Veja 7 passos para recolocação no mercado de trabalho

Postado em 1 de set de 2023
Loading...

Está em busca de novas oportunidades de emprego? Então, o processo de recolocação no mercado de trabalho é o que você está procurando.

A recolocação profissional é um processo que exige um certo preparo e muita força de vontade. Para ajudar você a ter sucesso, vamos mostrar, neste artigo, um passo a passo com tudo o que você precisa saber ao embarcar nessa jornada.

Confira:

  1. Faça uma autoanálise
  2. Organize suas finanças
  3. Busque conhecimento
  4. Construa um bom currículo
  5. Faça contatos
  6. Procure emprego nos melhores lugares
  7. Mantenha-se motivado e disciplinado

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Faça uma autoanálise

É comum ter uma impressão errada sobre a recolocação no mercado de trabalho.

Esse não é apenas um processo de buscar vagas de emprego e aplicar seu currículo. Essa é uma das etapas da recolocação, mas a jornada vai além.

Ela começa com autoconhecimento.

Geralmente, o primeiro passo é olhar para dentro de você a fim de descobrir os seus pontos fortes e fracos, suas principais habilidades e competências e seus objetivos profissionais para além da necessidade de receber um salário.

Por isso, busque fazer uma pausa e dedicar algum tempo a se conhecer.

Dessa forma, você terá mais informações na hora de reestruturar o seu currículo, informando suas soft e hard skills, aprendizados que teve ao longo da vida profissional e direcionamento sobre qual caminho quer seguir agora.

Esse é um ótimo momento, também, para decidir se você vai continuar construindo sua carreira ou optar pela mudança de profissão.

2. Organize suas finanças

Deixar ou emprego ou passar por uma demissão é um momento delicado em termos de finanças. Por isso, o segundo passo é entender sua situação financeira.

Saber dessa informação é importante para guiar o seu plano de recolocação no mercado de trabalho e os prazos com os quais você vai trabalhar. Ou seja, se suas finanças estiverem deficitárias, você terá menos tempo para se recolocar.

Mas se estiver organizado, conseguirá fazer esse processo com mais calma.

Por isso, faça um apanhado geral do seu dinheiro. Veja como anda sua reserva de emergência, quais são as suas dúvidas e por quanto tempo você ainda consegue se sustentar sem o primeiro salário do novo emprego.

Depois disso, organize a sua rotina em torno do orçamento disponível.

Lembre-se de que esse passo é importante para que você consiga passar pela recolocação sem desespero, respeitando os seus objetivos profissionais e aproveitando ao máximo essa oportunidade de rever o seu caminho profissional.

3. Busque conhecimento

Mesmo que você deseje continuar na mesma profissão, a qualificação profissional é extremamente necessária para a recolocação no mercado de trabalho.

Isso porque ela atualiza os seus conhecimentos sobre a área de atuação e ajuda a colocar o seu currículo na frente de diversos outros no processo seletivo. Por isso, avalie os seus diplomas e certificados em busca de melhoria.

Será que este não é o momento de investir em uma pós-graduação ou uma segunda faculdade?

O importante é buscar o conhecimento necessário para fazer o seu currículo se destacar em meio aos demais e mostrar aos recrutadores que você está mais do que pronto para um novo desafio.

4. Construa um bom currículo

Se você passou muito tempo empregado, pode não saber, mas os currículos evoluíram bastante.

Não são mais aquelas folhas padrões que listavam experiências e formação profissional. Hoje, eles têm um layout diferente e incluem outras seções, como habilidades e competências, cursos e informações relevantes para as vagas desejadas.

Por isso, ao estruturar um currículo, é necessário personalizar as informações para a vaga desejada, além de filtrar o que é imprescindível para a empresa desejada.

Dessa forma, ao construir o seu novo currículo, liste suas atividades debaixo de cada experiência profissional, reserve um espaço para suas soft e hard skills e descreva informações importantes, como fluência em língua estrangeira e mercado de atuação.

Dependendo do processo seletivo, pode ser que a empresa peça uma carta de intenção, então conheça esse documento e já treine a escrita de uma.

É importante lembrar, também, que a personalização do seu CV não significa mentir ou exagerar nas experiências ou formações. Seja sempre verdadeiro.

 

 

 

5. Faça contatos

Tão importante quanto preparar um currículo, é ativar a sua rede de contatos.

O seu networking é formada por antigos colegas de trabalho, ex-líderes e superior, amigos e conhecidos. Essas pessoas podem ajudar você com informações sobre as empresas que eles trabalham ou acionar contatos que tenham, dos quais você pode se beneficiar.

Cultivar esses bons relacionamentos é ótimo porque pode garantir entrevistas em locais diferentes e, até mesmo, uma carta de recomendação.

Além do networking formado por quem você já conhece, existem formas de aumentar essa rede: você pode participar de feiras e eventos na sua área e pode criar um bom perfil no LinkedIn para se conectar por profissionais estratégicos.

6. Procure emprego nos melhores lugares

Enfim, depois de definir sua nova trajetória profissional e traçar uma estratégia contando com qualificação profissional e networking, chegou a hora de procurar emprego de fato.

Pode parecer estranho não começar diretamente por esse passo, mas é melhor estar bem preparado e buscar pela vaga que realmente chama sua atenção e para a qual você tem mais chances de sucesso.

Afinal, a recolocação no mercado de trabalho é muito mais do que só encontrar um novo emprego. O objetivo é que você se recoloque em uma vaga alinhada com seu propósito.

Por isso, procure os principais sites de vagas de emprego e cadastre seu currículo.

🔵 Leia também: 23 profissões do futuro: tecnologia e inovação em destaque

7. Mantenha-se motivado e disciplinado

É importante que você esteja ciente de que o processo de recolocação profissional não depende apenas do passo a passo deste artigo, mas também da situação do mercado.

Por isso, não existe forma de determinar quanto tempo ele vai levar. Pode ser que você se recoloque rápido, mas também pode ser que demore alguns meses.

Tendo isso em mente, é fundamental que você se mantenha motivado e tenha disciplina ao longo do processo. Por mais difícil de desanimador que pareça, especialmente se você não for chamado para entrevistas logo nas primeiras tentativas, não se deixe abalar!

Mantenha-se positivo, especialmente durante o contato com empresas. Temos certeza de que esse fator fará toda a diferença durante a recolocação.

E então, o que você achou dessas dicas?

A recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, mas ela se torna mais fácil se você tiver foco no objetivo e consistência para manter esse passo a passo. Boa sorte!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!