A organização e o planejamento são duas etapas que podem garantir o sucesso de qualquer vestibulando ou universitário. Afinal, se você estuda de forma organizada, consegue percorrer todas as matérias, realizar vários exercícios e ainda tirar um tempo para revisar tudo o que foi visto durante o ano.

E qual é a melhor forma de organizar sua rotina? Criando uma planilha de estudos!

Não sabe por onde começar? Continue com a gente e saiba como organizar uma planilha de estudos infalível!

Por que montar uma planilha de estudos?

Antes de colocar a mão na massa e começar a criar sua planilha de estudos, convém saber o porquê de ela ser tão importante.

Primeiramente, a planilha de estudos permite visualizar quantos dias antes do vestibular e do Enem você tem para estudar. Conhecendo esse número, você pode dividir de forma estratégica o conteúdo a ser estudado.

Digamos que você tenha muita facilidade com História e Geografia, mas nem tanta assim com Português e Matemática. Com a planilha de estudos, fica mais fácil dividir o seu tempo de modo que Português e Matemática tenham mais dias de estudo do que História e Geografia.

Você também pode prever no seu cronograma de estudos dias específicos para simular provas anteriores ou resolver exercícios. Dessa forma, dá para equilibrar teoria e prática, desenvolvendo seu conhecimento de forma completa.

Compartilhando sua planilha de estudos com colegas, vocês podem combinar dias específicos para estudarem juntos, tirar dúvidas ou fazer perguntas uns aos outros, a fim de verificar se estão aprendendo mesmo a matéria.

Você pode, inclusive, compartilhar sua planilha de estudos com a sua família para conscientizar de que, naqueles momentos, você estará indisponível para outras coisas.

Como fazer uma planilha de estudos para o Enem?

O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio é uma das maneiras mais fáceis de conquistar uma vaga na universidade. Mas, você tem que estudar para isso!

Para criar uma planilha de estudos para o Enem, marque o dia da prova. Se ainda não tiver sido divulgada, marque como data limite o dia 31 de outubro, pois o Enem costuma ser na primeira semana de novembro.

Insira as datas de hoje, que é o dia em que você vai começar a estudar, até o dia 31 de outubro. Considere anotar os feriados, para que você também preveja alguns dias de descanso no seu calendário.

Em cada dia útil de estudos, insira a disciplina que você vai estudar, o horário de início e término, bem como outras anotações necessárias.

Você vai ter algo assim:

 

org

 

Essa planilha de estudos para o Enem pode ser feita em diversos formatos: Word, G Docs, Excel, G Sheets e até manualmente, caso você prefira.

Seus horários de estudo também podem variar de acordo com a sua rotina diária. Neste caso, é importante manter sempre em mente que é necessário parar outras atividades e dedicar-se aos estudos no momento que você separou para isso.

Ter um alerta no celular para avisar com 10 minutos de antecedência é uma boa maneira de se organizar para não perder o ritmo e acabar acumulando a matéria a ser estudada.

Embora sua planilha de estudos possa ser feita em Word ou G Docs, qualquer alteração que se faça necessária acaba dando um certo trabalho. Por isso, recomendamos que você experimente organizar sua planilha de estudos no Excel.

Como montar uma planilha de estudos no Excel?

O Excel é uma ferramenta da Microsoft e se assemelha muito ao G Sheets, do Google. Nesse sentido, você pode usar as dicas a seguir para criar sua planilha de estudos na plataforma que considere mais fácil de acessar.

Vale lembrar que ambos, Excel e G Sheets, possuem aplicativos para smartphones. Assim, fica mais fácil consultar sua planilha de estudos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Bem, agora vamos para a parte prática:

1. Abra o Excel e salve o arquivo com um nome que seja facilmente reconhecido por você. Planilha de estudos para o vestibular é um bom exemplo.

2. Na coluna A, linha 1, digite Data. Aqui você vai inserir os dias em que irá estudar.

3. Na coluna B, linha 1, digite Matéria. Nesta coluna, você vai inserir as matérias que serão estudadas a cada dia.

4. Na coluna C, linha 1, digite Horário. É importante estipular uma hora de início e término para os estudos, para que você mantenha o foco.

5. Na coluna D, linha 1, digite Observações. Neste campo, você pode anotar várias coisas. Se teve dificuldades, se precisa rever essa matéria, se é muito fácil, etc.

6. Na sequência, vá preenchendo as informações de cada linha segundo o cronograma que você estabeleceu. É importante tentar equilibrar a quantidade de horas dedicadas a cada matéria.

7. Preenchida a sua planilha de estudos, volte ao início e selecione todas as células que contém o cabeçalho (Data, Matéria, Horário e Observações). Então, no menu superior, vá em Classificar e Filtrar e clique em Filtro.

Você vai perceber que, ao lado de cada palavra, vai sugir um ícone de um filtro. Assim, você poderá filtrar todos os dias em que há estudos de Português, Matemática, Redação, Física, Química, etc. Também poderá agrupar suas observações para visualizar quais matérias precisam de mais atenção.

8. Você também pode brincar com cores e tornar a visualização da sua planilha de estudos mais atrativa. Selecione as células que contêm data, por exemplo, e clique em Formatação Condicional. Lá, você vai ver várias opções de realce de células. Experimente brincar com elas também para desenvolver seu próprio método de atenção.

Curtiu saber como organizar uma planilha de estudos? Agora é a hora de colocar a mão na massa, criar a sua própria planilha e começar a estudar para o vestibular e o Enem. E por falar nisso, você sabe qual é a pontuação que você precisa atingir para passar no Enem?

Inscreva-se no nosso Blog

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT