Estudar EAD? Conheça as formas de ingresso para começar sua graduação!

Postado em 29 de mai de 2023
Loading...

A educação a distância (EAD) tem ganhado cada vez mais popularidade como uma modalidade de ensino flexível e acessível.

Afinal, com o avanço da tecnologia e a expansão da internet, tornou-se possível adquirir conhecimento e obter qualificação profissional sem sair de casa. 

Se você está interessado em explorar essa oportunidade de aprendizado, é importante conhecer as diferentes formas de ingresso que uma graduação EAD oferece.

Diferente das faculdades presenciais, os cursos a distância contam com uma diversidade maior de opções de ingresso, facilitando o acesso ao ensino superior. 

Neste texto, iremos explorar algumas das principais alternativas de ingresso que você pode considerar para iniciar seus estudos EAD. Escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos. Vamos lá?

Aqui você vai conferir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como funciona uma graduação EAD

Uma graduação EAD é um formato de curso de ensino superior que permite que os estudantes obtenham um diploma universitário sem a necessidade de frequentar as aulas presencialmente.

Esse modelo de educação oferece flexibilidade e autonomia aos alunos, permitindo que eles estudem no seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo.

O funcionamento de uma graduação EAD é baseado no uso de tecnologias de comunicação e informação, como a internet, para disponibilizar aulas, materiais de estudo, interações entre alunos e professores, avaliações e outras atividades acadêmicas.

Os cursos são estruturados em módulos ou disciplinas, que podem ser acessados por meio de plataformas virtuais de aprendizagem.

Nessas plataformas, os alunos têm acesso a materiais didáticos, como textos, vídeos, áudios e exercícios, que são disponibilizados pelos professores. 

Além disso, é comum que sejam promovidos fóruns de discussão, chats e videoconferências, permitindo a interação entre os alunos e o contato com os professores para tirar dúvidas e discutir os conteúdos abordados.

Contudo, é importante ressaltar que no EAD as avaliações são realizadas de forma presencial, nos polos de apoio da universidade. Mas fique tranquilo, esses encontros presenciais para avaliações ocorrem em média uma vez por mês. 

As graduações EAD são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e têm a mesma validade e qualidade que os cursos presenciais.

Os diplomas obtidos em cursos EAD têm a mesma validade legal e podem ser utilizados para fins profissionais, como concursos públicos e seleções de emprego.

🔵 Leia mais: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

Formas de ingresso para o EAD

Agora que você já sabe mais sobre como funciona um curso EAD, confira as principais formas de ingresso para iniciar uma graduação nessa modalidade:

1. Vestibular agendado

O vestibular é a forma mais tradicional de entrada em qualquer universidade. Ele consiste em uma prova de conhecimentos gerais sobre o que é aprendido no ensino médio.

No vestibular agendado, é você quem define o melhor dia e horário para realizar a prova. Dessa maneira, não é necessário mexer na sua agenda pessoal e você se sente mais confiante para garantir sua entrada no ensino superior.

Nos cursos EAD, o vestibular pode ser feito de forma presencial ou online, dependendo da instituição de ensino. No formato online, a prova é realizada dentro da plataforma digital da instituição. 

2. Nota do Enem

Você sabia que quem fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 em diante pode ingressar em uma graduação EAD sem fazer vestibular? É isso mesmo! Diversas instituições de ensino oferecem essa possibilidade. 

Muitas universidades que contam com cursos EAD permitem que os estudantes utilizem sua nota do Enem como alternativa de ingresso. Para isso, é essencial que o estudante tenha alcançado uma nota mínima, que é definida por cada instituição. 

Aqueles estudantes que obtiveram as melhores notas no Enem são classificados e podem realizar a matrícula.

3. Redação online

Outra opção de ingresso comum nos cursos EAD é a redação online. Nesse formato, os estudantes devem produzir uma redação sobre um tema definido pela instituição de ensino. 

A redação é realizada online, através da plataforma da universidade, tendo um tempo definido de produção e entrega. 

Os alunos que obtiverem as melhores notas na redação se classificam e podem começar o processo de matrícula.

4. Segunda graduação

Quem já possui um diploma de ensino superior e quer melhorar sua empregabilidade com uma segunda graduação também tem a opção de ingressar no EAD como portador de diploma.

Nesta modalidade de processo seletivo, você só precisa levar seu diploma, o boletim de notas e o ementário das disciplinas cursadas na primeira graduação para ingressar.

Além de ser dispensado de fazer o vestibular, você pode solicitar o aproveitamento de disciplinas e terminar sua segunda graduação mais rápido!

5. Transferência

Já está cursando uma graduação, mas não se adaptou à universidade ou ao curso que está fazendo? Tudo bem, você pode solicitar sua transferência para outra instituição de ensino. Você pode, inclusive, mudar do presencial para o EAD sem complicações!

É só procurar a instituição de ensino para a qual você deseja transferir seu curso e apresentar seu histórico acadêmico com as disciplinas cursadas e um comprovante de quitação das mensalidades.

A coordenação do novo curso vai avaliar o aproveitamento de disciplinas e, após aprovação do processo de transferência, é só começar o seu curso!

6. Prouni

Você sabia que é possível estudar EAD utilizando o Programa Universidade para Todos (Prouni)?

Para concorrer a uma bolsa do Prouni em um curso EAD, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pelo programa, como ter realizado Enem mais recente e alcançado uma pontuação mínima estabelecida.

Além disso, é preciso ter renda familiar per capita dentro dos limites determinados pelo programa.

Os estudantes que são contemplados com a bolsa do Prouni para um curso EAD têm direito à isenção integral ou parcial das mensalidades, de acordo com o tipo de bolsa obtida. Dessa forma, é possível obter uma formação de nível superior por meio do EAD com um apoio financeiro do governo.

Ao ser selecionado pelo Prouni, o estudante deve seguir os procedimentos indicados pelo programa e pela instituição de ensino para a efetivação da matrícula no curso EAD.

É importante ressaltar que as instituições de ensino participantes do Prouni têm autonomia para definir a oferta de vagas em cursos EAD, portanto, é necessário consultar as informações específicas de cada instituição para conhecer as opções disponíveis.

O que é preciso para começar um curso EAD

Para começar sua faculdade EAD, são necessários alguns requisitos básicos. Aqui estão os principais passos:

  • Documentos de conclusão do ensino médio: para ingressar em um curso de Ensino Superior, você precisará apresentar documentos que comprovem a conclusão do ensino médio. Isso pode incluir o certificado de conclusão, histórico escolar ou diploma de ensino médio.

  • Documentos de identificação: será necessário fornecer documentos de identificação pessoal, como RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Esses documentos são essenciais para a sua matrícula e para comprovar sua identidade junto à instituição de ensino.

  • Recursos tecnológicos: para participar de um curso EAD, você precisará de recursos tecnológicos adequados. Os principais são:

    Computador ou dispositivo: você precisará de um computador (desktop ou laptop) ou dispositivo móvel (tablet, smartphone) com acesso à internet para acessar a plataforma de estudos, assistir a aulas online, realizar atividades e interagir com colegas e professores.

    Conexão à internet: é necessário ter uma conexão à internet estável e com velocidade adequada para acessar os materiais do curso, assistir a aulas em vídeo, participar de atividades online e enviar trabalhos.

Além desses documentos e recursos tecnológicos, é essencial ter disciplina, organização e comprometimento para gerenciar seu tempo de estudo e cumprir os prazos estabelecidos pelo curso. 

Aproveite os recursos de suporte oferecidos pela instituição de ensino, como tutoriais online, fóruns de discussão e suporte técnico, para garantir que você esteja preparado e tenha uma experiência de aprendizagem bem-sucedida no seu curso EAD.

Como escolher uma faculdade EAD

Instituições de ensino para começar a estudar EAD

Ao longo deste artigo, você deve ter percebido que é simples ingressar em um curso EAD. Sua dúvida agora deve ser em relação à instituição de ensino. Com tantas opções no mercado, qual escolher?

Abaixo, trazemos uma lista de instituições reconhecidas para você dar início a sua graduação a distância, muitas delas, inclusive, oferecem opções de bolsas de estudos. Confira:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!