Você já tomou a decisão de que quer prosseguir com os estudos e cursar uma graduação, mas está em dúvida entre Administração ou Ciências Contábeis?

Esse dilema é bastante comum entre candidatos a uma vaga no ensino superior, já que ambas profissões são voltadas para o universo corporativo e compartilham uma série de características. Por outro lado, o dia a dia do administrador e do contador é bastante distinto, portanto, é fundamental que você tome uma decisão consciente sobre qual carreira seguir.

Continue a leitura e conheça as diferenças e semelhanças entre Administração e Ciências Contábeis!

Área de conhecimento

Partindo de uma visão mais ampla, podemos citar como a primeira semelhança entre Administração e Ciências Contábeis a área de conhecimento em que esses cursos estão inseridos: Ciências Sociais Aplicadas. Nesse campo de conhecimento estão as carreiras que se dedicam a entender as necessidades da sociedade e traduzi-las em soluções.

Enquanto o administrador tem como foco gerenciar pessoas, recursos e processos em prol de uma organização, o contador tem como missão garantir a sustentabilidade econômico-financeira dessa organização. Já o objetivo da instituição é gerar algum bem ou serviço para as pessoas, ou seja, a sociedade.

Dica: saiba também a diferença entre Humanas e Exatas

Disciplinas

Analisando a matriz curricular para decidir entre Administração ou Ciências Contábeis, você perceberá que os dois cursos possuem algumas disciplinas semelhantes e outras nem tanto.

Contabilidade é uma matéria dentro do curso de Administração, assim como Administração é uma disciplina que consta na grade curricular de Ciências Contábeis, o que demonstra a interdisciplinaridade de conhecimentos.

As duas graduações compartilham disciplinas da área de Exatas, como Matemática Financeira, Gestão Financeira e Estatística, por exemplo. As demais matérias são bastante diversas, pois têm a ver com a finalidade de cada formação.

Objetivos da formação

A escolha entre Ciências Contábeis ou Administração tem muito a ver com o que você deseja para o seu futuro profissional. Portanto, é fundamental saber qual é o objetivo de cada curso.

Administração forma profissionais com visão global sobre todo o tipo de organizações, como empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais.

O profissional formado em Administração deve entender o funcionamento de uma empresa como um todo. Para tanto, tem uma formação multidisciplinar, que engloba contabilidade, finanças, gestão de pessoas, logística, marketing e compras, entre outros conhecimentos.

A faculdade de Ciências Contábeis, por sua vez, forma profissionais focados em apenas uma das áreas que formam uma empresa: a contabilidade. Nesse setor, o profissional é responsável por garantir a saúde econômico-financeira da organização, por isso, lida com entradas e saídas de dinheiro e seus impactos presentes e futuros na empresa.

É importante saber, também, que Administração e Ciências Contábeis têm a mesma duração: quatro anos.

Salário

Tanto os estudantes de Administração quanto os de Ciências Contábeis encontram excelentes oportunidades de estágio e emprego antes mesmo de concluírem a graduação.

Essa facilidade se deve ao fato de que toda empresa, independentemente do porte ou segmento de mercado, necessita de profissionais de ambas áreas. Todavia, a pergunta “Administração ou Ciências Contábeis, qual ganha mais?” é bastante comum.

Para esclarecer sua dúvida, segundo o site Love Mondays, a média salarial de um administrador é de R$ 2.747,00. Já o salário médio de um contador é de R$ 7.562,00, de acordo com a mesma plataforma.

Perspectivas de carreira

Embora a diferença salarial apresentada possa levar você a pensar que fazer Ciências Contábeis é melhor do que Administração, é válido saber que as perspectivas de carreira variam bastante e dependem unicamente de quais objetivos você tem para o seu futuro profissional.

Tanto Administração quanto Ciências Contábeis permitem a abertura de um negócio próprio ou a ascensão a cargos de diretoria, como CEO (Chief Executive Officer) e CFO (Chief Financial Officer), por exemplo.

Tudo o que você tem a fazer para se dar bem em qualquer uma das duas carreiras é investir em qualificação profissional, fazendo uma graduação e também uma pós-graduação.

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead ucpel

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT