Enem

Como fazer flashcards: veja o passo a passo

Por Redação   | 

 Tag: Enem

Estudar para vestibulares e para o Enem exige além de muita concentração bons métodos de estudo. 

Como essas provas cobram uma grande variedade de conhecimentos sobre diversos assuntos, técnicas de memorização são ótimas aliadas para facilitar essa jornada. 

Uma dessas técnicas é a dos flashcards. 

Os flashcards são cartões de estudo dinâmicos com um princípio bem simples: em um lado do cartão está a pergunta e no outro a resposta para ela. 

Para ajudar você na confecção dos seus, separamos neste artigo um passo a passo! 

Você vai conferir:

Descubra qual é o melhor método de estudo para você 
Passo a passo de como fazer flashcards para estudar 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Qual método de estudo é o melhor para você? 

Antes de começar a fazer os seus flashcards, é interessante tentar entender qual método de estudo mais combina com você. 

Ter essa clareza ajuda a chegar ao conteúdo dos flashcards com mais facilidade e, também, a entender se essa é realmente uma ferramenta aliada. 

Um método bastante utilizado é o Honey-Alonso. Ele é, basicamente, divido em quatro estilos de aprendizagem:

  • ativo, para quem gosta de desafios e é criativo; 
  • reflexivo, para quem analisa todas as alternativas antes de tomar uma decisão; 
  • teórico, para quem vê a vida com um olhar mais lógico; 
  • pragmático, para quem gosta de colocar as ideias em prática. 

Sabendo com qual destes estilos de aprendizagem você se identifica mais, fica mais fácil descobrir ferramentas e métodos que trazem melhores resultados. 

Outro método bastante conhecido é o Robinson, uma técnica que utiliza o estudo em etapas (explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar) para potencializar o aproveitamento. 

Ele é muito eficiente, mas precisa ser combinado com outras ações, como a realização de simulados ou criação de flashcards para que as questões relacionadas à matéria de estudo sejam fixadas de maneira satisfatória. 

Como fazer flashcards em 3 passos 

Como visto acima, os flashcards são uma técnica de memorização, e de estudo ativo, que utiliza cartões com uma pergunta de um lado e a resposta do outro. 

Eles são um método que se utiliza da teoria de repetição espaçada e da curva do esquecimento, que dizem que é preciso rememorar um conteúdo estudado de tempos em tempos para realmente conseguir fixá-lo. 

Por isso, o estudo com flashcards tende a ser bastante efetivo. Além disso, você pode fazer esses cartões de memorização para diversas disciplinas.  

Abaixo, você vai conferir as quatro etapas de confecção de flashcards: 

1. Defina se os cartões serão feitos à mão ou em apps

A forma do seu flashcard vai depender tanto da sua criatividade quanto da sua disposição para confeccionar os cartões. 

Eles podem ser feitos de papel e escritos à mão ou em aplicativos próprios para isso. A seguir, confira o que você precisará para fazer cada um deles. 

Materiais para fazer flashcards à mão 

A maneira mais simples de fazer um flashcard à mão é utilizar uma folha de papel sulfite A4 dobrado duas vezes. Você primeiro dobra o papel ao meio e depois ao meio novamente. 

Com uma tesoura, você usa a marca da dobra como guia para cortar o papel em quatro pedaços iguais, que serão a base dos seus flashcards feitos à mão. 

Você também pode usar materiais mais rígidos, como cartolina ou papel cartão. Além disso, se você quiser apenas preencher as fichas, existem cartões vendidos prontos em papelarias. 

Melhores apps para fazer seus flashcards de forma digital 

Mas, se você quiser utilizar o seu celular como meio para acessar seus flashcards, pode fazer download de aplicativos que permitem a mesma funcionalidade. Confira: 

  • Quizlet: este app permite que você pratique e aprenda o que está estudando. Com ele você pode criar seus próprios cartões além de listas de estudos. Ele está disponível para Android e iOS e é o líder em estudos porque torna os estudos de linguagens, vocabulário, ciências, histórias e outras matérias muito mais simples e eficiente. 
  • Ankidroid: é um aplicativo que permite aprender com flashcards de maneira bastante eficiente. Disponível para Android, ele é compatível com o software Anki que, por sua vez, está disponível para MacOs, Linux e Windows. 
  • GoConqr: não é um aplicativo, mas é uma plataforma completa de estudos online que oferece não só a criação de flashcards, mas também de outras ferramentas, como mapas mentais. O acesso ao conteúdo é gratuito, mas dentro da solução existem alguns planos e recursos pagos.

Além destes apps, você também pode conferir outras opções de aplicativos, que vamos listar abaixo.

Infelizmente, esta listagem têm apenas versões em inglês: 

2. Faça um resumo usando suas próprias palavras

Depois que souber qual formato quer utilizar, um passo importante de como fazer flashcards é resumir os conteúdos que serão inseridos neles. 

É sempre bom fazer os seus próprios resumos porque esse processo ajuda na fixação de informações durante a elaboração dos cartões. 

Por isso, procure não copiar conteúdos prontos quando estiver confeccionando seus flashcards. Estude cada tópico, faça um resumo e crie o cartão usando suas próprias palavras. 

3. Use cores e imagens nos cartões

Algo importante a se levar em consideração na hora de fazer seus flashcards é o poder de associação que podemos fazer usando cores e imagens. 

Para ficar ainda mais fácil utilizar os cartões na rotina de estudo, você pode separar cada disciplina por cores e usar essas cores nos cartões determinados.

Isso ajuda o cérebro a localizar a informação mais rapidamente. 

Além disso, as imagens deixam a informação mais visual, o que ajuda especialmente quem tem memória fotográfica ou facilidade com imagens. 

Dica bônus: mantenha a simplicidade 

E antes de finalizarmos, existe uma dica bônus que podemos dar e que pode fazer toda a diferença no passo a passo de como fazer flashcards: mantenha a simplicidade. 

Quando mais complicados forem os seus flashcards, mais tempo você usará para fazê-los e para realmente começar a utilizá-los. 

A ideia dos cartões de memorização é ser algo simples e rápido, que ajuda a refrescar a memória. Por isso, deixe o processo e os cartões o mais simples possível. 

Tente não colocar muitas informações em um cartão só ou ter perguntas extremamente complexas.

O ideal é que o cartão seja um lembrete de conceitos ou questões curtas.

E então, aprendeu como fazer flashcards? Esperamos que as dicas deste texto sejam úteis para você e que ajude na sua rotina de estudos!

 

Nova call to action