Será que eu consigo ter o diploma do ensino superior estudando em casa e não pagar nada por isso? Descontos para graduação a distância existem? Será que o ProUni oferece bolsas para cusos a distância? Provavelmente, essas perguntas sobre bolsas para EAD ainda martelam a sua cabeça. 

  Afinal, iniciar uma faculdade é o desejo de muitas pessoas, mas a correria do dia a dia e a questão financeira acabam dificultando, e o sonho da graduação acaba ficando para depois. O ensino a distância (EAD) veio para mudar isso. Graças a flexibilidade de horários e a oportunidade de poder estudar em casa, a faculdade em EAD é a melhor escolha para quem precisa trabalhar, mas quer estudar ao mesmo tempo.  

Saiba que a graduação EAD tem as mesmas exigências de uma faculdade presencial, as mesmas disciplinas, os mesmos professores e o diploma de um curso em EAD tem o mesmo peso que o presencial. 

Se você quer fazer uma graduação em EAD mas tem medo de não conseguir pagar, continue esta leitura, pois, vamos apresentar as opções de bolsas EAD, tirar suas dúvidas de como elas funcionam e te dar dicas de como conseguir.

Como conseguir uma bolsa para graduação a distância?

A bolsa EAD é um auxílio oferecido por órgãos privados, públicos ou não governamentais e pode ser parcial ou integral. Existe diversas maneiras e oportunidades de cursar uma faculdade com bolsa, cada uma delas com suas regras e especificações. É importante você saber que muitas instituições de ensino superior oferecem diversos programas internos de benefícios para graduação a distância para os alunos que desejam cursar a primeira ou a segunda faculdade. 

Alguns exemplos de benefícios oferecidos, são as bolsas conforme a sua nota no ENEM, os descontos para quem está ingressando na segunda graduação, para quem trabalha em alguma empresa ou faz parte de algum órgão específico. Algumas universidade oferecem também provas de conhecimentos que visam premiar os melhores alunos com bolsas semestrais ou para o curso todo.

Outra alternativa é verificar sites exclusivos para quem procura bolsa de estudo EAD. Tratam-se de empresas que fazem parceria com as instituições e divulgam as oportunidades, em troca das comissões de alunos matriculados por meio de tais portais. São facilmente encontrados em uma pesquisa no Google. Apenas para citar alguns exemplos, existe o Quero Bolsa, o Mais Bolsas, entre outros. 

Veja agora mais detalhes para conseguir uma bolsa para estudar EAD, a partir de alguns meios. 

Conseguir uma boa nota no ENEM 

Você sabia que é possível conseguir bolsa de estudo para faculdade EAD com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Muitas faculdades privadas oferecem descontos em suas mensalidades conforme a nota que o aluno tirou no ENEM. Os benefícios oferecidos podem variar de 10% a 100% de desconto, para o primeiro semestre ou para o curso todo. 

Mas, atenção, para consegui-las o aluno precisa cumprir alguns requisitos como: ter feito a prova do ENEM a partir de uma data especificada pela instituição, geralmente você não pode ter zerado na redação e também é preciso ter obtido uma determinada pontuação mínima na prova. E assim, quanto maior a nota do ENEM, mais o desconto que o aluno consegue. Muito legal, não é mesmo?  

Em outras situações, para fornecer a bolsa, algumas faculdades pedem, ainda, que o aluno tenha cursado o ensino médio em escola pública e comprovação de renda. Os requisitos para conseguir o benefício variam de faculdade para faculdade e do curso escolhido, mas vale a pena pesquisar para conhecer suas oportunidades. 

bolsa de estudo ead

Procurar os programas municipais e estaduais de bolsas

Alguns estados e cidades disponibilizam bolsas e desconto nas mensalidades para os alunos que desejam cursar o ensino superior em uma instituição particular. As bolsas estaduais e municipais variam de acordo com o programa de cada região. Para se inscrever é preciso consultar o site da Secretaria de Educação de sua cidade ou de seu estado. As inscrições são feitas, geralmente, no início do semestre ou do ano letivo. 

Na maioria das vezes, as bolsas de estudo EAD, são concedidas sob um aproveitamento mínimo de frequência e rendimento do aluno nas aulas. Esses benefícios costumam cobrir despesas básicas como mensalidades, que vamos combinar, já é uma grande ajuda. O objetivo desses projetos é fomentar o desenvolvimento da região a partir da formação de profissionais qualificados. 

Para citar alguns exemplos, o Escola da Família é um dos programas de descontos mais conhecidos do estado de São Paulo. O programa funciona da seguinte maneira: o governo do estado de São Paulo oferece bolsa de descontos nas mensalidades, para ex-alunos de escolas públicas já matriculados no ensino superior. Os descontos podem variar de 50% a 100% nas faculdades conveniadas. 

Em contrapartida, o bolsista presta 16 horas semanais de trabalho voluntário em escolas estaduais. As horas de trabalho voluntário são divididas entre os sábados e domingos. O aluno bolsista deve produzir também, atividades educativas conforme a sua área de estudo. Ou seja: retornar para a comunidade o benefício que está recebendo. 

  Já no estado do Rio de Janeiro, o governo criou o Educafro-Rio (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes). A Educafro é uma organização não governamental criada com o objetivo de melhorar a vida de jovens carioca por meio da educação. 

Os inscritos no Educafro que desejam cursar uma faculdade ou universidade precisam comprovar renda familiar baixa, passar por reuniões de acolhimento e em seguida será oferecida uma carta de encaminhamento para concorrer a bolsa de estudo na faculdade escolhida. Os benefícios podem chegar a 100% de desconto.

Para saber se na sua cidade ou estado há bolsas de estudos ou de auxílio para você cursar o tão sonhado curso EAD, pesquise no site da Prefeitura e também no do Governo Estadual. Oportunidades interessantes podem ser perdidas apenas porque não nos informamos direito. Então, na dúvida, pergunte, pesquise e não deixe o sonho de se formar ficar para depois. 

O PROUNI tem bolsas para EAD?

Muitas pessoas não sabem, mas o Programa Universidade para Todos (ProUni) também oferece bolsas para graduação na modalidade EAD. Todo semestre o ProUni disponibiliza bolsas de estudo em instituições privadas do ensino superior com bolsas parciais (50%) ou totais (100%) na modalidade EAD. 

O curioso é que essas vagas não são preenchidas na primeira etapa do ProUni, e adivinha por que? Por por falta de interesse dos estudantes, que muitas vezes nem sabem da possibilidade de estudar a distância. Assim, elas passam para o processo de vagas remanescentes, tornando ainda mais fácil de você conseguir a sua bolsa pelo programa. 

É importante lembrar que os cursos EAD que participam do ProUni, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e passam por avaliações na grade curricular, instalações físicas e também qualificação de professores.

A seleção do ProUni para bolsas EAD seguem os mesmos requisitos do Prouni para cursos presenciais. O candidato deve ter feito a edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação. Assim, a seleção é feita a partir do desempenho no Enem. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir a bolsa.

O candidato também precisa ter estudado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola privada na condição de bolsista integral. É preciso também comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial de 50%, e renda familiar bruta de até um salário mínimo por pessoa para bolsa integral. Além disso, o candidato não pode já ter um diploma do ensino superior em faculdade ou em universidade particular. 

O candidato que deseja concorrer a bolsas EAD pelo ProUni, deve fazer a inscrição no site do Prouni. Fique atendo para não perder as datas de inscrição e data de matrículas na faculdade. As inscrições no ProUni ocorrem duas vezes por ano, a primeira no início e a segunda no meio do ano, e a disponibilidade de bolsas EAD e cursos varia conforme a oferta da faculdade e podem sofrer alterações a cada edição. 

 

Quais as bolsas oferecidas pelas universidades?

Cada instituição dispõe regras internas próprias. Veja alguns dos principais critérios utilizados para conceder bolsas. 

  • bolsa de natureza econômica: considera a renda do estudante ou da família, oferecendo descontos. A renda precisa ser comprovada por documentos; 
  • bolsa por desempenho: aqui é considerada a nota do Enem, do vestibular, ou até mesmo do próprio curso; 
  • bolsa por parentesco: opção direcionada a familiares de funcionários da faculdade, ou ainda para familiares de estudantes, como uma forma de atrair novos alunos; 
  • bolsa por potencial de desenvolvimento: parcerias que as instituições fazem com empresas e órgãos públicos, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. 

Algumas faculdades pedem trabalho voluntário dentro da própria instituição em troca da bolsa, outras solicitam excelência acadêmica e mínimo de faltas possível. Ou seja, existem diversos benefícios e ajuda para quem ninguém deixe de estudar. A bolsa indicação também é mais uma opção vantajosa pois, o aluno que indicou pode ganhar desconto, e o aluno que se matriculou também.

Na região de Pelotas, a Universidade Católica de Pelotas disponibiliza a bolsa ENEM, com descontos conforme a nota que o aluno conseguiu no exame do ensino médio. O desconto pode chegar até 100% para bolsa EAD e o aluno não precisa fazer vestibular. 

Para se candidatar a bolsa o aluno precisa conferir o edital e se inscrever na bolsa que melhor se encha. Lembre se, não depende de sorte conseguir bolsas de estudo a distância, mas sim de esforço e dedicação.

bolsa de estudo ead

 

Existem bolsas para servidores?

Sim! As bolsas para servidores são direcionadas para funcionários de empresa públicas terem a oportunidade de estudar e conseguir o diploma do ensino superior se tornando assim, especialista na área que atua. As regras e condições podem variar de região para região e acordos feitos entre empresa e faculdades ou empresa e funcionário. 

De modo geral para conseguir a bolsa para servidores, o candidato tem que ter concluído o ensino médio, não pode estar afastado do serviço e nem estar envolvido com nenhum processo administrativo contra a empresa empregadora. 

O candidato pode optar pela bolsa EAD ou a presencial, porém isso não significa que ele terá redução de carga horário no trabalho para realizar o curso, prova ou estágio obrigatório. A bolsa pode durar até o final do curso mas o estudante tem que manter o vínculo empregatício para mantê-la. Consulte no órgão em que você trabalha para saber mais detalhes.

  

Como me candidatar para conseguir uma bolsa? 

  Se você chegou até aqui, percebeu que é a participação no ENEM abre muitas portas para conseguir uma bolsa de estudos para estudar a distância. Isso porque o ENEM é um aliado do estudante. Mais que uma prova de conhecimentos oferecida pelo governo, ele abre portas para entrar em grandes faculdades e universidades. 

No entanto, para se candidatar a uma bolsa EAD, fique sempre atendo as datas de inscrições, aos horários e dias das provas. Tudo é válido e nenhum esforço é de mais para conquistar o sonhado diploma da graduação.

As bolsas EAD oferecidas podem variar de faculdade para faculdade, por isso é importante pesquisar nos noticiários, nos comunicados e nos editais que a faculdade que você escolheu para estudar disponibiliza. 

A maioria delas tem programas próprios e os descontos que são oferecidos internamente, por isso, não espere conseguir a bolsa de estudos para depois começar a estudar. Faça o vestibular, se matricule e fique sempre atento às oportunidades e facilidades que as faculdades e universidades disponibilizam. 

Então, existem sim muitas opções para você conseguir uma bolsa EAD e começar o tão sonhado curso universitário. O que você precisa é se informar tanto dentro da instituição, como também conhecer os programas governamentais oferecidos pelas prefeituras, governos estaduais e federais. Faça o ENEM, fique atento aos prazos de inscrição e boa sorte. 

Agora que você conhece todas as possibilidades de conseguir uma bolsa EAD e sabe das vantagens do estuda a distância, não deixe de conhecer as bolsas de estudo que a UCPEL disponibiliza. Entre no site e conheça. Quem sabe não é este o seu momento de começar a estudar?

 

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT