Como estudar por questões em 7 passos

Postado em 11 de fev de 2022
Loading...

Você sabe como estudar por questões?

Essa é uma técnica de estudos bastante diferente das mais tradicionais e que pode fazer grande diferença não somente para a sua rotina enquanto estudante, mas no resultado das provas de vestibular que vai prestar.

Neste texto, apresentaremos essa metodologia para que você a inclua nos seus estudos e consiga um melhor desempenho. Confira:

  1. Selecione as questões de acordo com os seus objetivos
  2. Opte pelas questões comentadas
  3. Monte o seu caderno de questões
  4. Identifique a matéria e o assunto de cada questão
  5. Estabeleça um tempo de prova para resolver as questões
  6. Responda as questões objetivas como se fossem discursivas
  7. Inclua o estudo por questões na sua rotina diária

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Selecione as questões de acordo com os seus objetivos

Antes de começar o seu estudo por questões, é importante que você tenha foco no tipo de prova que você realizará e no seu objetivo em relação ao que será estudado.

As provas do Enem são objetivas — assim como a maioria dos exames de vestibulares —, então é fundamental treinar esse tipo de questão. Lembre-se também de que você precisará se organizar para estudar de acordo com a sua realidade.

Não coloque pressão demais em cima de você e não crie uma rotina de estudos irreal que você não conseguirá cumprir, ok?

2. Opte pelas questões comentadas

Uma das melhores maneiras de estudar por questões é optar pelas que são comentadas.

Isso porque elas te darão a oportunidade de entender a razão por trás da resposta correta — assim como das alternativas erradas. O ideal é que você primeiro resolva a questão por conta própria e só depois disso leia — ou assista — o comentário.

Pode ser que você tenha errado ou acertado a resposta, mas mesmo que tenha acertado não necessariamente pode ter sido pelos motivos corretos. Por isso, é muito importante confirmar.

É preciso, no entanto, ter muito cuidado com a fonte da sua consulta. É preciso ter certeza de que as respostas e comentários que você consultar são mesmo confiáveis.

Caso contrário, você fixará uma grande quantidade de informações incorretas na memória.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

3. Monte o seu caderno de questões

Outra dica bastante interessante para estudar por questões é montar um caderno de questões. Existem algumas maneiras de implementar essa ferramenta nos seus estudos, mas nós separamos duas.

A primeira delas é fazer um caderno de questões de fixação.

Funciona da seguinte maneira: depois de ler — praticando bastante o estudo ativo — e fazer mapas mentais sobre o assunto estudado, você pode buscar questões sobre ele na internet ou em outros materiais de consulta e respondê-las no próprio caderno como uma maneira de revisar e fixar o que foi aprendido.

A segunda maneira é criar um para questões de simulado.

Depois de estudar algum tópico, você pode criar um caderno com questões das últimas duas ou três provas do Enem e respondê-las. Essa segunda opção também pode servir para fixar o assunto na sua memória e preparar você de maneira mais eficiente para o vestibular.

4. Identifique a matéria e o assunto de cada questão

Para se dar bem nos estudos, uma ótima ideia é separar as questões por disciplinas e assuntos.

Dessa maneira, além de ser possível se organizar de uma maneira muito mais efetiva — você pode até utilizar um mapa mental para ajudar nessa tarefa —, conseguirá muito mais controle sobre todo o conteúdo que já foi estudado.

Essa dica é bastante importante, principalmente para quem está estudando para o Enem.

Isso porque as provas são formadas por questões de diversas disciplinas que são dispostas em cadernos separados por área — como Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Então, ao dividir as suas questões por blocos — ou por cadernos ou por matérias —, você conseguirá atender a todos os conteúdos abordados pelo exame. Lembre-se de que os candidatos que conseguem estudar todos os tópicos têm mais chance de terem notas altas.

🔵 Leia também: Pontuação do Enem: quanto precisa alcançar para entrar na faculdade?

5. Estabeleça um tempo de prova para resolver as questões

Uma das grandes dúvidas dos alunos que decidem estudar por questões é quantas perguntas ou quanto tempo de estudo é o suficiente para memorizar um conteúdo.

Infelizmente não há uma forma objetiva de responder essa dúvida, mas uma boa maneira é estabelecer o tempo de duração das provas de vestibular para estudar.

Para ter um bom aproveitamento, o que você pode fazer é utilizar a técnica Pomodoro, que é ótima para quando você tem pouco tempo para resolver as questões.

Ela consiste em realizar a sua atividade em três blocos com 25 minutos de estudos e pausas de 5 minutos e um bloco com 25 minutos estudando e 15 minutos de pausa em seguida.

Você pode, por exemplo, separar 4 listas de exercícios — ou 4 matérias ou assuntos — e resolver cada um deles em um bloco. Nas pausas, aproveite para se hidratar, escutar uma música, se alongar e só depois volte para o bloco seguinte.

6. Responda as questões objetivas como se fossem discursivas

Para se sair ainda melhor no estudo por questões, uma ótima sacada é responder as questões objetivas como se elas fossem discursivas.

As do segundo tipo exigem bastante interpretação, além de clareza e coesão nas respostas. Mais do que simplesmente saber a explicação para a pergunta, é preciso demonstrar que realmente sabe respondê-la.

Então, quando você responde as questões objetivas como se fossem discursivas, está treinamento para não simplesmente memorizar as respostas. Ao criar textos com começo, meio e fim, conseguirá amarrar todas as ideias que transmitem o conhecimento de maneira precisa.

Sem contar que é uma maneira inusitada e criativa de estudar!

🔵 Leia também: Planilha de estudos: como fazer para estudar para o Enem e vestibular

7. Inclua o estudo por questões na sua rotina diária

A última dica — e talvez uma das mais importantes — é incluir o estudo por questões na sua rotina diária de estudos.

Isso porque estudar dessa maneira ajudará você a ter uma alta performance nos seus resultados. Porém, lembre-se de que esse método tem um momento certo para ser implementado.

Para que você seja capaz de conseguir resolver as questões que selecionou para os seus estudos, é fundamental que você também saiba a teoria sobre o assunto em questão, já que ela engloba muito mais conteúdo do que apenas as perguntas.

Então, se você estudar só por meio delas, correrá o risco de perder muitos detalhes que podem ser cobrados em outras questões da sua prova.

O mais recomendado é que você mescle os seus estudos por questão com outros métodos de estudo ativo, como o conhecido Método Robinson.

Deixe para estudar por questões depois de passar por um conteúdo e use essa técnica de memorização para melhorar as suas habilidades e checar os seus conhecimentos.

Dessa forma, conseguirá trabalhar diversas áreas do seu cérebro ao mesmo tempo! Viu só como estudar por questões não é tão complicado quanto parece?

Quando você inclui essa metodologia no seu dia a dia, consegue resultados muito melhores em qualquer exame que prestar!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!