Como encontrar motivação para estudar? Veja 11 dicas!

Postado em 12 de fev de 2023
Loading...

Está difícil encontrar motivação para estudar? As redes sociais estão tirando sua atenção? O conteúdo de estudo parece não fazer muito sentido?

Fique tranquilo! Neste artigo, você vai encontrar um tutorial de como deixar a procrastinação para trás e ter mais motivação para estudar. Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Encontre a motivação para estudar com 11 dicas

Todos nós sabemos da importância que os estudos têm nas nossas vidas. Seja pela formação para conquistar algo no profissional, ou pelo prazer de aprender uma coisa nova.

Porém, não dá para dizer que nós sempre nos sentimos motivados a estudar.

A culpa pode ser das redes sociais, do cansaço, da falta de tempo ou da falta de estímulo. Mas independente de qual fator seja o culpado pela sua falta de motivação, é importante vencê-lo.

Isso porque você só vai conseguir chegar na próxima etapa, a faculdade, seu diploma ou uma carreira promissora, vencendo esses obstáculos.

Por isso, reunimos neste artigo 11 dicas para ajudar você a encontrar motivação para estudar.

1. Identifique suas crenças limitantes

A sua falta de motivação pode estar enraizada em uma crença limitante que você tenha.

As crenças limitantes são pensamentos que travam a ação de alguma forma. Elas são, no fundo, um mecanismo de defesa que mais atrapalha do que ajuda. Por isso, é importante tentar identificar o que está impedindo você de estudar.

É só cansaço ou você se sente impedido? É só falta de tempo ou é medo de, mesmo estudando, não conseguir tirar a nota necessária para passar na prova?

Saber o que está impedindo você é o primeiro passo para encontrar motivação para estudar. Se você está sentindo medo ou experimentando algum outro tipo de trava, procure trabalhar essa limitação primeiro.

Assim, quando você sentar para estudar, vai conseguir entender a matéria sem problemas.

2. Elimine os hábitos ruins

Tirando as crenças limitantes da frente, você consegue começar a identificar os hábitos que podem estar impedindo você de se motivar para estudar.

Esses hábitos são o que você faz no dia a dia que servem de estímulo contrário ao estudo.

Por exemplo: se você passa muito tempo jogando no celular, scrollando as redes sociais ou assistindo séries na TV, provavelmente quando sentar na frente do computador para estudar, vai estar com os olhos cansados e deixar o estudo para outra hora. Além disso, vai ter menos tempo para o estudo, pois já consumiu boa parte dele na internet.

Nesse momento, é importante dizer que a dica aqui não é que você elimine todos os hábitos, que não sejam o estudo, da sua rotina. Pelo contrário, é importante você manter seus hobbies para conseguir arejar a cabeça entre um cronograma de estudo e outro.

Porém, é importante identificar aqueles hábitos que mais prejudicam do que ajudam.

🔵 Leia também: O que fazer para melhorar a concentração nos estudos? Conheça 15 táticas

3. Encontre seu estilo de aprendizado

Você sabia que existem diferentes estilos de aprendizagem?

Sim, existem métodos que funcionam melhor para uma pessoa e não funcionam para outra porque esses dois indivíduos podem ter sido construídos de maneira diferente em relação ao aprendizado.

Isso significa que você pode não estar sentindo motivação para estudar porque não encontrou a maneira de aprender que mais combina com você.

Por isso, invista algum tempo pesquisando quais estilos de aprendizagem existem, testando alguns deles e percebendo quais fazem você se sentir mais motivado a estudar.

4. Pare de se comparar com os outros

Como você viu acima, existem diferentes maneiras de aprender. E para algumas pessoas, pode ser que a competição funcione como motivação. Ou seja, pode ser que ao se comparar com um colega, essa pessoa se sinta mais motivado a estudar e aprender.

Porém, na maioria das vezes, a comparação e a competição mais atrapalham do que ajudam.

Isso porque cada ser humano é único, se expressa de uma forma diferente, tem um cérebro que funciona de um jeito único e atinge seus objetivos a seu tempo.

Por isso, procure não se comparar com os outros.

A comparação pode ter, inclusive, o efeito contrário da motivação. Em vez se sentir motivado a aprender mais, você pode ficar desestimulado e perder completamente a vontade de estudar.

5. Procure entender a matéria, e não decorá-la

Pode ser que a causa da sua falta de motivação seja a intimidação pela quantidade de matéria que precisa aprender. Isso é o mais comum quando falamos sobre Enem e vestibular, mas também pode ser comum quando o assunto é a graduação.

E um segredo para não se sentir pressionado pela quantidade é mudar o seu jeito de abordar o conteúdo. Em vez de olhar para a matéria tentando decorá-la, você precisa entendê-la.

Ou seja, em vez de decorar a tabela periódica, procure entender a lógica por trás dela. Em vez de apenas decorar determinados verbos em determinados tempos verbais, procure entender o motivo de eles serem organizados como são e de soar como soam.

Procurar entender a matéria em vez de apenas decorar é uma forma mais amigável de estudar.

🔵 Leia também: 16 apps para estudar para o Enem e vestibular

6. Divida os estudos em unidades menores

Outra forma de se motivar a estudar mudando a maneira de ver a matéria, se o problema for a quantidade, é usando a técnica de dividir conteúdos extensos em partes menores.

Nessa abordagem, você pega um conteúdo com bastante estudo e divide em porções pequenas.

Por exemplo, em vez de estudar História do Brasil de forma geral, você divide o conteúdo para se concentrar em matérias menores. Como o processo de independência, a chegada da família real, as capitanias hereditárias e a Era Vargas.

Dessa forma, você não se deixa intimidar pela quantidade de matéria.

7. Organize a sua agenda e crie cronogramas

Independente da forma como você gosta de fazer, no calendário do computador ou em um planner físico, faça cronogramas e organize a sua rotina.

Embora a motivação seja algo mais intrínseco, parte dela acaba por vir do hábito.

Se você tem o hábito de estudar todos os dias, isso se torna parte da rotina e você acaba precisando cada vez menos da motivação para abrir os cadernos.

Então, uma estratégia para se motivar é organizar a sua agenda para acomodar um pouco de estudo todos os dias. Além disso, criar cronogramas com o que será estudado em cada turno, dia e semana também ajuda a motivar.

8. Faça uma tarefa por vez

Parte importante de não se sentir sobrecarregado pelos estudos, e consequentemente acabar desmotivado, é não atropelar as matérias e fazer uma tarefa por vez.

Sim, você tem muito conteúdo para estudar, mas se deixar a ansiedade tomar conta e colocar mais do que você puder fazer ao mesmo tempo na rotina, o efeito será contrário. Em vez de estudar mais, você vai acabar se atrapalhando e estudando menos.

Por isso, organize a sua agenda e faça cronogramas de estudo realistas, conforme explicamos acima. Procure estudar uma matéria por vez, entendendo a lógica e fazendo exercícios.

🔵 Leia também: O que são mapas mentais e como fazer os seus

9. Faça exercícios para testar seus conhecimentos

Falando em exercícios, eles são essenciais para testar seus conhecimentos e colocar seu estudo em prática. Essa é uma forma de validar a sua rotina de estudos e ajudar com a motivação.

Se você faz exercícios e consegue provar para você mesmo que aprendeu a matéria, a tendência é que veja valor no seu método de estudo e queira repetir.

Dessa forma, você se motiva através da prática.

Então, procure listas de exercícios na internet e faça simulados do Enem e do seu vestibular de preferência. O importante é praticar para se motivar.

10. Durma o suficiente e se alimente bem

Se você notar que a sua falta de motivação para estudar não tem razão mental, mas física, invista em ter uma alimentação mais saudável, beber bastante água e dormir bem.

Um corpo descansado e bem nutrido faz muita diferença na hora de sentar para estudar, tanto na vontade que você vai sentir ao fazer isso quanto no resultado que você vai atingir.

Se estiver cansado, com falta de nutrientes e desidratado, seu cérebro só vai conseguir pensar em economizar energia. Isso significa que você não vai sentir motivação nenhuma e também não vai conseguir reter o conteúdo.

11. Relaxe e respire

Por fim, uma dica de ouro que podemos dar é: relaxe e respire.

Encontrar motivação para estudar passa por todas as dicas que trouxemos acima, mas também em aproveitar o seu tempo livre para espairecer e arejar a cabeça.

Então, procure ter hobbies e tempo de ócio entre uma atividade e outra. Fazer isso evita o burnout e ajuda a manter viva a motivação para estudar.

E então, o que você achou dessas dicas? Não deixe de colocar todas elas em prática e nos contar, aqui nos comentários, como foi!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!