area contabil mercado de trabalho carreira salario

Está pensando em fazer faculdade de Ciências Contábeis, mas ainda tem dúvidas de se deve ou não investir na carreira de contador? Então você está você está no lugar certo. 

No post de hoje vamos tirar suas dúvidas sobre a profissão, áreas de atuação, salário e  trazer dicas de como se destacar no mercado de trabalho área contábil. Vamos lá?

O que é Contabilidade?

Contabilidade é a ciência da informação que mede, interpreta, recolhe e classifica dados financeiros de organizações e indivíduos.  Em outras palavras, contabilidade é o registro numérico, sistemático e abrangente das transações financeiras de um negócio ou pessoa. 

O que faz um profissional da área contábil?

O contador é responsável por coordenar, controlar, gerenciar, cuidar dos lucros, contas e despesas de empresas ou pessoas físicas por meio de registros. É o contador quem colhe informações, analisa os gastos e custos da empresa e interpretar o que eles querem dizer. 

Qual é a importância da área contábil no Mercado de trabalho?

Todas as empresas precisam de contadores. O contador é peça fundamental na tomada de qualquer decisão que envolva a posição patrimonial da empresa, como a diminuição de custos, necessidades da empresa com relação a aumento de capital, capacidade de mão de obra, aumento de receita etc. 

Qual perfil profissional o mercado contábil está buscando?

Um contador deve ter responsabilidade, ética, disciplina, organização, além de estar atento à legislação e claro, gostar de números. A soma de todas essas qualidades ajudam o profissional  a se destacar no mercado de trabalho área contábil. 

Grande conhecimento técnico

Todos nós sabemos que o conhecimento técnico é importante em qualquer profissão. 

No mercado de trabalho área contábil, por sua vez, o conhecimento técnico está ligado  à observação, técnicas que podem ser adquiridas por meio da formação, treinamentos ou através das experiências profissionais adquiridas no decorrer da carreira. 

Quanto mais você se dedicar a estudar e se especializar na carreira contábil, mais destaque você terá. 

Inglês fluente

Não é segredo que o mundo está cada vez mais globalizado, com isso em mente, o domínio do inglês é um diferencial entre os funcionários. Se você deseja se tornar um contador, coloque essa meta na sua lista de prioridades. Além de se destacar entre os demais você poderá conseguir melhores remunerações e até promoções. 

Perfil Multidisciplinar

Diferente do profissional super especializado, os profissionais multidisciplinares têm conhecimento e experiências acumuladas de várias cadeiras

O contador que é multidisciplinar tem o diferencial de enxergar o todo e conseguir resolver qualquer situação que lhe aparecer. Falaremos abaixo quais são as áreas de atuação no mercado de trabalho área contábil, entao ficara mais facil de entender como ter um perfil multidisciplinar na área contábil. 

Tino comercial e empresarial

O profissional formado em ciências contábeis pode trabalhar em escritórios, empresas ou até mesmo abrir seu próprio negócio. O tino comercial ou empresarial vai depender exclusivamente de você. 

Se você se sente uma pessoa empreendedora que gosta de arriscar e está disposta a dedicar- se exclusivamente a trabalho, pelo menos durante alguns anos da sua vida, aposte no seu tino empresarial. 

Agora, se você prefere dividir seu tempo entre família e carreira profissional, dedique-se a aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho da área contábil até se sentir confortável a investir em seu próprio negócio. 

Quais são as vantagens de atuar na área contábil?

Poderíamos citar centenas de vantagens para quem desejar atuar na área contábil, mas separamos apenas três. São elas: alta empregabilidade, visto que cada empresa é obrigada por lei a ter um contador.  Segundo o Jornal Contábil, ataxa de empregabilidade nesta profissão é muito alta (90%). 

Outra vantagem é que não existe preconceito com a idade na contabilidade, pois as empresas sempre se interessam por profissionais que prestem serviços de boa qualidade e que possuam boa experiência principalmente na área fiscal, custos, auditoria, etc.

Por fim, a profissão contábil tem mais de 30 especializações diferentes o que abre um leque de escolha de área e atuação conforme o dom de cada um. 

Quanto ganha um contador?

De acordo com o site Indeed.com, a bolsa auxílio dos estagiários de ciências contábeis está na média de R$ 1.231 por mês com a carga horária de 6 horas trabalhadas por dia. 

Já a faixa salarial no mercado de trabalho área contábil para um contador formado varia de acordo com a área de atuação e o porte da empresa. Em uma empresa de médio e grande porte, poderá começar ganhando em média de R$ 4.234,47, com uma carga horária de de trabalho de 43 horas semanais. 

Onde posso atuar com o curso da área contábil?

area contabil onde posso atuar com curso

O contador pode exercer uma série de atividades no mercado de trabalho da área contábil.  As principais são: 

  • Gerência financeira: o contador que optar pela gerência financeira irá trabalhar com as avaliações, análises, decisões e as estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração de recursos econômicos que visam potencializar os ganhos de uma empresa.
  • Controladoria: é a parte responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. O contador que optar pela controladoria, tem a função de otimizar a tomada de decisões, aumentar a transparência e fornecer informações eficazes e verdadeiras. 
  • Análise de tesouraria: aqui o contador organiza e analisa os trabalhos relacionados à tesouraria, ou seja, fluxo de caixa. Será responsável por atuar com faturamento e contas a pagar, conciliação, análise de clientes, classificações contábeis e fornecedores.
  • Auditoria: Nessa área, o contador fiscaliza o trabalho dos contadores e profissionais da área financeira. A auditoria serve pra ter certeza de que uma empresa não está desviando dinheiro, sonegando algum imposto ou ainda fazendo algum procedimento incorreto. 
  • Análise contábil e fiscal: na análise contábil e fiscal o contador se dedica a fazer  o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa, em outras palavras, um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização. 

Principais funções que os contadores podem desempenhar

  • Análise tributária: aqui o contador faz trabalho específico com levantamento de dados financeiros, contábeis e fiscais para enquadrá-la no melhor regime de tributação. 
  • Perícia contábil: o perito contábil é o profissional nomeado pelo juiz e tem a função de fazer laudos sobre um determinado caso, análise, conferência de documentos tributários e fiscais de forma que certifique se as informações são verdadeiras.
  • Auditoria contábil: é o processo de análise da situação financeira de uma empresa ou indivíduo. Aqui a função é atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão. 
  • Fiscalização: como o nome ja fiz, a  principal função do contador é a fiscalização de documentos e verificação de dados da empresa. Essa fiscalização é feita com base nos preceitos da legislação da profissão contábil. 
  • Atuarial (seguros): nessa área o contador é preparado para analisar e administrar riscos,  expectativas financeiros e econômicas. Pode atuar em Instituições Financeiras e Seguradoras; e precisa ter um amplo conhecimento em teorias,  aplicações matemáticas, estatística, econômica e probabilística.
  • Consultoria: o consultor é como um “médico” da empresa. É o consultor quem faz diagnósticos e processos da vida financeira e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, recomendar ações e identificar soluções.
  • Ensino: O contador pode trabalhar ensinando outros profissionais sobre vários assuntos da área, seja em universidades ou cursos técnicos. Uma mudança na lei, uma nova prática ou até mesmo no treinamento de novos funcionários dentro da  empresa.
  • Pesquisa: agora se você gosta de estudar e ensinar pode optar pela área de pesquisa na contabilidade. A pesquisa é uma área que vem crescendo cada vez mais na área contábil por meiode professores, mestres e doutores que se dedicam a estudar e passar seus conhecimentos. 

ATENÇÃO: para poder atuar na área das Ciências Contábeis, o profissional precisa passar no Exame de Suficiência da Classe Contábil, e estardevidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição

Quem deve fazer faculdade na área contábil? 

Para quem é indicado? Se você tem afinidade com números, gosta de trabalhar com escritório e é uma pessoa responsável, o curso de ciências contábeis é o ideal pra você. 

Qual o perfil do profissional? Como lemos acima, o contador precisa ter afinidade com números, ter responsabilidade, ser ético, disciplinado, e estar sempre atento às legislações que afetam a empresa. 

Como são os cursos da área contábil? 

A faculdade de Ciências Contábeis tem duração média de 4 anos e por ser feita no método presencial ou EAD. Após a faculdade você pode fazer uma pos-graduacão e se especializar na área que pretende atuar. 

Abordagens

O estudante de Ciências Contábeis terá disciplinas com bastante foco em matemática financeira, direito tributário, economia, controladoria e governança. É preciso gostar de cálculos, análises de dados e de informática.

Principais matérias

Administração Financeira, Análise de Investimentos, Contabilidade Avançada, Contabilidade e Orçamento Público, Contabilidade Tributária, Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais, Economia, Estatística, Instituições Financeiras e Mercado de Capitais, Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária, Noções de Atividades Atuariais, Perícia. 

Projeções para o Mercado de Trabalho da área contábil

O mercado de trabalho da área contábil é bastante promissor. Além do fato de todas as empresas serem obrigadas, por lei, a ter um contador, há uma maior consciência com relação à importância da contabilidade para a saúde financeira da empresa.

Assim, a área a tende a crescer cada vez mais, ainda mais após a crise do Covid_19 que gerou um sentimento de organização financeira tanto para as pessoas, quanto para as empresas. 

Algumas das áreas da contabilidade que estão em alta e devem permanecer nos próximos anos são:Auditoria contábil, Análise financeira, Assessoria, Consultoria, Contabilidade fiscal e societária, Contabilidade pública,Professor de Ciências Contábeis.

Dicas para atuar no mercado de contabilidade

area contabil dicas para atuar mercado de contabilidade

Desenvolva habilidades de comunicação e gestão de pessoas

Além da afinidade com os números, ter uma boa comunicação é fundamental. Procure criar e manter bons relacionamentos e comunicar-se bem para expressar suas ideias. 

Desenvolva habilidades para gerenciamento de crises

Durante o dia a dia da profissão contábil, você irá passar pelas mais diversas situações que poderão envolver clientes e patrões. Para lidar com elas da melhor maneira, mantenha sempre a calma e desenvolva suas habilidades de gerenciamento. 

Invista em cursos de especialização

Conhecimento nunca é demais, por isso nunca deixe de estudar. Procure sempre estar se atualizando das novas leis que regem o mercado contábil, pois isso irá te destacar entre os demais profissionais.  

Onde fazer faculdade da área contábil? 

Procure por faculdades reconhecidas pelo MEC e que tenha um corpo docente qualificado e metodologia atual. Uma ótima opção para quem precisa trabalhar e estudar é a modalidade de graduação à distância. Com ela, você terá aulas online que podem ser acessadas de um celular, tablet ou computador, nos horários que você tiver disponível.    

Escolher a contabilidade é uma excelente opção para quem busca um curso com facilidade para arrumar emprego e com boas oportunidades para o futuro. O salário também é um atrativo a mais, além do fato de você ter uma infinidade de áreas para escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil. 

E então, já se sentindo preparada para entrar no mercado de trabalho área contábil? Que tal investir agora nessa graduação tão promissora? Conheça o curso da Universidade Católica de Pelotas e matricule-se já. 

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT