Como aprender espanhol sozinho para o Enem

Postado em 13 de jul de 2023
Loading...

Você já se perguntou como aprender espanhol sozinho para o Enem?

A princípio pode parecer algo distante ou impossível, já que a maioria das pessoas só consegue aprender com aulas em escolas de idiomas ou em um cursinho. 

Mas, com a internet e tudo o que ela nos proporciona, hoje em dia fica muito fácil aprender espanhol — ou qualquer outra língua — por conta própria, e o melhor: muitas vezes, de graça!

Continue a leitura e descubra como isso é possível!

Você vai conferir:

 

1. Veja o que é cobrado de espanhol na Matriz de Referência

Para aprender Espanhol sozinho e se preparar para o Enem, a melhor estratégia é checar o que é cobrado do idioma na Matriz de Referência da prova.

Assim, é possível treinar um novo idioma e se preparar ao mesmo tempo. 

A prova de língua estrangeira do Enem não cobra necessariamente conhecimentos gramaticais específicos. Na verdade, o foco maior está na interpretação de texto.

Os 5 assuntos que mais caem nessa parte do exame são: 

  • temas da atualidade; 
  • poemas e fábulas; 
  • notícias e obras literárias; 
  • diversidade linguística;
  • leitura de textos. 
🔵 Leia também: Inglês ou espanhol no Enem: qual escolher?

2. Use apps gratuitos de ensino de idiomas

Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de começar a aprender um idioma novo, como o Espanhol, é por meio de aplicativos mobile.

Por meio deles, você mantém contato direto com o assunto estudado e adquire conteúdo de qualidade. A seguir, confira algumas opções interessantes:

Duolingo 

O Duolingo é o aplicativo mais conhecido — e um dos mais utilizados — para aprender um idioma.

Ele está disponível para todas as plataformas e sistemas operacionais e aborda temas diversos que trabalham a leitura, a escrita, a compreensão oral e até mesmo a pronúncia. 

A interface é bastante amigável e a jornada de aprendizagem é bastante fluida. Nele é possível desbloquear novos módulos e definir metas diárias.

🔵 Leia também: Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Babbel 

Outra opção bastante utilizada por quem deseja aprender uma nova língua é o Babbel.

Esse app apresenta recursos gratuitos limitados, mas já é o suficiente para quem está começando.

Por meio de uma interface bastante intuitiva, o aluno consegue trabalhar os pontos mais importantes do Espanhol e tem contato com o básico do idioma desde a primeira lição. 

Wlingua Espanhol 

Opção menos conhecida entre todas as citadas, o Wlingua Espanhol disponibiliza duas variações do idioma: o que é falado na Europa ou o da América Latina — mais especificamente o do México.

Com mais de 420 lições, ele aborda de maneira prática diversos formatos, como áudio, tabelas e exercícios. O foco é na leitura e no vocabulário. 

🔵 Leia também: Opções de faculdade: áreas, cursos e modalidades

3. Assista séries e ouça podcasts em espanhol

Outra maneira interessante de aprender Espanhol sozinho é utilizar seus momentos de lazer para aprender de uma maneira mais descontraída.

Atualmente existem diversas séries originais nesse idioma — que podem ser fontes muito ricas para o seu aprendizado —, mas muitas das que são produzidas em outras línguas, como o inglês, contam com a legenda em Espanhol, o que já ajuda muito. 

Algumas das séries mais famosas em Espanhol atualmente incluem: 

  • La casa de papel; 
  • Narcos;
  • La casa de las flores. 

Uma dica é assistir a alguma série ou filme primeiramente com o áudio em Espanhol, mas com a legenda em Português para você ir assimilando o vocabulário aos poucos.

Depois, quando já se sentir mais confortável, pode mudar a legenda também para Espanhol e praticar ainda mais. 

Os podcasts também são ótimas opções para aprender Espanhol sozinho. Por conta da variedade de conteúdo, são ótimos para quem está buscando novos aprendizados.

Isso porque ao mesmo tempo em que você se entretém, pode se informar e até mesmo aprender. 

Os podcasts em Espanhol mais ouvidos da atualidade são: 

  • Radio ambulante;
  • La Redada; 
  • Hoy Hablamos.
🔵 Leia também: Tipos de faculdade: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Como aprender espanhol sozinho para o Enem

4. Estude os falsos cognatos

O Espanhol é uma língua bastante semelhante ao nosso Português e, por esse motivo, é normal que quem comece a estudar esse novo idioma passe a utilizar o famoso “portunhol” para justificar alguns erros cometidos.

Sendo assim, é importante que você tome cuidado com os falsos cognatos para não correr o risco de ser mal interpretado quando for se comunicar com um nativo. 

Esses falsos cognatos — também chamados de falsos amigos — são nada mais do que palavras muito semelhantes às existentes no Português, mas que não necessariamente acompanham a tradução literal.

Alguns dos exemplos mais comuns são: 

  • aceitar (ES) — passar óleo (PT-BR); 
  • fecha — data; 
  • alejado — distante; 
  • amador — amante; 
  • largo — comprido;
  • chocho — feliz; 
  • cadera — quadril; 
  • padre — pai; 
  • talla — roupa; 
  • pipa — cachimbo;
  • saco — paletó; 
  • almohada — travesseiro. 

Quanto mais você se familiarizar com o Espanhol, mais fácil será notar esses falsos cognatos e fugir deles.

Mas, só é possível alcançar esse nível de distinção se o estudo for feito de maneira contínua. Então, não desista quando tudo parecer difícil, ok? 

5. Pratique a interpretação de texto e tirinhas

Uma das melhores maneiras de aprender Espanhol é ao fazer interpretação de textos — isso porque a leitura faz parte das quatro habilidades de aprendizado de uma nova língua.

E uma forma de fazer isso sem que você se debruce logo de cara em textos mais clássicos e complexos é por meio das tirinhas. 

As tirinhas são histórias em quadrinhos que relatam o estilo de vida dos países que falam espanhol, o que ajuda a aumentar o repertório sobre culturas diferentes da nossa.

Algumas das mais conhecidas são as da Mafalda e do Gaturro que, com muita leveza e diversão fazem críticas sociais bastante pertinentes que continuam atuais. 

6. Conheça diferentes técnicas de leitura

Por meio de técnicas de leitura, é possível fazer com que o processo de aprendizagem de qualquer idioma, incluindo o Espanhol, seja muito mais eficiente e descomplicado.

Existem 3 delas que são mais utilizadas por estudantes por oferecerem ótimos resultados. 

A primeira é chamada de Skimming, uma maneira de fazer a leitura com mais dinamismo, sem se prender muito a detalhes.

O objetivo é captar a ideia central do texto.

Você pode, por exemplo, dar atenção ao título e aos subtítulos, ler as primeiras e as últimas linhas de cada parágrafo e procurar por informações não-verbais, como gráficos e figuras. 

A segunda é a Scanning, que é um pouco mais aprofundada que o Skimming.

Nela, o objetivo é procurar por dados mais específicos, como nomes, datas, quantidades, tempo de um procedimento, entre outros.

A ideia é simplesmente correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar o que desejamos. 

Por último, a técnica do Inferring.

Nela, você vai inferir o significado do que está lendo, ou seja, chegará à conclusão de um significado por meio do raciocínio, a partir de indícios e fatos que verificou no texto.  

7. Resolva questões de edições anteriores do Enem

Outra maneira para aprender Espanhol é consultar as provas anteriores do Enem.

Além de ser outra opção para treinar o idioma, é uma ótima oportunidade para conhecer a estrutura das questões do exame — principalmente se você o realizará pela primeira vez. 

Assim, enquanto você aprende, tem a oportunidade de criar uma estratégia própria para responder às questões de língua estrangeira com mais tranquilidade e tirar uma boa nota. 

Viu só como aprender espanhol sozinho para o Enem não é tão difícil quanto parece?

Aproveite todas as oportunidades que a internet oferece e aprenda um dos idiomas mais falados do mundo sem precisar fazer aulas formais.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!