Como fazer flashcards: veja o passo a passo

Postado em 16 de fev de 2022
Loading...

Estudar para o Enem e vestibulares exige, além de muita concentração, bons métodos de estudo.

Como essas provas cobram uma grande variedade de conhecimentos sobre diversos assuntos, técnicas de memorização são ótimas aliadas para facilitar essa jornada.

E uma delas, talvez a mais conhecida, é dos flashcards.

Eles são cartões de estudo dinâmicos com um princípio bem simples: de um lado do cartão está a pergunta e do outro, a resposta. Para ajudar você nos estudos, trouxemos um passo a passo de como fazer flashcards.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Qual método de estudo é o melhor para você?

Antes de começar a fazer os seus flashcards, é interessante tentar entender se esse é mesmo o método de estudo que mais combina com você.

Pode ser que você esteja aderindo aos flashcards porque ele é o mais conhecido, mas não garante que vai funcionar tão bem na sua realidade quanto outras técnicas. Por isso, não deixe de conhecer outras metodologias.

Outra dica é que os flashcards podem ser utilizados em combinação com outras técnicas, como o Método Robinson, que utiliza o estudo em etapas (explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar) para potencializar o aproveitamento.

Ele é muito eficiente, mas precisa ser combinado com outras ações, como a realização de simulados ou criação de flashcards para que as questões relacionadas à matéria de estudo sejam fixadas de maneira satisfatória.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como fazer flashcards em 3 passos

Como você viu na introdução, os flashcards são uma técnica de estudo ativo que utiliza cartões com uma pergunta de um lado e a resposta do outro.

Eles se utilizam da teoria de repetição espaçada e da curva do esquecimento, usando a rememoração do conteúdo estudado de tempos em tempos para realmente conseguir fixá-lo.

Por isso, o estudo com flashcards tende a ser bastante efetivo.

Você pode fazer esses cartões de memorização para diversas disciplinas, então a técnica não se limita ao estudo de humanas ou somente assuntos objetivos.

Mas, como fazer flashcards? Como montar os cartões de perguntas e respostas? Abaixo, você confere as quatro etapas de confecção de flashcards:

1. Defina se os cartões serão feitos à mão ou em apps

A forma do seu flashcard vai depender da sua criatividade e disposição para confeccioná-los. Eles podem ser feitos de papel e escritos à mão ou em aplicativos próprios para isso.

A seguir, confira o que você precisará para fazer cada um deles:

  • Materiais para fazer flashcards à mão

A maneira mais simples de fazer um flashcard à mão é utilizar uma folha de papel sulfite A4 dobrado duas vezes. Você primeiro dobra o papel ao meio e depois ao meio novamente.

Com uma tesoura, você usa a marca da dobra como guia para cortar o papel em quatro pedaços iguais, que serão a base dos seus flashcards feitos à mão.

Você também pode usar materiais mais rígidos, como cartolina ou papel cartão. Além disso, se você quiser apenas preencher as fichas, existem cartões vendidos prontos em papelarias.

  • Melhores apps para fazer seus flashcards de forma digital

Mas, se você quiser utilizar o seu celular como meio para acessar seus flashcards, pode fazer download de aplicativos que permitem a mesma funcionalidade. Confira:

  • Quizlet: este app permite que você pratique e aprenda o que está estudando. Com ele você pode criar seus próprios cartões além de listas de estudos. Ele está disponível para Android e iOS e é o líder em estudos porque torna os estudos de linguagens, vocabulário, ciências, histórias e outras matérias muito mais simples e eficiente.
  • Ankidroid: é um aplicativo que permite aprender com flashcards de maneira bastante eficiente. Disponível para Android, ele é compatível com o software Anki que, por sua vez, está disponível para MacOs, Linux e Windows.
  • GoConqr: não é um aplicativo, mas é uma plataforma completa de estudos online que oferece não só a criação de flashcards, mas também de outras ferramentas, como mapas mentais. O acesso ao conteúdo é gratuito, mas existem alguns planos e recursos pagos.

Além destes apps, você também pode conferir outras opções de aplicativos, que vamos listar abaixo. Infelizmente, esta listagem têm apenas versões em inglês:

2. Faça um resumo usando suas próprias palavras

Depois que souber qual formato quer utilizar, um passo importante de como fazer flashcards é resumir os conteúdos que serão inseridos neles.

É sempre bom fazer os seus próprios resumos porque esse processo ajuda na fixação de informações durante a elaboração dos cartões.

Por isso, procure não copiar conteúdos prontos quando estiver confeccionando seus flashcards. Estude cada tópico, faça um resumo e crie o cartão usando suas próprias palavras.

3. Use cores e imagens nos cartões

Algo importante a se levar em consideração na hora de fazer seus flashcards é o poder de associação que podemos fazer usando cores e imagens.

Para ficar ainda mais fácil utilizar os cartões na rotina de estudo, você pode separar cada disciplina por cores e usar essas cores nos cartões determinados. Isso ajuda o cérebro a localizar a informação mais rapidamente.

Além disso, as imagens deixam a informação mais visual, o que ajuda especialmente quem tem memória fotográfica ou facilidade com imagens.

Dica bônus: mantenha a simplicidade

E antes de finalizarmos, existe uma dica bônus que podemos dar e que pode fazer toda a diferença no passo a passo de como fazer flashcards: mantenha a simplicidade.

Quando mais complicados forem os seus flashcards, mais tempo você usará para fazê-los e para realmente começar a utilizá-los. A ideia dos cartões de memorização é ser algo simples e rápido, que ajuda a refrescar a memória.

Por isso, deixe o processo e os cartões o mais simples possível. Tente não colocar muitas informações em um cartão só ou ter perguntas extremamente complexas.

O ideal é que o cartão seja um lembrete de conceitos ou questões curtas.

E então, aprendeu como fazer flashcards? Esperamos que as dicas deste texto sejam úteis para você e que ajude na sua rotina de estudos!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!