é possível modificar essas opções. Mas preste atenção porque apenas a última inscrição confirmada será válida.

Como se dá a seleção? E o que é a nota de corte do Prouni?

A seleção do Prouni acontece de forma simples: quando o período de inscrição se encerra, o sistema classifica os candidatos de acordo com suas opções de cursos e as notas do Enem.

Aqueles que tiverem as maiores notas dentro de uma opção de curso são pré-selecionados.

É importante dizer que a concorrências pelas bolsas do Prouni não são nacionais. Ou seja, você não está concorrendo com o Brasil inteiro ao se inscrever. Na verdade, a concorrência acontece entre inscritos no mesmo curso, instituição e modalidade.

Mas para que a seleção não seja algo inesperado, sem que você tenha ideia se tem chances de conseguir a bolsa ou não, o Prouni usa notas de corte.

Como saber as notas de corte do Prouni?

As notas de corte do Prouni são o valor mínimo de pontos que você precisa fazer para poder concorrer a uma bolsa em determinado curso e instituição de ensino.

Essa nota é um cálculo baseado na nota do último candidato selecionado. Quem tiver uma pontuação maior do que o resultado desse cálculo, tem mais chances de conseguir a bolsa.

Por conta disso, a nota de corte de determinado curso em determinada instituição pode mudar durante o período de inscrições. Por isso, um número aproximado da nota de corte fica disponível para consulta no portal do Prouni para os candidatos acompanharem.

Também é por conta dessa flutuação da nota de corte que é possível mudar as opções de cursos e instituições enquanto as inscrições estiverem abertas. Tudo para que o candidato escolha a opção em que tem mais chances de sucesso.

Porém, é importante dizer que a nota de corte mostrada no portal não é uma garantia, já que ela não é atualizada em tempo real.

🔵 Leia mais: Como funciona a nota de corte do Prouni: tudo o que você precisa saber

Como são feitas as chamadas do Prouni?

Assim que o período de inscrições se encerra, o Prouni realiza a primeira chamada. Essa chamada é a divulgação dos candidatos que foram pré-selecionados para as bolsas.

Depois da primeira chamada, acontece a segunda chamada. Nessa nova fase, o programa faz a distribuição de bolsas que ainda não foram concedidas.

E além da segunda chamada, também existe a lista de espera.

Quem não foi selecionado na primeira e na segunda chamadas, pode entrar no site do Prouni e manifestar interesse em participar desta listagem.

O que são as bolsas remanescentes?

Mesmo após o processo regular, podem sobrar algumas bolsas. Assim, o Prouni abre uma etapa extra, chamada de Bolsas Remanescentes.

Nesse caso, há uma regra que dá mais flexibilidade: pode participar quem tenha feito o Enem a partir de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

No restante, são as mesmas exigências do processo regular. Após a inscrição, o candidato deve acompanhar a sua situação e conferir se foi pré-selecionado para a bolsa.

🔵 Leia mais: Como funcionam as bolsas remanescentes do Prouni

Como ver o resultado do Prouni

Para ver o resultado do Prouni, se você foi selecionado para a primeira chamada ou não, é preciso apenas entrar no site do programa.

Também é por lá que você que você confere se foi selecionado na segunda chamada, caso não tenha conseguido na primeira.

O que fazer se você for selecionado?

Se você foi pré-selecionado em qualquer uma das chamadas do Prouni, PARABÉNS!

A próxima fase é garantir a sua bolsa de estudos apresentando os documentos necessários e comprovando a sua renda mensal familiar junto à instituição em que foi selecionado.

Os documentos necessários são:

  • Identificação do candidato e dos familiares (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, identidade militar, etc.);
  • Comprovante de residência em nome do candidato ou de algum dos familiares identificados (contas de água, luz, gás, aluguel, etc.);
  • Comprovantes de escolaridade (histórico escolar, etc.);
  • Comprovantes de renda do grupo familiar (confira os documentos no site do Prouni).

O passo seguinte é a análise da documentação do candidato. Então, se estiver tudo certo, a sua bolsa está garantida e você poderá começar a estudar.

Porém, existe a possibilidade de haver alguma dúvida da parte da instituição. Nesse caso, eles podem pedir mais documentações ou negar a sua bolsa.

Por isso, preste muita atenção nos documentos apresentados!

Posso usar o Fies e o Prouni ao mesmo tempo?

E se você conseguir uma bolsa parcial do Prouni, mas ainda assim não tiver condições de arcar com o restante da mensalidade, será que você pode usar o Fies?

A resposta é: sim!

A única condição é que você só pode usar o Fies para financiar o curso na instituição na qual você conseguiu a bolsa pelo Prouni.

🔵 Leia mais: Documentação exigida pelo Prouni: você sabe qual é? 

O que fazer se você não for selecionado?

Infelizmente, também existe a possibilidade de você não ser pré-selecionado na primeira e nem na segunda chamada. Nesse caso, você ainda pode se inscrever na lista de espera ou participar da seleção do Prouni na próxima edição.

Porém, as suas possibilidades não param por aqui.

Você ainda pode usar a sua nota do Enem para conseguir bolsas de estudo diretamente com as instituições de ensino, sabia?

Existem programas de bolsas de estudos que as próprias instituições oferecem, que dão descontos de até 100% na mensalidade dependendo da sua nota.

A parte boa é que, mesmo que você tire uma nota mais baixa, pode conseguir descontos de 30% a 50% para começar a faculdade que você deseja.

Quer saber mais? Na listagem abaixo, você confere instituições que oferecem bolsas de estudo parciais e integrais em cursos EAD usando a sua nota do Enem:

Dicas importantes para conseguir uma bolsa

Agora que você já entendeu como funciona o Prouni, vamos à algumas dicas que podem ajudar você a conseguir a sua bolsa de estudos.

  1. Estude para tirar uma boa nota no Enem: como você viu, tirar uma nota alta no Enem aumenta as suas chances de se colocar melhor no processo do Prouni. Isso ajuda a conseguir passar para a fase de pré-seleção. Por isso, estude e dê o seu máximo para alcançar a maior nota possível.
  2. Conheça todas as regras do Prouni: uma das primeiras partes do processo de abertura de inscrição do Prouni é o lançamento do edital. Uma dica importante é ler esse edital e entender todas as regras, assim você entende melhor o processo.
  3. Aprenda a calcular a renda familiar: nós demos um exemplo neste artigo de como calcular a sua renda mensal familiar, mas busque mais conhecimento sobre o cálculo. Essa é uma parte essencial para conseguir a aprovação da bolsa de estudos junto à instituição. Qualquer erro nesse sentido pode prejudicar suas chances.
  4. Vá atrás da documentação necessária: é preciso ir atrás da documentação que você precisará apresentar para conseguir a sua bolsa, então procure descobrir quais são os documentos corretos e se eles são o que é pedido pela instituição e pelo Prouni. Assim como acima, qualquer erro na documentação pode custar sua bolsa.

E agora? Você se sente mais confiante para participar do Prouni? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!